Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ70 - 1994 - "PMike"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Toy KZJ / 70 - PMike

[quote author=PMike link=topic=2271.msg36382#msg36382 date=1180647542][/quote]

Mto obrigado.

Relativamente às molas tenho a suspenção completa OME (molas e amortecedores) e como no monte utilizo pneus 33x12,5 foi necessário meter extensões na parte superior das molas da FR (mais vulgarmente chamadas por calços).

Desta forma consegue-se meter os 33" sem problemas e por outro lado resolve-se aquele problema dos VX ser mais baixo à FR principal/ quando se mete o peso do para-choques de ferro e guincho.

Para compensar o aumento de altura (centro de gravidade), e apesar de já ter espaçadores de 30mm/roda, optei ainda por trocar para 50mm/roda.

Como se verificou que a barra estab estava em esforço colocaram-se uma pequenas extensões nos respectivos apoios. Não retirei a barra est. porque o jipe faz alguns (poucos) km em alcatrão.

A solução ideal será arranjar um sistema tipo on/off semelhante ao que se utiliza nos States principamnete nos Wrangler. Vamos ver se consigo descobrir algo que seja eficaz, seguro e prático.

Espero ter sido esclarecedor...mas se apareceres no Challenge posso mostrar e tentar explicar melhor.

Abraço,
    PMike

Comment

[quote author=toyboy link=topic=2271.msg36453#msg36453 date=1180713803][/quote]

Obrigado PMike pelas dicas Em principio não poderei ir ao encontro nesse fim de semana.
      No entanto, como vou melhorar as suspenções do meu VX vou seguir alguns exemplos.
      1 abraço

Comment

[quote author=ToyLEX link=topic=2271.msg36494#msg36494 date=1180734141][/quote]
        [quote author=PMike link=topic=2271.msg36382#msg36382 date=1180647542]
        Mto obrigado.

Relativamente às molas tenho a suspenção completa OME (molas e amortecedores) e como no monte utilizo pneus 33x12,5 foi necessário meter extensões na parte superior das molas da FR (mais vulgarmente chamadas por calços).

Desta forma consegue-se meter os 33" sem problemas e por outro lado resolve-se aquele problema dos VX ser mais baixo à FR principal/ quando se mete o peso do para-choques de ferro e guincho.

Para compensar o aumento de altura (centro de gravidade), e apesar de já ter espaçadores de 30mm/roda, optei ainda por trocar para 50mm/roda.

Como se verificou que a barra estab estava em esforço colocaram-se uma pequenas extensões nos respectivos apoios. Não retirei a barra est. porque o jipe faz alguns (poucos) km em alcatrão.

A solução ideal será arranjar um sistema tipo on/off semelhante ao que se utiliza nos States principamnete nos Wrangler. Vamos ver se consigo descobrir algo que seja eficaz, seguro e prático.

Espero ter sido esclarecedor...mas se apareceres no Challenge posso mostrar e tentar explicar melhor.

Abraço,
        PMike

[/quote]
        Boas PMike,
        Parabens pela maquina, está espectacular.
        Aproveito para te pedir um esclarecimento sobre a supensao, já percebi que as molas e amortecedores sao OME, e tem aumentos de +5 cm, mas é só à FR ? E as molas são da mesma altura que as de origem ou são mais altas? Se, quanto? No caso das molas, qual foi o critério ? optastes por molas +duras ou +macias, pois um dos problemas do VX é ser saltitão no eixo da FR, principalmente em rampas com escadas, e eu já tive algumas más experiências, e ando a tentar resolver este problema.

Um abraço
        vxdp

Comment

[quote author=PMike link=topic=2271.msg36514#msg36514 date=1180744446][/quote]
          Tudo bem VXDP?

Realmente apenas tenho "tacos" na FR e as molas são as OME mais duras pois tenho o peso do pchoques e guincho.
          Também não tenho body lift como alguns colegas do Forum, pois achei que não precisava.

Quanto ao VX ser saltitão eu resolvo isso parcialmente com retirar bastante pressão aos pneus. Desta forma no monte não estás sempre a levar porrada nas costas e além disso tens mto mais aderência. Experimenta a 1,5. Mas cuidado: não tires pressão demais em terrenos de pedras afiadas pois podes furar mto facil/.

Também já ouvi alguém dizer que metendo 2 bons amortecedores/roda à FR esse problema é ultrapassado pois a inércia do trabalho dos amortec. ao abrirem compensa melhor a força das molas.

Axo que o Rei do Mato e o CaDe têm soluções de duplo amortecedor e tb te podem ajudar. Ou então o Jonh Catita ou MD TT que são profissionais da área.

Quanto a mim ao alterar um 4x4 devemos começar pela suspensão e ao colocares molas + amort. OME vais ter um VX completamente diferente Não esquecer que aumentar o centro grav. implica quase obrigatoria/ colocar espaçadores ou jantes c/ bom offset negativo.

...então se acrescentares ainda uns 32" ou 33" e um "kit de unhas" ninguém pára o teu VX... ;D ;D ;D ;D ;D

Um conselho de amigo: não compres "soluções de remendo" mesmo que sejam mais baratas pois é melhor amealhar p/ mais tarde apostar numa solução fiável e equilibrada.

Espero ter ajudado...

Abraço p/ as Beiras,
          PMike

Comment

[quote author=CaDe link=topic=2271.msg36528#msg36528 date=1180780482][/quote]
            Eu tenho amortecedor duplo mas so no eixo traseiro. lol.
            Futuramente e que vai levar a frente tb. nota-se muita diferença.

Eu so da opiniao do pmike, gastar dinheiro que seja numa coisa que vale a pena, nao numa coisa para nos desiludir.

CaDe

Comment

[quote author=terra-a-terra.com link=topic=2271.msg36609#msg36609 date=1180918497][/quote]
              Subscrevo as palavras destes nossos amigos,a pensar em melhorar o comportamento do carro mais vale deixar p mais tarde e investir numa solução mais fiável,falando do meu VX k têm 2 amortecedores p roda á frente e atrás vos garanto k fikei c um carro completamente diferente do k era,mto mais seguro sem sombra de duvida!!!

Comment

[quote author=CaDe link=topic=2271.msg36973#msg36973 date=1181573293][/quote]
                Pmike para quando mais fotos do toy? incluindo umas do interior ;D ;D ;D lol

CaDe

Comment

[quote author=PMike link=topic=2271.msg36987#msg36987 date=1181582567][/quote]

Boas CaDê.
                  Então? Contava que viesses ao Challenge FLC p/ trocarmos algumas impressões sobre PC e GPS, entre outros...
                  mas não apareceste. Se me tens dito podias ter vindo até ao Porto e eu dava-te boleia pois fui sem pendura.

O interior do meu Toy está bastante "normal" e não vai ser nada de mto diferente que afecte a sua origem.
                  O que vai ter de diferente serão os suportes de TFT Touch screen, de PC portátil, de antenas GPS e de todas as ligações passarão por dentro do tablier.

...ainda se encontra em fase de testes c/ os fios das ligações soltos.
                  Depois ponho algumas imagens.
                  Abr.
                  PMike

Comment

[quote author=CaDe link=topic=2271.msg37011#msg37011 date=1181592033][/quote]

Pois esta como o meu. eu secalhar em vez do pc portátil vou mesmo usar um normal, mas com algumas alterações, pelo menos a nivel de disco e de fonte. etc.

Eu estava mesmo a fazer conta de estar presente, mas o meu toy pregou-me uma partida! Começou-me a pingar valvolina da caixa e a fazer grandes poças, entao fiquei com medo de ir com ele assim, e o senhor doutor não o conseguiu ver a tempo. Se eu soubesse podes ter a certeza que tinha ido mesmo contigo.
                    Para a próxima já sei. lol

CaDe

Comment

[quote author=PMike link=topic=2271.msg37047#msg37047 date=1181613509][/quote]
                      Na boa,
                      mas tinhas adorado o Challenge: grandes percursos, malta à maneira, organizadores incansáveis...
                      uma só palavra : ESPECTACULAR.
                      ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Relativa/ ao PC dou-te um conselho de amigo: pensa bem antes de te decidir por um PC em vez de um portátil senão vê o seguinte:

- para GPS o portátil pode ser antigo 2000 a 2003 e só precisas mais recursos se quiseres tarefas mais pesadas (jogos ou tratar imagem/video, etc.) estamos a falar de 200-300 cruisers;
                      - PC mesmo mais barato implica peças mais específicas em termos de fonte;
                      - PC consome mto mais energia e dissipa mais calor;
                      - portátil está mais adaptado aos choques e poeiras em TT;
                      - além do Touch Screen para o GPS com portátil terás sempre sempre outro monitor disponível;
                      - não subas a corrente de 12 p/ 220 V pois basta amplificares 12V p/ 15 ou 19V dependento do portátil. desta forma não vais desperdiçar energia por dissipação de calor;
                      - com o portátil resolves imediatamente o problema do desligar a chave do jipe por algum tempo, pois tem bateria própria;
                      - tens sempre disponível uma forma de mostrar umas fotos acabadas de tirar aos amigos/as durante o "comes e bebes" do passeio;
                      - pegas no portátil e levas pra casa que em termos de segurança é importante;
                      - escolhe um portátil que não aqueça muito que corra o Win XP (512 MB Ram). Pode ser Celeron 700/800, melhor Centrino mas P4 não te aconselho; >

Depois acima disso tudo depende do que queiras gastar. Vai por mim que andei algum tempo para decidir e tenho a possibilidade de testar várias soluções.

Espero ter ajudado.
                      Abr.
                      PMike

Comment

A trabalhar...
                      X