Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor EDIC - J7

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Motor EDIC - J7

Boa noite,

Preciso da ajuda do pessoal que tenha motor 3B nas suas máquinas (ou de quem saiba):

Transplantei um motor 3B de um BJ73 para o meu BJ40, mas o motor tem um motor EDIC para corte do gasol quando se desliga a chave, só que não sei como é feita a ligação eléctrica, e como percebo muito disto foi um tal desligar e desmontar e agora para colcocar a trabalhar... [:'(] [:'(]

Pelo que investiguei este motor além de se ligar à ignição, tasmbém teria um sensor que liga na bomba de óleo, se tiver pouca pressão de óleo desliga o motor.

Mas a minha ideia era conseguir que ele trabalhe apenas com a ignição, será preciso um rele de combustível?

Se alguém souber ou tiver fotografias de como está feita a ligação do seu, agradeço.

É o principal que me falta resolver para o jipe ficar a andar. [>] [>]

Re: Motor Edic

Esse motor tem um relé que o faz controlar e tem de ser ligado, e sim tem ligado também um sensor de pressão de oleo, mas que pode ser desligado, tenho alias de testar no meu.
    Land Cruiser para sempre.

Comment

Tenho que ver se guardei esse relé do bj73 que desmontei, ou se burro que nem uma porta o pus fora. É que poder desligar o motor com a chave é muito confortável.

Em último caso posso procurar a ver nas sucatas se encontro esse relé, ou em último caso volto ao velho cabo do estrangulador, porque o motor pega sem ele.

Obrigado Vitor Vx-d4d pela ajuda, se não for muita chatice e puderes ver se no teu ele trabalha sem o sensor de pressão do óleo agradecia, porque senão além do relé preciso desse sensor.

Cumprimentos

Comment

Já achei o relé, agora é só preciso saber como funciona a ligação, o mais lógico é ligar o motor EDIC ao relé e este à ignição.

Será assim Vitor? se não for muita chatice podes confirmar como é que está feita a ligação no teu? era uma grande ajuda.

Cumprimentos

Comment

Em principio trabalha sem o sensor

quanto ás ligações, encontrei isto

nesta imagem abaixo falta identificar o terminal B

para ter a certeza tinha de ver as ligações, o relé está no interior do jipe, e ter a ajuda de alguém o que nem sempre tenho e a ajudar também normalmente não o tenho o jipe em casa.

no fds que vem pode ser que o consiga te-lo em casa e aprofundar mais a coisa, até porque descobri o esquema electrónico do dito relé e também quero testar o sensor de pressão de oleo

espero ter ajudado um pouco
          Land Cruiser para sempre.

Comment

Obrigado Vitor,

ajudaste mais do que um pouco, agora é uma questão de paciência, ou em último caso levar o jipe ao electricista com o esquema que arranjaste. Foi uma grande ajuda, já estava quase a desistir e a colocar um cabo estrangulador.

Obrigado. [smile rir-se]

Comment

Viva.

No regresso a casa do Almoço de Natal 2013, ocorreu um fenómeno que foi um picanço entre três Land Cruiser! [smile rir-se]

Ponte Vasco da Gama e o Porky's a 130km/h. À saída do tabuleiro notei uma ligeira perda de rendimento do motor mas como acabámos por reduzir o andamento, entrámos numa via rápida (IC2) e é na parte final dela, numa subida, que o Porky's começa a descer de rendimento (velocidade) até ao ponto em que tive de encostar à berma! Pé na embraiagem e o motor cala-se de imediato! Cerca de dois minutos depois, dá-se à chave e tudo normal. Arranca, desenvolve e não volta a queixar-se!

Para tentar deslindar o que possa ter ocorrido precisava que me dissessem, quem sabe, se o EDIC controla mais alguma coisa que a pressão do óleo. É que a impressão com que eu fiquei foi que algo estava a cortar o gasóleo.

Outro dado, a temperatura do motor manteve-se sempre estável!

abraço esquesito
              SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=30962.msg90527#msg90527 date=1387392918]
                Viva.

No regresso a casa do Almoço de Natal 2013, ocorreu um fenómeno que foi um picanço entre três Land Cruiser! [smile rir-se]

Ponte Vasco da Gama e o Porky's a 130km/h. À saída do tabuleiro notei uma ligeira perda de rendimento do motor mas como acabámos por reduzir o andamento, entrámos numa via rápida (IC2) e é na parte final dela, numa subida, que o Porky's começa a descer de rendimento (velocidade) até ao ponto em que tive de encostar à berma! Pé na embraiagem e o motor cala-se de imediato! Cerca de dois minutos depois, dá-se à chave e tudo normal. Arranca, desenvolve e não volta a queixar-se!

Para tentar deslindar o que possa ter ocorrido precisava que me dissessem, quem sabe, se o EDIC controla mais alguma coisa que a pressão do óleo. É que a impressão com que eu fiquei foi que algo estava a cortar o gasóleo.

Outro dado, a temperatura do motor manteve-se sempre estável!

abraço esquesito
                [/quote]

Boas,

O EDIC, não "controla" a pressão de oleo.

EDIC - Electrical Diesel Injection Control -

Poderemos talvez dizer em português que o EDIC controla a alimentação de gasoleo.

O Edic é o responsavel pela sobre-alimentação no momento de colocar o motor a trabalhar, pelo corte de gasóleo no momento de desligar o motor, e tambem pelo corte de gasoleo quando não ha pressão de oleo.

Pergunto, como estava a pressão de oleo no momento em que o motor começou a perder rendimento até se calar?

Estaria o nivel de oleo muito baixo? No campo das hipotesses, um nivel de oleo muito baixo, associado a uma subida, poderá originar o "desferrar" do circuito de oleo.

Comment

rica ovelha negra [smile rir-se]

esse 73 pedro se nao é ra#bo é das calças....tal azar.....

abraço

Comment

Bastou fazer uns km a mais do que os que fazia na garagem e quintal e ja fica doente, rsrsrrsrs

Comment

A trabalhar...
                    X