Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

O porquê de um novo fórum!

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    O porquê de um novo fórum!

    A administração do Fórum Land Cruiser vem por este meio comunicar e explicar, a todos os membros, o que de grave se passou nos últimos meses.
    Todos devem ter reparado que á uns meses atrás fomos assaltados. Por quem? Não sabemos! Mas fica um esboço do que sabemos e do que fizemos pelo bem do fórum.

    1º De repente ficámos com um fórum sem conteúdos. Os quadros estavam lá, as mensagens privadas também, os contadores estatísticos, os dados dos membros, mas os tópicos e os seus conteúdos foram-se. Para não dar azo a que fossem abertos tópicos, que depois poderiam ter de ser apagados, resolvemos mandar o fórum sem os conteúdos abaixo, até resolvermos o problema.

    2º De acordo com a explicação do webmaster (o administrador que geria o fórum e o site tecnicamente), um IP de Leste tinha ido ao servidor onde estava alojada a base de dados do fórum e tinha apagado a nossa informação. Foi ou foram profissionais ao ponto de irem á procura dos back ups automáticos que estupidamente (primeira burrada técnica de um informático) estavam alojados no mesmo servidor.

    3º Foi-nos transmitido que um funcionário da empresa a quem tinha sido alugado o espaço no servidor, ia tentar recuperar os nossos dados e apenas os nossos, pois o ataque foi apontado apenas á nossa base de dados e back ups. Esta espera durou cerca de 1 mês a mês em meio, mas o americano deve ter-se borrifado para o assunto (se é que alguma vez existiu um americano).

    4º Devido á demora insuportável, começamos a levantar questões entre nós, administradores e moderadores globais e chegamos a um ponto em que decidimos arrancar com o último back up físico, que supostamente havia sido feito em fins de Dezembro de 2009 ou inícios de Janeiro de 2010, aquando de uma alteração da base de dados, para outro servidor.

    5º Segundo balde de água fria: afinal a cópia de segurança de Janeiro era, inexplicavelmente, uma cópia de segurança de Novembro de 2009 e quando montado e posto a correr na aplicação que estrutura a base de dados, tal como a vemos, apresentava milhares de erros que minavam o fórum desactualizado, de tópico cortados ao meio, tópicos com apenas um post, tópicos que terminavam em Agosto de 2008, ou ainda tópicos completamente diferentes no seu tema todos baralhados num único tópico.

    6º Por incúria ou desleixo (mais uma burrada) do webmaster o fórum esteve vários meses sem ser actualizado e a Simple Machines, durante esse período, foi lançando novas versões da aplicação que gere a base de dados do FLC. Quando se muda a base de dados de uma versão para outra são gerados erros que têm de ser corrigidos. Quando vai sendo feito versão a versão é uma tarefa suportável, mas o que aconteceu foi que a base de dados antiga ao "casar" com uma versão nova, gerava milhares de erros que só podiam ser corrigidos um por um, numa tarefa hercúlea.

    7º Arrancámos com uma base de dados antiga, cheia de erros e ainda por cima, tivemos de configurar os esquemas dos quadros pois havíamos feito melhorias á disposição dos mesmo após a data de Novembro de 2009, como por exemplo a criação do quadro "mala da ferramenta" ou ainda a nova disposição dos Quadros do Grupos Regionais e Internacionais, assim como as permissões de moderação aos recém-empossados Moderadores. Este trabalho de configuração da disposição foi feito por dois administradores em locais diferentes entre as 21h30 e as 2h30, coordenando esse trabalho por telefone e MSN Messenger. Mas no dia seguinte estava pronto a ser usado, apesar de estar "amputado".

    8º É nesta altura que nos apercebemos que entre Novembro de 2009 e a data em que o fórum foi assaltado, desapareceram cerca de metade das mensagens de todo o fórum. Inicialmente comunicámos que haviam desaparecido cerca de 15 mil mensagens, mas após fazermos uma recontagem o valor saltou drasticamente para as cerca de 60 mil mensagens perdidas. Mais uma pedrada no charco que nos deixou tristes. Para terem uma ideia nesse período de tempo, todos nós escrevemos tanto como nos quase 6 anos anteriores e cerca de quatro tópicos de fotos que registavam quatro eventos do FLC, haviam desaparecido assim como os comentários. Até parte da história do Fórum tinha desaparecido para ajudar á festa.

    9º Aguardámos então que o webmaster se desse ao trabalho de corrigir os erros, mas eis que se chega a um ponto em que ele diz que não pode continuar a fazer esse trabalho, pois andava a roubar tempo aos seus clientes, para se dedicar gratuitamente ao FLC. É-nos dito na cara que se não pagássemos, o fórum ficaria tal como está e começamos a desconfiar se o "roubo" não seria uma desculpa para se chegar a um pagamento.

    10º Um dos membros que faz parte da administração, que por azar para o webmaster trabalha na área, confronta-o acerca de certas inverdades que eram apresentadas á administração e para fazer prova disso, um administrador faz o download de uma cópia de segurança e em poucos minutos é colocado um fórum paralelo a trabalhar para mostrar á administração que montar uma base de dados e pô-la a funcionar não demora o tempo que havia sido apregoado.

    11º Gera-se a confusão dentro da administração e o webmaster faz ameaças de proceder judicialmente pelo roubo da base de dados que estava inscrita na Comissão Nacional de protecção de Dados em seu nome, para não falar das palavras mais coloridas que foram escritas. Nunca tal havia sido referido á administração nem jamais esta deu autorização para que tal registo fosse feito em nome de alguém que apenas fazia trabalho técnico de manutenção do fórum (até á data em regime de gratuítidade).

    12º É convocada uma reunião de emergência em casa de um grande amigo do Fórum, que esteve cá desde o 2º minuto do seu nascimento, onde os administradores e moderadores globais fizeram um esforço pessoal para estarem presentes e decidir o que fazer com aquilo que o webmaster nos iria dizer, visto que também foi convidado a estar presente. Um dos administradores fez cerca de 800kms para estar presente e outros pouco menos, mas lá estávamos!

    13º Começa a reunião e o rol de mentiras acerca do trabalho desempenhado pelo webmaster, assim como os custos que havia tido durante este tempo por causa do fórum. É-lhe perguntado por provas cabais desses custos que até hoje estão por quantificar e apresentar. É lançada para a conversa a Comissão Nacional de Protecção de Dados, onde um administrador e um moderador global haviam antecipadamente contactado a dita comissão com duas abordagens diferentes. A primeira simulando a existência de um fórum e quais os propósitos do registo da base de dados, assim como os custos inerentes e o que a CNPD avaliava. A segunda, mais certeira, perguntando directamente se havia um registo da base de dados em nome de empresas, fóruns e nome pessoal do webmaster. Nada havia sido registado nesses nomes. Convém relembrar que várias tranches de dinheiro foram entregues ou transferidas ao webmaster, provenientes dos donativos dos membros e das sobras (quando sobrava) dos eventos.

    14º Numa manobra de bastidores, em plena reunião, concordámos pagar o valor pedido para a recuperação dos erros da base de dados, a realização de dois em dois dias de uma cópia de segurança do fórum que ficaria devidamente salvaguardado, a manutenção do site no domínio www.forumlandcruiser.com e ainda a disponibilização dos mesmos numa ferramenta virtual para que os administradores pudessem também fazer o download da base de dados do fórum e do site. O valor pedido foi a quantia de 600€/ano, valor que os entendidos acharam um excelente preço. Preço de amigo! Ficou ainda decidido que a cópia de segurança de Novembro de 2009 seria disponibilizado aos administradores, para que tentássemos arranjar uma solução aos erros, com pedidos especiais e pessoais a amigos especialistas em PHP e SQL. O objectivo era mesmo a cópia de segurança de Novembro de 2009.

    15º Reunião a um Domingo! Segunda feira era feito o pedido do NIB, especificado pelo webmaster, para se efectuar a transferência de 600€, processo finalizado quarta-feira, 28 de Agosto, para que desculpas não existissem.

    16º Passam-se cerca de dois meses e dos 30 back ups que deveriam ser disponibilizados, apenas 7 surgiram na tal ferramenta para os administradores poderem fazer o download e de resto eram só ficheiros da estrutura do fórum e site. A recuperação dos erros da base de dados nunca mais surge e o simples acto de corrigir um pequeno erro, coisa que qualquer informático entendido no assunto faz em menos de 5 minutos, continua a existir, apesar de ter sido reportado o erro várias vezes. Bastava ir á página principal do domínio www.forumlandcruiser.com e a partir daí contar que eram necessárias abrir 3 páginas para se chegar ao fórum. Inadmissível e ridículo. A cópia de segurança de Novembro de 2009 ainda hoje está por ser disponibilizada, pois apesar de ter-nos sido entregue esta semana uma Pen com todos os supostos back ups, ainda não encontrá-mos o que pretendemos no meio de tanta desorganização e Junk.

    17º Durante este período, não estivemos parados. Prosseguimos na execução de acções agendadas na reunião, acções essas que saberão a seu tempo, pois julgamos que vão encher de orgulho os membros do fórum, mas uma delas era vital para a nossa independência.

    18º O domínio www.forumlandcruiser.com foi registado por um membro do fórum que o ofereceu ao fórum. Estava registado em seu nome e tinha de passar para nosso nome. Devido a sabermos que esse membro conhecia o webmaster e podia acontecer calhar em conversa esse nosso intento, resolvemos fazê-lo com descrição, não fosse o diabo tecê-las e o seu "filho" na terra (o webmaster) resolver fazer uma travessura e trocar-nos as voltas. O membro que registou o www.forumlandcruiser.com é uma pessoa idónea e respeitável, mas não quisemos correr riscos. Perdoa-nos amigo, mas teve de ser assim. Sabemos que compreendes e que nunca tentámos intrujar-te ou usar-te.

    19º Com toda a transparência e tranquilidade tratamos da passagem de propriedade do registo para nosso nome e com a ideia que estávamos seguros de que não íamos ser ludibriados e roubados novamente, decidimos quebrar o contracto com o webmaster, contracto esse que nunca passou de uma enxurrada de palavras saídas da boca de um intrujão e que nunca chegou a ser redigido em papel e apresentado á administração para ser assinado.

    20º A 22 de setembro de 2010 é colocada a votação, dentro do quadro da administração, a expulsão do webmaster do Fórum Land cruiser.

    21º A 23 de Setembro o membro da administração entendido na matéria, começa a trabalhar na alteração do registo do domínio, contratação de um servidor, alojamento da base de dados e a activação da mesma e conclui o processo em cerca de 36 horas.

    Com toda esta descrição queremos dizer a todos que o fórum já não corre o risco de cair por estar ainda alojado no servidor do webmaster, pois tratámos de o alojar num servidor pago pelo FLC em tempo record. Ainda estamos em discussão se vamos dar continuidade a esta base de dados meio retalhada, mas que se está a começar a compor ou se vamos arrancar com um fórum ZERO, ficando o antigo em modo de arquivo apenas para consulta. Dentro de poucos dias os mais reticentes e os que têm dúvidas em alojar as suas fotos e tecer os seus comentários, explicações, opiniões e ajudas, poderão dar largas às unhas e ajudar a colocar o FLC no trilho de onde nunca devia ter saído. Pedimos a todos que nos ajudem a compor e repor os conteúdos desaparecidos.

    Aprendemos que: por 600€/ano o dia de um homem passa a ter 24h e 20minutos! Aprendemos que o barato sai mais caro que de borla! Há amigos levados da breca!

    Esperamos que não fiquem aborrecidos com este silêncio, mas motivos maiores nos levaram a isso. Estamos aqui e contamos convosco para nos ajudarem a levantar o FLC.

    Força e VIVA O FLC ;D



    a administração
    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

    #2
    Re:O porquê de um novo fórum!

    Esclarecedor

    Comment


      #3
      Re:O porquê de um novo fórum!

      OS MEUS SINCEROS RESPEITO E AGRADECIMENTO POR TODO O TRABALHO E ESFORÇO QUE TÊM TIDO PARA NÃO DEIXAREM MORRER ESTE GRANDE FÓRUM!

      UM GRANDE BEM HAJA PARA TODOS VÓS, ADMINISTRADORES E MODERADORES
      Abraço do Açoooooooooooooooooo!

      Comment


        #4
        Re:O porquê de um novo fórum!

        Eu sei que já foi em Outubro mas como me inscrevi à pouco tempo escrevo só agora.

        Editem o template do fórum e removam a indicação da actual versão instalada. Desta forma irá dificultar quais queres tentativas de defaced's e ataques ao fórum e/ou servidor.

        Inscrevam-se na Newsletter da SMF para receberem as noticias imediatamente sempre que sair uma nova versão e/ou quando for descoberto um novo bug.
        Se utilizarem módulos adicionais de outros parceiros da SMF, verifiquem se têm newsletter também.

        Atenção que com isto não quero de forma nenhuma estar a chamar alguém de inculto, mas como administro 2 servidores, sei perfeitamente o "sofrimento" que causa em perder todo o trabalho por utilizar versões antigas de fóruns como SMF, PHPBB, entre outros.

        Com os cordiais cumprimentos.
        Jorge Mendes

        Comment


          #5
          Re:O porquê de um novo fórum!

          Um belo exemplo de ajuda...

          - Quem cá está é que está bem...
          - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
          http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

          Comment


            #6
            Re:O porquê de um novo fórum!

            Boas
            É com agrado e respeito que vejo que o esforço dos administradores de colocar este forum de novo nas nossas vidas quotidianas foi possivel.
            Fico no entanto triste e certamente despontado que existam profissionais que sem escrupulos brincam com o tempo e dedicação e não menos importante com gastos financeiros por tem no forumlandcruiser uma paixão.

            Desejo sinceramente que o forumlandcruiser possa continuar a ser uma referência dos apaixonados da marca e que possamos continuar a efectuar os nossos encontros que tão saudaveis se têm tornado.

            Bem hajam

            Abraço profundo

            Pedro Miguel Cruz

            Comment

            A trabalhar...
            X