Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1978 - " O velhinho"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1978 - " O velhinho"

[quote author=axf link=topic=31791.msg90312#msg90312 date=1387068228]
    Não me agrada nada discordar do LENHADOR, cujas opiniões são sempre de valor, mas... na minha opinião não há problema algum com a tubagem. As curvas são poucas e de raio contínuo, o comprimento total é modesto e o diâmetro eu diria que é de pouca importância, especialmente porque esse motor faz pouca rotação - logo os gases (ar) não atingem velocidades críticas. O fosso não pode vir daí, tem de ser gasóleo (falta dele) e não pode ser só em 4ª velocidade; na realidade ele está lá sempre, só que abaixo da 4ª não o sentes por causa da desmultiplicação da caixa.

Abraço
    [/quote]

ola andré....o diâmetro faz diferença...pelo menos no meu e noutros que ja mexi...

um b a fazer um bar com a afinação da wastegate no minimo tem gasol suficiente....partindo do principio que a mesma esta a funcionar...

com 60 mm em mudanças baixas nao ha percas, como em 4 precisa de rotaçao ele perde-se....que é ganha na escolha do caudal...

se lhe deres gasol para as percas da 4 mudanças, alem de uma fumarada a baixa rotaçao, ( falta do LDA) tens o turbo a passar de um kilo nas

primeiras 3 mudanças...um k16 montado num b com a afinaçao wastegate STD faz 0.6, sendo que com um pouco de debito faz 1 bar.

agora nao sei se o que o velhinho tem nao será um 24 ...

by jose carmo

"- o diametro do tubo turbo-admissão está directamente relacionado com o escalonamento da potencia que queres [] se a queres já ou daqui a bocado []

- o delta que este tubo te proporciona é importantissimo, porque (em termos rápidos) se o tubo é fino o turbo está a trabalhar para o motor, se o tubo for maior ou com um intercooler no meio, o turbo já está a trabalhar para o delta, ou seja, se tivessemos ferramentas de medida, poderiamos ver o consumo de ar do motor e o débito de ar do turbo.

- a contra pressão feita pelo escape (panela ou silenciador) é também importantissimo, pois mantêm-te o motor num regime sem existirem vairações burscas (por isso é que ele não existe em trial e coisas assim) "

Como nao me sei explicar resolvi usar estas palavras do jose carmo, que na minha opiniao estao certas...

abraço

Comment

como não percebo muito do asunto não posso opinar...

Mas realmente tambem parece faltar algo nas outras mas pouco se sente.

Alguem para ai uma foto do parafuso que se afina o gasoleo? Não quero estar a fazer asneiras... [:-[ [:-[

Cumprimentos,
      NC

Comment

Boas, a julgar pelo que dizes turbo a 1 bar, parti do principio que ja tinhas debito...

para dares debito é facil....quando puxas o cabo estrangulador descompressor ? ele vai ha bomba injectora certo ? vai dar a um tirante

que ao ser puxado pelo cabo o carro morre. esse tirante é que dá o debito, portanto ele trabalha em 2 sentidos, para um lado mata o motor

para o outro ele da mais debito, se fores la com a mao, e com o motor a trabalhar, ao puxares para um lado ele vai querer morrer, tal como

farias ao puxar o cabo dentro para desligar o motor, para o outro ele da mais gasol, exprimenta rodar com uma mao para o lado do debito

e acelerar, vais reparar que vai fazer fumo preto, sinal de gasol.....nessa patilha vais reparar que tens uma porca com parafuso, que

faz batente no dito tirante, alarga a porca e roda o parafuso batente, no sentido em que o batente rode no sentido do debito, caso te

enganes, nao faz mal, vais reparar que o motor vai querer morrer...ja sabes que tens que rodar para o outro lado....

le com atenção que chegas la [smile rir-se] esse turbo nao pode fazer 1 kilo no minimo wast e sem debito, pelo que algo nao bate certo....

quanto ha dimençao do tubo, sou da opiniao que faz toda a diferença....inclusive o proprio escape...e filtro de ar...

abraço

Comment

Hoje andei para aqui a divagar pelas fotos e bateu uma saudade do meu antigo...era "quase" como o BJ lento, barulhento mas dava um gozo....

Por isso deixo aqui umas fotos para partilhar, quando o comprei salvei-o do abate e não percebia nada do assunto, só muito mais tarde me apercebi que tinha motor 2.3 Turbo e era de porta curta, dos primeiros.

Cumprimentos,
          NC

Comment

Bela máquina []

Abraço
            Ex KZJ70: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...toy-do-z%C3%A9

Ex BJ73: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...-73-do-z%C3%A9

GRY60: http://www.clubeflc.com/vb/forum/ext...-gr-do-z%C3%A9

Comment

também gosto dessas maquinas... []

abraço

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=31791.msg96159#msg96159 date=1393971197]
                também gosto dessas maquinas... []

abraço
                [/quote]

X2!

Abraço
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

X3!

Também eu tive um e arrependo-me bastante de o ter vendido. O meu era um AlterII, de 92. A ver se também coloco umas fotos dele.

Ainda há dias me ligaram a "oferecer" um a bom preço mas, neste momento, os J4 andam a pairar sobre a minha cabeça... [:P]

Comment

tive alguns até ao alter 2 turbo....o que mais gostei foi do cournil porta grande, nao tive a sorte de ter o de porta curta caixa UGO

fotos so tenho de papel....comprar um porta curta já com motor aplicado 2.3 turbo tal sorte....os porta curta vinham com o 2.1

encontram-se bons cournil a bons valores em relação a um bj40...

abraço

Comment

É verdade, 2.1 mas se compra-se um hoje seria um cournil porta larga

porque embora tenha mais interesse um porta curta a porta larga é melhor para entrar e sair do jipe.

Ainda fiquei com umas pisadelas a entrar para ele. [smile rir-se] [smile rir-se]
                      Cumprimentos,
                      NC

Comment

A trabalhar...
                      X