Na sexta-feira fomos chegados ao parque de campismo. Tempo de ir revendo o pessoal que só encontramos nestas alturas, muitos já amigos graças ao ClubeFLC.
O parque simpático, com um silêncio de se ouvir apenas os passarinhos. Confesso que já não estava habituado... E a aventura de montar uma tenda pela primeira vez mas graças à preciosa ajuda do Paulo Lisboa até correu bem.
Tenho a lamentar que o parque tivesse tão pouca luz no local existente para pic-nic, mesmo junto ao bar. Algo incompreensível e inesperado, e que não ajudou à festa. De qualquer modo valeu a simpatia e disponibilidade do pessoal do bar. Um bem-haja pela ajuda possível.
Dia 1 - Sábado
O passeio permitiu observar paisagens imensas e trilhos muito interessantes de percorrer. A Beira-baixa, baixa e plana, cheia de colorido a confirmar a oportunidade da data. De destacar a passagem pela praia fluvial do Meimão, com o trilho a ladear a albufeira, junto à água. Bonito e superagradável de percorrer. Como em muitas ocasiões, dou por mim a pensar: Felizmente alguém inventou os LandCruiser para estar hoje aqui.
O almoço decorreu na Zona de Lazer de Meimoa, local aprazível, fresco e relvado. Oportunidade para as habituais provas e trocas de paparocas.
Visita a Penamacor
Conhecida por Vila Madeiro, Penamacor vale bem a pena visitar. Foi interessante percorrer as ruas e observar as casas em pedra.
Começámos por aceder ao edifício da Câmara Municipal de Penamacor, tendo a autarquia ali recebido e dado as boas vindas aos participantes. Tivemos ainda a rara oportunidade de visitar a igreja do Convento de Santo António (habitualmente fechada, propriedade da Misericórdia). De relevo a talha Barroca lindíssima.
A visita ao Museu Municipal permitiu verificar a presença romana nestas paragens e onde se destaca uma exposição da fauna local, que toda a gente adorou.
A subida à zona do Castelo e à Torre de Menagem permitiu desfrutar de uma paisagem que não sai fácil da memória.
Fomos a Penamacor e conhecemos Penamacor.
Dia 2 - Domingo
O percurso levou-nos por uma cumeada de onde se avistou a aldeia histórica de Monsanto, com paisagem espectacular e ampla da beira baixa.
Chegados à Herdade de José Megre, motivo principal do destino deste Adventure Camp, esperava-nos uma visita muito especial, emotiva e estranha simultaneamente.
Especial por nos permitir conhecer de perto máquinas únicas bem como pelo que representam e pelo historial que encerram. Em simultâneo, foi sentido algum desalento pelo constatar de abandono latente e de se adivinhar um futuro pouco auspicioso para os carros expostos.
Mas voltando ao princípio
Uma referência à essência dos nossos encontros. O convívio, a começar pela noite que antecede o evento. Os encontros e reencontros, onde os nick se tornam vivos e finalmente conhecidos. As obrigatórias conversas à volta dos LandCruiser e a apresentação de viaturas e o "deixa lá ver" sempre completas pela partilha de comidas e bebidas, algo que vai sendo habitual em todos os eventos do ClubeFLC.
Desta feita tivemos a oportunidade de conhecer alguns sabores da terra. O JoséLandcruzer possibilitou a prova de enchidos e queijos que não vai ser nada fácil esquecer. Afinal estáva-mos na zona de Castelo Branco/Idanha. Acresce a surpresa de um queijo fresco feito propositadamente. Um grande bem-haja à Emília.
E "prova aqui”, experimenta dali, tens de provar este vinho, olha esta sobremensa ….
Impagável.
As noites estão cada vez melhores e quem vai aos eventos sabe plenamente que assim é...
Obrigado por existirem
João Veríssimo