Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor B e 3B - Reparação de Bomba de óleo

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Motor B e 3B - Reparação de Bomba de óleo

« em: Junho 23, 2007 by FUNCRUISER

Bomba de óleo Motor B (1ª e 2ª geração) e motor 3B

Como todos sabem, um dos grandes problemas nos nossos BJs é a precisão de leitura dos valores
    correctos da pressão de óleo e temperatura.

A primeira fase devemos passar pela instalação de um manómetro de pressão de óleo, suplementar.
    Pessoalmente sou adepto dos manómetros mecânicos (ligados através de um tubo ao bloco do motor),
    muito mais precisos e fiáveis, de preferência de 0 a 7kg, pois as valvulas de segurança não
    deixam ultrapassar os 6kg. (se tudo estiver a funcionar correctamente)
    Existem várias opções desde, sem iluminação, a 7 ou 8€ (dos balões de pressão de água, por ex... rs rs .. eu
    uso no meu BJ), aos mesmo indicados para automóvel entre 60 a 80€ e os eléctricos, entre 30 a 40€, mais o sensor.
    Pressões de referência: (com óleo 15W40)
    Motor frio, ao relantim ..... 5 a 6kg (quando metemos a funcionar de manhã)
    Em aceleração nunca passará dos 6kg pois as válvulas de segurança disparam..
    Motor Quente 85-90 graus:
    Relantim ...... 1 a 1.5kg
    Em aceleração, tipo.. 4ª velocidade, 90km/h .... 3 a 4kg.
    Se os valores forem muito diferentes destes, será aconselhavel reparar a bomba de óleo.
    Como fazer:

Não é facil para os colegas menos habilitados, mas também não é muito díficil..

A bomba de óleo encontra-se alojada dentro da tampa interior de alumínio onde está a distribuição.
    A primeira fase será retirar a tampa exterior da distribuição (na frente do motor), depois retirar
    todos os carretos da distribuição, e finalmente retirar a tampa interior onde está alojada a bomba de óleo
    Na montagem, atenção ás marcas dos carretos e bomba injectora para deixar o motor devidamente comandado..
    Nas fotos podem ver os pontos normalmente gripados. Qualquer pequeno risco é sinal de perda de pressão.
    Os 2 carrectos.... só há uma solução, meter novos..(cerca de 120€). A tampa dos carrectos pode ser faciada.
    Fica como nova! O corpo de alumínio, onde estão alojados os carrectos, é que é mais complicado. Custa cerca
    de 450€ e não é fácil rectificar, mas com os carrectos novos e a tampa rectificada já fica a 95%.. muito bom.
    Na lateral da tampa de alumínio existe uma válvula de segurança (composta por um êmbolo e uma mola) que
    deve ser retirada e limpa, e verificar se não está presa.... (no corpo de alumínio do filtro de óleo existe
    outra válvula igual, para o caso do filtro entupir...)
    No carter existe o chupador da bomba que por vezes também fica obstruído com impurezas, e por vezes deformado
    quando o carter apanhou alguma pancada..
    Com a pressão de óleo não se brinca, pode estar em causa a vida da nossa máquina diabólica..

http://forum2009.clubeflc.com/index....ic,2508.0.html

CONTEM FOTOS

cumprimentos

Re: Reparação de Bomba de óleo - motor B e 3B

Boa noite.
    Caro Lenhador será que lhe é possível disponibilizar as fotos novamente? Não dá para aceder ao link que está no tópico
    Cumprimentos

Comment

acho que o link das fotos é este...http://forum2009.clubeflc.com/index....ic,2508.0.html

de qualquer forma se tambem nao der, vai ao forum antigo ( de bk ) e ve na mecanica- motores- pag 9.

esta la o topico da reparação. [] [] []

Comment

[quote author=Paulobj link=topic=2142.msg48048#msg48048 date=1332110802]
        Boa noite.
        Caro Lenhador será que lhe é possível disponibilizar as fotos novamente? Não dá para aceder ao link que está no tópico
        Cumprimentos
        [/quote]

Bem vindo

Bota aí a apresentação ao pessoal, tua e da maquina

MD TT
        $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Já corrigi o link. De qualquer modo aqui o tens:

abraço corrector
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=2142.msg27260#msg27260 date=1305476593]
            Bomba de óleo Motor B (1ª e 2ª geração) e motor 3B

Como todos sabem, um dos grandes problemas nos nossos BJs é a precisão de leitura dos valores
            correctos da pressão de óleo e temperatura.

A primeira fase devemos passar pela instalação de um manómetro de pressão de óleo, suplementar.
            Pessoalmente sou adepto dos manómetros mecânicos (ligados através de um tubo ao bloco do motor),
            muito mais precisos e fiáveis, de preferência de 0 a 7kg, pois as valvulas de segurança não
            deixam ultrapassar os 6kg. (se tudo estiver a funcionar correctamente)
            Existem várias opções desde, sem iluminação, a 7 ou 8€ (dos balões de pressão de água, por ex... rs rs .. eu
            uso no meu BJ), aos mesmo indicados para automóvel entre 60 a 80€ e os eléctricos, entre 30 a 40€, mais o sensor.
            Pressões de referência: (com óleo 15W40)
            Motor frio, ao relantim ..... 5 a 6kg (quando metemos a funcionar de manhã)
            Em aceleração nunca passará dos 6kg pois as válvulas de segurança disparam..
            Motor Quente 85-90 graus:
            Relantim ...... 1 a 1.5kg
            Em aceleração, tipo.. 4ª velocidade, 90km/h .... 3 a 4kg.
            Se os valores forem muito diferentes destes, será aconselhavel reparar a bomba de óleo.
            Como fazer:

Não é facil para os colegas menos habilitados, mas também não é muito díficil..

A bomba de óleo encontra-se alojada dentro da tampa interior de alumínio onde está a distribuição.
            A primeira fase será retirar a tampa exterior da distribuição (na frente do motor), depois retirar
            todos os carretos da distribuição, e finalmente retirar a tampa interior onde está alojada a bomba de óleo
            Na montagem, atenção ás marcas dos carretos e bomba injectora para deixar o motor devidamente comandado..
            Nas fotos podem ver os pontos normalmente gripados. Qualquer pequeno risco é sinal de perda de pressão.
            Os 2 carrectos.... só há uma solução, meter novos..(cerca de 120€). A tampa dos carrectos pode ser faciada.
            Fica como nova! O corpo de alumínio, onde estão alojados os carrectos, é que é mais complicado. Custa cerca
            de 450€ e não é fácil rectificar, mas com os carrectos novos e a tampa rectificada já fica a 95%.. muito bom.
            Na lateral da tampa de alumínio existe uma válvula de segurança (composta por um êmbolo e uma mola) que
            deve ser retirada e limpa, e verificar se não está presa.... (no corpo de alumínio do filtro de óleo existe
            outra válvula igual, para o caso do filtro entupir...)
            No carter existe o chupador da bomba que por vezes também fica obstruído com impurezas, e por vezes deformado
            quando o carter apanhou alguma pancada..
            Com a pressão de óleo não se brinca, pode estar em causa a vida da nossa máquina diabólica..

CONTEM FOTOS

cumprimentos
            [/quote]

Boa noite;

Estou em vias de ter que reparar a bomba de óleo do meu BJ 40 c/motor 3B. Ainda estou na fase de efetuar a medição da pressão, antes de efetuar outra coisa, mas com o azar que normalmente me persegue, o mais certo é ter mesmo que reparar. O BJ está num mecânico meu amigo, mas o forte dele são BMWs e não Toyotas e por isso tenho que o ajudar através do forum pois como já se aperceberam também percebo muito pouco de mecânica seja ela de que marca for.

Assim, e tendo em conta o que o Doutor Marco Samir "Lenhador" escreveu, a bomba de óleo fica por trás da distribuição do motor, ou seja, para lá chegar, o melhor será desmontar a frente do BJ, tirar o radiador, a ventoinha e polis, desapertar a tampa frontal e trabalhar a partir daí. Esclareçam-me caso esteja errado. Depois fazer tudo aquilo que está descrito na exposição do Marco e rezar para que o corpo onde estão alojados os carretos esteja em condições, caso contrário será uma carga de trabalhos e de €€€€€€€.

Agradecia que me informassem onde poderei adquirir os carretos e restante material que venha a ser necessário para efetuar a referida reparação. Agradecia ainda que postassem algumas fotos do assunto, caso possível, para que eu as possa mostrar ao meu amigo.

Obrigado.

Abraço bombista
            Francisco Dias

Comment

Bom dia caros aficionados dos Toys;

Desculpem-me qualquer coisinha, mas como já perceberam eu não sou um expert em mecânica e o mecânico que me está a reparar o BJ é mais entendido em BMWs do que em Toyotas e por isso tenho que lhe ir dando umas dicas, que como é óbvio, venho beber ao forum, fruto da sabedoria de vários Doutores em experiência com estes veículos.

Assim, na eminência de ter que reparar a bomba de óleo para ir à procura dos tais 2Kg/cm2 de pressão, ao relanti e a quente, necessários para um dia a dia tranquilo do motor 3B e turbo, solicito alguma informação/auxilio neste domínio.

Para efeitos de desmontagem da bomba de óleo e atento ao que tenho lido no fórum julgo que a melhor maneira de o fazer será:

1 - Retirar a grelha frontal, o radiador de água, a ventoinha e as polis.

2 - Retirar a tampa frontal do motor onde encostam os carretos da bomba (convém ser retificada antes da posterior montagem).

3 - Retirar os carretos que deverão ser substituídos por novos (agradecia que me dissessem onde poderei adquirir e, se possível, uma estimativa do respetivo preço).

4 - Retirar o corpo em alumínio da bomba, rezando para que esteja em perfeitas condições. Caso não se verifique esta condição como poderei resolver esta situação? Há alguma coisa que lhe possa fazer para minimizar os seus efeitos perversos ou a solução é comprar novo? Caso seja esta solução, onde posso adquirir e estimativa de preço.

5 - Retirar o filtro que se encontra dentro do cárter e proceder à sua cuidada limpeza para que não dificulte a entrada do óleo para a bomba.

6 - Voltar a montar tudo aproveitando nesta fase para incluir na frente do BJ, entre o radiador de água e a grelha, um intercooler e um radiador de óleo externo.

Agradecia aos entendidos nesta área que me informassem se está correta ou incorreta esta metodologia e se falta alguma coisa que me tenha esquecido.

Obrigado desde já pela ajuda que queiram dispensar-me.

Abraço bombista
              Francisco Dias

Comment

tá tudo correcto assim de repente....

caretos novos na toyota, já custaram na casa dos 150 euros agora se nao me engano andam quase no dobro, mas claro

na melhor que ligar e pedir o preço. em relaçao ha tampa da bomba esta é faciada e fica nova, em relaçao ha tampa onde

levam os carectos, rezar que esteje boa, isso novo custa uma pequena fortuna, nao sei ao certo valores mas dá para quase

comprar um motor. já ouvi que fazem reparações retificaçoes nesse sentido mas nao confirmo, nunca o vi ao vivo.

em caso da sua estar cansada, melhor prcurar uma boa usada, esta é a minha opiniao, pode existir algum torneiro

dos bons que tenha alguma soluçao....existem artistas fantasticos....as tolerâncias mecânicas da bomba sao de décimas

mas como disse existem artistas ........

na minha opiniao, mesmo que a tampa que leva os carecto esteje mais ou menos, com os carectos novos, e a tampa retificada

faciada etc, já fica muito bom, sendo que parte da pressao que é preciso vem dos bons componentes da cambota.....

é fundamental para melhor pressao de oleo reparar ou substituir todos os componentes de desgaste associados a cambota...

vai trazer uma melhoria de mais de 90% bomba e cambota....

quanto ao resto está no bom caminho...

força e um abraço

Comment

Boa noite e obrigado Marco;

Pode ser que um dia nos encontremos para beber umas jolas.

Abraço agradecido
                  Francisco Dias

Comment

Re: Motor B e 3B - Reparação de Bomba de óleo

[quote author=Francisco Dias link=topic=34995.msg115305#msg115305 date=1425596486]
                    Boa noite e obrigado Marco;

Pode ser que um dia nos encontremos para beber umas jolas.

Abraço agradecido
                    [/quote]

nada manda sempre

[]

Comment

A trabalhar...
                    X