Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Alternar pneus estrada com fora-de-estrada em casa. Boa opção?

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Alternar pneus estrada com fora-de-estrada em casa. Boa opção?

Boas pessoal,

É o meu primeiro post neste forum, mas já li mesmo muito do que por aqui está escrito [smile rir-se]
    Devo dizer que tenho um KDJ95 com 200mil km no "bucho", e muitos mais por fazer. Está de origem, apesar de já se ter aventurado (demais) pelas serras deste belo país. (Já chegou a ter água ao nível do capot, sendo que o que salvou a situação foi não haver carros à frente e ter sido possível acelerar a fundo de modo a que a frente do carro fizesse de quilha e "abri-se" a água, caso contrário não estava a escrever este post.)

Acontece que já me aventurei por terreno normais e alguma lama com os pneus de estrada que uso actualmente. Nunca atasquei, no entanto, não me sinto seguro a ir para o monte com os pneus que uso no dia-a-dia, e que não estão preparados para o efeito. Nunca se sabe se depois em auto-estrada um qualquer pequeno rasgo no pneu não nos traz problemas graves...

Sendo assim, a lógica diz que devo comprar uns pneus offroad e depois sim aventurar-me, no entanto, esses pneus para fazerem alcatrão e vias rápidas, além de gastarem mais combustível, são mais perigosos, especialmente com chuva.

O que é que me lembrei? De compra 4 jantes baratas(?) meter 4 BFGoodRich MudTerrain (será que vale a pena um pneu tão bom?) e troca-los com os actuais pneus quando quiser ir para o monte. A frequência com que iria para o monte seria 1vez por mês +/- (se calhar mais se já tivesse pneus adequados).

A questão, e daí abrir este tópico, é se isto é a melhor opção. É seguro eu trocar os quatro pneus usando apenas a força de braços, e o macaco que vem com o carro? Optando por oficinas, e dar 50€ para me fazerem esse serviço não será demais? O que é que o pessoal faz nestas situações? É que andar com all-terrains na cidade, não é melhor do que andar com pneus 100% ou mesmo 80% estrada.

Fico então à espera do vosso feedback.
    Abraço infrático [smile rir-se]

Re: Alternar pneus estrada com fora-de-estrada em casa. Boa opção?

Bem vindo Yashid,

Relativamente à tua questão para o uso que tu queres vale a pena teres outro jogo de pneus e jantes, em termos de troca-los é 100% seguro seres tu a troca-los eu proprio tenho 2 jogos para alternar entre monte e estrada.

Uma vez que és novo no forum peço-te para fazeres a tua apresentação neste quadro

http://forumflc.clubeflc.com/index.php/board,12.0.html

Abraço

Comment

monta os pneus numa oficina ou loja que te garanta essas trocas mensais a um preço mais acessivel.....
      negoceia em vários sitios.

eu foi assim que fiz.
      de vez em quando dou 5€ ao empregado pra ir lanchar...
      em casa com o macaco de origem demoras uma manha, que poderias passar no monte a "curtir"...
      e certamente algum dia vais partir algum perno ou estragar a rosca ou deixa-lo mal apertado....

eu também já troquei os meus várias vezes em casa..

Comment

Eu ando com piso at no inverno e mt no verão. Também troco em casa.
        Sinceramente, só pelo transtorno de os estar a trocar antes de ir para o monte e depois no regresso, mais vale arranjar uns bons pneus tt que não assustem no alcatrão molhado. Felizmente há montes de opções no mercado.

Comment

Boas companheiro,

como diz o membro Tiago Jacinto, apresenta lá essa viatura que nós gostamos de ver! [smile rir-se]

Indo ao assunto 2º jogo de pneus, é sempre complicado dar opiniões nestes assuntos quando faltam alguns dados.

- Tens condições para armazenar e trocar os pneumáticos á vontade? Tipo garagem ou moradia?

- Tens um macaco hidraulico? Um macaco daqueles baratos de 2 toneladas serve, mas se puderes adquirir um de 3,5t é mais seguro e mais rápido.

- Por uma questão de segurança, um par de preguiças?

- Apertar e desapertar porcas de roda, não tem grande ciência, mas são 6 em cada roda. e convém apertar bem mas não demais.

- Ideal é depois de ajustar as porcas á mão, dar-lhe um pequeno aperto com a chave de cruzeta, usar uma chave dinamométrica, onde regulas a carga de aperto e fica tudo apertado por igual. (10 - 11kg para jantes de alumínio e 11 -12kg para jantes de ferro)

- Força de vontade. [smile rir-se]

Se conseguires algo do género como descreve o alf-chv, é joinha, pois poupas o lombo. De qualquer modo o trabalho de andar a carregar pneus para ir á casa de pneus... [:-[. Mas maus profissionais também estragam! Um amigo meu, numa casa de pneus, apertaram as porcas, com a pistola de aperto calibrada para rodas de camião e o resultado foram 6 pernos esticados e 3 deles partidos numa das rodas, quando foi preciso trocar um pneu furado. Os outros18 pernos também não devem ter ficado famosos. [:P]

Procedimento:

Depois de retirado o centro de jante com uma chave de fendas, desapertar levemente as 24 porcas, ainda com o carro assente no chão (só para tirar o binário de aperto).

De seguida levantar a parte do veículo pretendida, de modo a ficar com a roda no ar. Para além do macaco hidraulico, usar uma preguiça num ponto do chassi como segurança. Retirar as 6 porcas, trocar as rodas e apertar as porcas.

Depois de concluído o mesmo procedimento para todas as rodas, e o carro todo acente no chão, com uma chave dinamométrica dar a carga de aperto final em todas as porcas.

A opção descrita pelo filipefalcao é a minha preferida. []

abraço simples mas cansativo
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Devo confessar que não esperava tantas e tão rápidas respostas. Afinal o fórum está mais vivo do que eu tinha percebido! E ainda bem []

@netcruiser: Obrigado pelas dicas e instruções detalhadas!! Há de facto algum material que preciso de comprar, mas pelo vosso feedback, e visto que é seguro ser eu a fazê-lo, vou avançar com esta ideia de ter dois jogos de jantes + pneus.

Quanto à apresentação da máquina, quando tiver algum tempo irei fazê-lo, no entanto, aviso que não passa de um KDJ95 azul (riscado [] ) de origem, tendo sido a última remessa antes do imposto subir... Sendo que tem cerca de 8 anos a dormir ao relento numa casa a 100m da praia, o que em termos de conservação da estrutura não ajudou muito, mas não havia alternativa, e não tive até agora problemas com o jipe. (Levava umas mangueiradas de água doce de vez em quando...)

Agora queria ver se tinha t€mpo para investir nalguns melhoramentos com vista a fazer passeios turísticos em segurança, sem fugir dos obstáculos, e quem sabe aventurar-me por Marrocos, que a julgar pelas fotos da malta deve ser uma viagem "impacábel"!!

A prioridade é então os sapatos. Estou a pensar nuns BFG M/T km2 novos 265/75 R16. Pelo que percebi, esta medida não implica a subida do chassis (molas novas e tal...), no entanto, estou bastante aberto a sugestões vossas! E se souberem de sítios em conta onde seja possível compra-los novos, partilhem que eu agradeço!

Quanto às jantes, aqui é que estou mesmo à deriva... Vale a pena investir nalgumas de qualidade, ou umas de ferro baratas servem? E quanto ao offset? Quais as vantagens de ter diferente do das jantes de origem?

Obrigado pela vossa ajuda!!
            Abraço pneumático [smile rir-se]

Comment

É pahhh... um elogio ao fórum cai sempre bem! [smile rir-se] [smile rir-se]

Obrigado! []

Bom, a tua última mensagem, levanta questões que saiem fora do tema do tópico e mesmo do quadro. Yashid, nunca te acanhes em procurar primeiro o assunto que pesquisas. Tentamos sempre que os tópicos sejam bastante indicadores do tema que sustentarão. Agradeço, eu e todos os membros, que abras um tópico para cada tema, no sítio correcto, depois de verificares se não existe já um tópico que fala do mesmo assunto. Se já existir, é só continuares a escrever nele! []

Então lá vai uma ajuda! []

Pneus para a série J9:
              http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,30130.0.html
              http://forumflc.clubeflc.com/index.p...ic,1791.0.html
              http://forumflc.clubeflc.com/index.p...ic,1009.0.html
              http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,130.0.html

Jantes:
              http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,44.0.html
              http://forumflc.clubeflc.com/index.p...ic,1324.0.html

Quanto ao material a comprar (ferramenta boa a bom preço [] ) vai dando uma olhadela na "Mala da ferramenta":
              http://forumflc.clubeflc.com/index.php/board,70.0.html

Para o resto, abre os tópicos que havemos de responder. Ahhh e não te esqueças da apresentação da viatura! [smile rir-se] [smile rir-se]

abraço ajudante
              SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Pois, ainda tenho muito que ler! E quanto mais leio, mais dúvidas vou tendo... []
                Mas obrigado por estas dicas iniciais. Vou continuar a ler a ver se vou esclarecendo as dúvidas e aprendendo alguma coisa também a nível mecânico.

Para o ano, e quando tirar umas fotos, faço uma apresentação em condições []

Abraços e boas entradas para a malta!

Comment

[quote author=Yashid link=topic=31205.msg43630#msg43630 date=1325266801]
                  .....

Para o ano, e quando tirar umas fotos, faço uma apresentação em condições []

....[/quote]

A tua sorte é que faltam pouco mais de 24h para o ano que vem! [smile rir-se] [smile rir-se]

abraço pressionante

Comment

Boas, eu tenho um BJ73 com motor 3000 sem turbo do BJ40. Tenho pneus de monte Insa Special 235/75/R16 e de estrada Goodyear Wranglar 205/70/R16, tenho os pneus de estrada paradas em casa pq não tenho paciência para os mudar cada vez que vou para o monte. Daí andar com os Insa sempre.

Comment

A trabalhar...
                    X