Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Adaptação de turbo, Motor 1H

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Adaptação de turbo, Motor 1H

ola amigos espero que possam ajudar-me..

Eu tenho toy bj73 que por sua vez tem um motor 3.6 de 6 cylindros.

Gostava que alguem me diga se é possivel fazer uma adaptaçao de um turbo neste motor, as vantagens,desvantagens, preço, implicaçoes com a durabilidade do motor, qual o turbo a usar, se houve alguem que ja tenha feitonum motor semelhante tipo o do bj40, o rendimento que podera dar ao carro, consumos, etc, toda a informaçao que possam dar desde ja agradeço

eu nao sei a referencia deste motor apenas sei que era de um toyota hj45 se nao estou em erro.

espero que me possam ajudar ;D

abraço a todos

Re:adaptaçao de turbo

ja agora dexo aki uma foto do motor

By [URL=http://profile.imageshack.us/user/maxadex]maxadex[/img]
    By [URL=http://profile.imageshack.us/user/maxadex]maxadex[/img]

Comment

Re:adaptaçao de turbo

No bj utilizam kkk 16 penso que tambem dá para o teu,depois é questão de afinação

Comment

Re:Adaptação de turbo, Motor 1H

Boas,

O turbo KKK16 é um turbo usado originalmente em motores com 2500cc de cilindrada.

Talvez tenhas de arranjar um turbo de maior capacidade, pois com um turbo pequeno, vai trabalhar muito e "berrar" precocemente.

Quanto a adaptá-lo, tens várias coisas a ter em atenção:

Precisas de identificar um ponto de óleo, com pressão de onde possas fazer uma ligação ao turbo, pois este vai precisar de óleo. Essa ligação, podes fazê-la em qualquer casa de tubagens de hidraulica.

Existem turbos que são arrefecidos a água como alguns turbos da familia Garret. Os KKK14, 16, 22, etc que conheço são arrefecidos apenas pelo óleo.

Depois precisas de uma drenagem para o óleo que sai do core do turbo e tem de descer livremente para o carter. Para isso tens de abrir o carter e furá-lo num ponto onde não haja nada por dentro que impeça e obstrua a caída do óleo para dentro do carter.

Tens também de prender o turbo ao colector de escape, e tens de "casar" as falanges do colector e do turbo (caracol de escape). O mais certo é teres de fazer uma falange igual á do turbo com furações e desenho igual e depois mandar soldar numa casa especializada, de modo a que o turbo fique com o ponto de drenagem do óleo, que sai do core, virado para baxio, para o óleo cair facilmente para o carter.

A tubagem a usar para essa drenagem do óleo do core do turbo para o carter deve ter uns 18mm de diâmetro interno.

Vais precisar de umas quantas coisas. ;D também dependendo do estado do que tens. Uma junta para o carter, óleo de motor, junta para o colector de escape,mangueiras hidraulicas, etc.

abraço ajudante
        SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Boas

Aqui vai uma ajuda não num motor H mas num 2H mas dá para ver o que tens de fazer:

Turbo 2H build thread (warning tons of pics) decided to start a new install thread that would be easier to search for new people. So here it goes: I am turbo charging my 87 HJ60 with a 2H engine. It had 260k on the clock and runs like a top. Has great low end but needs something for...

Espero que ajude

Comment

desde ja muito obrigado pela ajuda ja dada, se mais alguem tiver mais alguma informaçao e se puder da-la desde ja agradeço

abraço agradecido ;D

Comment

[quote author=z3lu link=topic=230.msg1723#msg1723 date=1286829106]
              Boas

Aqui vai uma ajuda não num motor H mas num 2H mas dá para ver o que tens de fazer:

Turbo 2H build thread (warning tons of pics) decided to start a new install thread that would be easier to search for new people. So here it goes: I am turbo charging my 87 HJ60 with a 2H engine. It had 260k on the clock and runs like a top. Has great low end but needs something for...

Espero que ajude
              [/quote]

gostei de ver a saida de oleo do turbo... nao sei é se terá escoamento de oleo sufeciente....mas .....

abraço

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=230.msg1650#msg1650 date=1286820054]
                Boas,

O turbo KKK16 é um turbo usado originalmente em motores com 2500cc de cilindrada.

Talvez tenhas de arranjar um turbo de maior capacidade, pois com um turbo pequeno, vai trabalhar muito e "berrar" precocemente.

Quanto a adaptá-lo, tens várias coisas a ter em atenção:

Precisas de identificar um ponto de óleo, com pressão de onde possas fazer uma ligação ao turbo, pois este vai precisar de óleo. Essa ligação, podes fazê-la em qualquer casa de tubagens de hidraulica.

Existem turbos que são arrefecidos a água como alguns turbos da familia Garret. Os KKK14, 16, 22, etc que conheço são arrefecidos apenas pelo óleo.

Depois precisas de uma drenagem para o óleo que sai do core do turbo e tem de descer livremente para o carter. Para isso tens de abrir o carter e furá-lo num ponto onde não haja nada por dentro que impeça e obstrua a caída do óleo para dentro do carter.

Tens também de prender o turbo ao colector de escape, e tens de "casar" as falanges do colector e do turbo (caracol de escape). O mais certo é teres de fazer uma falange igual á do turbo com furações e desenho igual e depois mandar soldar numa casa especializada, de modo a que o turbo fique com o ponto de drenagem do óleo, que sai do core, virado para baxio, para o óleo cair facilmente para o carter.

A tubagem a usar para essa drenagem do óleo do core do turbo para o carter deve ter uns 18mm de diâmetro interno.

Vais precisar de umas quantas coisas. ;D também dependendo do estado do que tens. Uma junta para o carter, óleo de motor, junta para o colector de escape,mangueiras hidraulicas, etc.

abraço ajudante
                [/quote]

excelente, mas nao esquecer Pedro que este motor tem 6cl, mas a cilindrada é quase indentica ao 3b

pessoalmente vejo o kkk16 como uma boa alternativa, pois devido á configuraçao das cambotas de 6cl estes

motores sao pasteloes a baixa rotaçao, dai que um k16 poderá ser o sufeciente para lhe dar o que é preciso...

isto de escolher um turbo vai tambem, ao encontro das necessidades e gostos de cada um

abraço

Comment

[quote author=MARCO SAMIR link=topic=230.msg1780#msg1780 date=1286836858]
                  ....

excelente, mas não esquecer Pedro que este motor tem 6cl, mas a cilindrada é quase indentica ao 3b

.....[/quote]

Sim tens razão. Não me lembrei desse detalhe. Mas estás cá tu para recordares a coisa! É bem!

abraço agradecido
                  SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

hum fico cada vez mais esclarecido se nao fosse chatear-vos muito na vossa opiniao acham que vale a pena adaptar um turbo neste motor... porque fico sempre com um pé atras... gastar dinheiro para depois nao dar em nada isso a que é mais lixado..outra coisa essa adaptaçao mais ou menos em que valores iria andar ??

abraço a todos os que me têm ajudado ;D

Comment

A trabalhar...
                    X