Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Reforço Suspensão (Molas Helicoidais) - J4

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Molas elicoidais no BJ40 (reforço)

Falando de molas:
    Nilde e Rui Ponte:
    Efectivamente tenho umas molas OME, mas estas molas não fazem tudo e até deixam muito a desejar, são muito curtas para a flexa que teem, brinco na vertical ou pior.
    No meu caso a distancia entre pontos de mola teve de ser alterada, e assim posso confirmar que fiquei com as OME no seu melhor.
    A ideia das helicoidais surge na minha necessidade de colocar carga no BJ, e na ultima viagem as OME iam muito no limite.
    Com as helicoidais e sem carga, o BJ cresceu 5cm, quanto ao conforto não noto qualquer diferença, muito bom, falta testar com carga
    O teste vai ser feito brevemente na 4ª viagem de BJ a Marrocos, espero que resulte.
    Para quem não tem problemas de carga, deverá tirar algumas laminas conforme disse o Nelolopes, quantas ??? só fazendo testes.
    Penso ser uma boa solução para quem gosta de altura e conforto, como é amovivel não tem problemas de IPO
    Nas fotos ainda não estava terminado, faltam os cones/guias.
    As molas da foto são Suzuki, ainda tentei as LR mas para a minha necessidade eram demasiado altas, mas ficavam top.
    Quanto á apresentação do xaruto, ela anda por aí algures no forum, um deles está no cartaz do proximo evento, [smile rir-se] [smile rir-se] BJ vermelho.

Força nesse BJotinha.. também gostava.

Comment

[quote author=Jose Maria link=topic=31728.msg52064#msg52064 date=1336602368]
      Falando de molas:
      Nilde e Rui Ponte:
      Efectivamente tenho umas molas OME, mas estas molas não fazem tudo e até deixam muito a desejar, são muito curtas para a flexa que teem, brinco na vertical ou pior.
      No meu caso a distancia entre pontos de mola teve de ser alterada, e assim posso confirmar que fiquei com as OME no seu melhor.
      A ideia das helicoidais surge na minha necessidade de colocar carga no BJ, e na ultima viagem as OME iam muito no limite.
      Com as helicoidais e sem carga, o BJ cresceu 5cm, quanto ao conforto não noto qualquer diferença, muito bom, falta testar com carga
      O teste vai ser feito brevemente na 4ª viagem de BJ a Marrocos, espero que resulte.
      Para quem não tem problemas de carga, deverá tirar algumas laminas conforme disse o Nelolopes, quantas ??? só fazendo testes.
      Penso ser uma boa solução para quem gosta de altura e conforto, como é amovivel não tem problemas de IPO
      Nas fotos ainda não estava terminado, faltam os cones/guias.
      As molas da foto são Suzuki, ainda tentei as LR mas para a minha necessidade eram demasiado altas, mas ficavam top.
      Quanto á apresentação do xaruto, ela anda por aí algures no forum, um deles está no cartaz do proximo evento, [smile rir-se] [smile rir-se] BJ vermelho.

Força nesse BJotinha.. também gostava.
      [/quote]

ola jose maria, faça lá a apresentação do seu bj40 L.R o que se encontra a norte lá na zona do edmar... [:-X]

diga lá ao seu amigo das malgas que o mande lavado e pronto, pois tenho uma amiga na zona do farol

da ilha dragao, que quer dar uma volta.... [8)]

abraço amigo...

Comment

Já não é a primeira viatura que vejo com esse tipo de molas e toda a gente diz que resulta muito bem!!
        Todo-Terreno, Património e Turismo Cultural
        http://deserraemserra.8forum.biz
        http://www.culturaventura.pt

Comment

já saiu isso numa revista e segundo quem a fez ganhava-se em conforto segurança e altura!

Se encontrar a revista digitalizo e ponho neste topico, sempre fica melhor que um porto preto e afins
          RABBIT

Padrinho Mor

Comment

Então, há mais fotos desta alteração?
            TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

Tb estou curioso [huhuhuh] [huhuhuh]

Como a curto prazo vou ter que mexer na trAaseira do meu jipe, gostava de saber mais uns promenores, fotos.... [smile rir-se]

Cumpt

Comment

Boas, nos descapotáveis a historia é outra....

abraço

Comment

Boas Marco,

Nos descapotáveis, devido ao menor peso [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

Cumpt

Comment

exacto....aquela alteração a meu ver só se justifica para casos específicos...caso jose maria..

arranjar um compromisso entre as molas heli, e as de carroça pode levar tempo....

se num bj40 descapotável por ex; metesse-mos molas heli juntamente com as de carroça, teríamos que tirar algumas laminas

de carroça, de forma a que parte do esforço e conforto fique dividido entre os dois tipos de molas.....trazendo melhoramentos...

esse trabalho todo pode não compensar...precisamos um determinado numero de molas de carroça para dar rigidez ao eixo,

porque molas a menos a oscilação do eixo vai se notar...nao sei se me entendem...ter atenção que o eixo tem um deslocamento

mínimo, especialmente quando temos mais cruzamentos e andamos em tt...mas as molas heli estão fixas.....significa que vai

haver alguns barulhos....devido ao atrito entre a mola helicoidal fixa, e o deslocamento do eixo....claro é tudo mínimo mas....

[:-X] podemos contornar isso mas dá mais trabalho....( depende do cruzamento) desde que a mola heli nao abra toda...

pessoalmente para o uso que dou ao meu nao me dava ao trabalho.....numa alteração destas ha que ter em atençao as taras...

entre o que queremos carregar, e as molas que queremos aplicar....tenho a certeza que o jose maria fez essas contas... []

nao serve de nada tirar molas de carroça e depois ir aplicar helicoidais com muita tara ficando na mesma....ou quase...

molas de carros ligeiros tipo opel corsa B e etc...sao boas para estas aventuras...

abraço

Comment

Boas
                      Ainda não posso dar mais feedback desta alteração pois ainda não fiz nenhum teste no terreno.
                      Entretanto aproveitei a paragem do xaço para fazer algumas revisões e corrigir outras coisas, portanto ainda não foi possivel rolar o xaço.
                      Para agravar agora surgiu um problema grave com a bomba de DA que nem sei como a vou conseguir resolver até ao evento.
                      Se alguem souber informar de uma bomba de DA do kzj70, 90 ou 95 agradeço.
                      Quando poder testar o reforço das molas dou feedback

José maria

Comment

A trabalhar...
                      X