Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

DIY - J9 - Substituição de amortecedores originais

Colapsar
Este é um tópico inamovível.
X
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

DIY - J9 - Substituição de amortecedores originais

Aqui vai uma reportagem de como substituir os amortecedores originais de um KZJ90 ou 95!!!!

AMORTECEDORES DA FRENTE

Amortecedor espigão/olhal

1º soltar porcas que seguram apoio do amortecedor no topo da torre!

2º Soltar parafuso que segura o amortecedor ao triângulo (olhal) da suspensão

3º Soltar barra de torção!

4º Retirar conjunto amortecedor/mola fora. Usar prensas para apertar a mola!

5º Soltar a porca que prende o amortecedor do apoio superior da mola. (o apoio inferior da mola faz parte do amortecedor)

6º Retirada a mola, comparar o amortecedor novo com o original (não vá haver algum erro), tanto aberto como fechado.

7º Colocar a mola e prender o prato de apoio superior que segura a mola de modo a ficar alinhado como estava no amortecedor original.

8º Apertar porca do prato superior!

9º Soltar a mola desapertando as prensas!

10º Colocar no sítio. Apertar parafusos que seguram o amortecedor á torre.

11º Com o macaco hidraulico, levantar o triângulo e apertar a barra de torção!

12º Apertar o parafuso que prende o amortecedor ao triângulo

PROCEDER DE IGUAL MODO PARA O OUTRO AMORTECEDOR!!!

NÃO ESQUECER DE USAR PREGUIÇAS PARA ESCORAR O VEÍcuLO. NUNCA MANTER O CARRO ELEVADO E TRABALHAR DEBAIXO DELE APENAS COM UM MACACO HIDRAULICO A SUPORTAR A VIATURA!!!!

Re: J9 - Substituição de amortecedores originais

AMORTECEDORES TRASEIROS

Por incrível que pareça, deu mais trabalho retirar os amortecedores traseiros que os dianteiros!!!!! Deve ser falta de jeito.

Amortecedores são espigão/olhal

1º Soltar parafuso que aperta a parte inferior do amortecedor da ponte (diferencial)

2º Prender o topo do amortecedor com uma chave de canalização (o amortecedor vai teimar em rodar ;D ;D )

3º desapertar o freio (porca) que prende o espigão do topo do amortecedor. Fica por cima do prato onde encaixa o espigão. Demora um pouco, pois o acesso é dificil e a rosca do espigão é comprida.

4º Sacado o amortecedor, compará-lo com o original, tanto aberto como fechado.

5º Eu troquei as borrachas do olhal do amortecedor novo, pelas de origem Toyota (amortecedores de origem)

6º Apertar o freio (porca) que prende o topo do amortecedor ao prato de apoio no chassi

7º Apertar parafuso que prende a parte inferior do amortecedor da ponte (diferencial)

PROCEDER DE IGUAL MODO PARA O OUTRO AMORTECEDOR!!!

NÃO ESQUECER DE USAR PREGUIÇAS PARA ESCORAR O VEÍCULO. NESTE CASO, AO TER UM POÇO, NÃO É NECESSÁRIO LEVANTAR O CARRO!!!!! NUNCA MANTER O CARRO ELEVADO E TRABALHAR DEBAIXO DELE APENAS COM UM MACACO HIDRAULICO A SUPORTA A VIATURA!!!!

Comment

author=netcruiser « em: 21 Janeiro 2007, 17:10:27 »

Já agora um grande obrigado ao companheiro andry pela disponibilidade e ajuda!!!!!

Grande abraço

Comment

Tópico trancado. A discussão segue aqui: http://www.forumlandcruiser.com/flc2...33.msg63#msg63

Comment

author=tmendes « Responder #3 em: 21 Janeiro 2007, 18:08:36 »

Espectacular explicação

Estão os 2 de parabéns....

Agora já com experiência podem sempre vir a dar jeito!! eheheh

Comment

author=jbernardo « em: 24 Fevereiro 2007, 14:06:06 »

Olá pessoal
            Preciso de um conselho, tenho um KZJ95 e estou com ideia de trocar amortecedores , mas não tenho grande noção de marcas e tipo de comportamento
            Utilizo o carro no dia a dia e faço uns passeio turisticos ao fim de semana e uns road books, queria um amortecedor fiavel tal como o carro.
            Tenho também duvida: se a substituição da mola é importante.
            Conto com a vossa opinião
            Um abraço

Comment

author=jonh catita « em: 24 Fevereiro 2007, 15:13:06 »

Boas
              Para mim Old Man Emu, o jipe manten-se estavel quer em estrada ou no monte e molas tambem as da OME.
              AbraçosTT
              8)

Comment

author=GM « em: 24 Fevereiro 2007, 16:03:29 »

Olá jbernardo!
                Marcas de amortecedores são como as cerejas!!! Há muitas!!! ;D ;D
                Olha...eu troquei os meus amortecedores em Julho2006 (+-) e comprei Bilstein!
                São uns amortecedores excelentes, mas pelo preço deles, compras amortecedores e molas de outras marcas!!! ;D
                Falo por exemplo da Old Man Emu (o preço vs qualidade é bom) e é uma marca muito comercializada!
                No que diz respeito às molas, se o teu KJZ95 não foi sujeito a grandes aventuras, creio que devem estar boas!
                Se realmente estiverem boas, não troques, a não ser que queiras mesmo trocar! ??? ???
                Podes ter o objectivo de levantar mais o TYT!! Aí sim, troca!! Caso contrário é deitar dinheiro fora!!!
                Posso-te dizer que gastas nas boa enter 500-600€ só em amortecedores. Com molas desves ir para os 1000€. Com sorte a mão de obra está incluída no preço.
                Procura bem antes de comprar!!!
                Deixo-te aqui algumas marcas (para além das duas já referidas):
                - Dobinson;
                - Pro Comp;
                - Koni;
                - Rancho;
                - há muitas....
                Abraço amortecidos!!!
                GM

Comment

author=netcruiser « em: 24 Fevereiro 2007, 20:45:28 »

Bom, como optei por não levantar o carro em altura, coloquei uns amortecedores japoneses a gás, da marca KAYABA, iguais aos de origem.

Se o que pretendes é levantar a altura ao veículo, opta pelo Kit completo da Old Man Emu!!! Molas e amortecedores.

Pelo que julgo saber, é a única marca que faz kits especificos para cada carro. Ou seja, não adaptam amortecedores de uns carros e molas que servem nos outros. O kit (Molas e amortecedores) é estudado e fabricado para o veículo em questão!
                  A ser verdade isto, julgo ser a melhor opção!!

Mas venham os carolas e corrijam-me!

abraço amortecido

Comment

author=GM « em: 24 Fevereiro 2007, 22:24:54 »

Acho que foi uma boa opção!!
                    Quanto deste pelos amortecedores?
                    Eu ja tou servido!
                    Creio que as marcas de amortecedores fazem as peças a pensar em todos os veículos no mercado!
                    Quanto às molas creio que há várias opções, depende se queres o carro muito ou pouco duro, a aguentar muito ou pouco peso...etc! Podes mesmo ter um amortecedor de uma marca e molas de outra.

Espero que faças bom uso do teu TOY!
                    AbraçoTT!
                    GM

Comment

A trabalhar...
                    X