Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Alterar motor VM para 3B - BJ73

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Alterar motor VM para 3B - BJ73

Boas,
    gostava que me ajudassem a melhorar o meu bj 73.
    Adquiri agora que um com o motor VM e gostaria de lá por outro motor e pensei no 3b para aplicar é preciso muita ALTERAÇÕES?
    obrigado

Re: motor 3b aplicação

eu acho que isso ficava bem era com um B8 oB3 é muito fraquinho

Comment

Que motor é esse B8 ?

Comment

[quote author=Bruno.se link=topic=30840.msg37667#msg37667 date=1317669968]
        Que motor é esse B8 ?
        [/quote]

[smile rir-se] [smile rir-se] B8=V8

É o AC armado em murcon! [smile rir-se] [smile rir-se]

abraço em V
        SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Olá,

Eu sei que é possível, inclusivamente o membro LENHADOR já o fez e sem grandes alterações; só não sei se era VM4 ou 5...

Abraço,
          André Ferreira
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas,Para aplicar um motor da seri B, tera que arranjar uma cloche de um motor B (vem nos bj40, nos bj73 com motor 3b etc etc) que é de aplicaçao directa na caixa de velocidades do VM e no motor 3B.
            Depois é preciso trocar o veio primário da caixa de velocidades por um compativel com os seri B. (o seu é mt diferente mais curto e com menos estrias)
            Se bem me lembro é possivel aplicar esse motor sem mexer nos apoios originais.
            Terá que rever parte da instalaçao electrica (por ex. o motor de arranque é do lado oposto, o conta rotaçoes no VM é uma sonda ao volante do motor, no 3b sera provavelmente no alternador etc etc etc)
            Ha outra soluçao na parte das cloches, mas nao aconcelho... arranjar uma cloche de uma carrinha BU30 (toyota dyna) que é em aluminio e bem mais curta que a do VM e do 3B, é tb de aplicaçao directa a caixa e ao motor 3B. Com essa cloche teria que encortar (cortar) um pouco o veio primário original da caixa (VM) e usar o disco de embraiagem do VM. Ai vai ter que rever os apoios do motor no xassi, pois o motor ira recuar bastante, ficando juntinho ao corta fogo da carroceria.

Abraço alterado hehe

Comment

Ó Filipe, de facto no meu 73 também me preceu que o motor B não ia caber no corta-fogo mas olha que o Samir usou a cloche da BU30 e cortou o veio como dizes e bateu certinho, sem mexer nos apoios de motor do chassis...
              "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=axf link=topic=30840.msg37686#msg37686 date=1317682424]
                Ó Filipe, de facto no meu 73 também me preceu que o motor B não ia caber no corta-fogo mas olha que o Samir usou a cloche da BU30 e cortou o veio como dizes e bateu certinho, sem mexer nos apoios de motor do chassis...
                [/quote]

Sim tens razao...mas isso foi feito no BJ40 "laranja mecanica" e nao no 73 []
                Mas, eu no meu 73 tb fiz com a cloche da BU30 para aplicar o 11B
                Mas na altura antes de começar a aplicaçao cortei logo os apoios de origem, e limpei o xassi... dai nao ter a certesa se bate logo certo com a cloche curta ou com a da seri B 3B no 73... mas sim penso que tens razao, com a cloche curta BU30 os apoios batem certo!!

Comment

Boas, montei um 3b num bj73 vm, usei e ecloge bu30 e nao mexi nos apoios do motor, os que estao soldados ao chaci... é tirar vm e por 3b....

claro dentro do tirar e do por existem reparos a fazer....mas basicamente o Filipe ja deu a explicaçao... []

cumprimentos

Comment

boas lenhador
                    visto que ja mudas te o motor podes dizer se as prestaçoes ficaram melhores ou piores?
                    eu se usar essa ecolge da bu30 na parte da caixa é so tirar o vm e por o outro sem mecher em mais
                    nada a naao ser a parte electrica?
                    da uma opiniao do que achas que eu faça...
                    abraço land cruiser

Comment

A trabalhar...
                    X