Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ90 - 1996 - "CarunchoTT"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

KZJ90 - 1996 - "CarunchoTT"

Boas...

À dois meses atrás, ofereci a mim próprio um exemplar TLC à muito pretendido..

Esta "obsessão" começou com no passeio da Machada, realizado num vitara 1600 a gasolina, a partir daí fiz quilómetros em pesquisa... até encontrar o animal.

Como quero o jipe para todo o tipo de terrenos e utilização pareceu-me a melhor opção.... e.... voillllaáááá!

A viatura já tem a rodagem feita :P ... 142 000 kms, não me perguntem se são reais.. pelo menos é coerente com as folhas de inspecção, que as trazia todas!!

Mas nota-se que já tem uns quilómetros de mato, pintura meio riscada e alguns pontos de ferrugem detetados... mas até ver nada de especial!!

Vinha já com algumas alterações.. P/choques frente e verso em ferro, snorkel, pneus averbados (ainda nao percebi essa cena dos pneus 33... deve ser em polegadas???), suspensão + 10cm, volante, protecçao do carter, e uma box (esta box tem uma historia engraçada, posso contar mais tarde)..

Assim que o comprei fui logo, no dia a seguir, à IPO.... Passou com destinção.

Durante os primeiros dias detectei que a ventoinha de refrigeração do motor estava quase constantemente a trabalhar, achei estranho mas fui informado que o sistema de refrigeração tinha sido alterado para poder ter um botao dentro do habitaculo para ligar a ventoinha quando necessário... uiuiui!! (pensei junta da cabeça ou cabeça estalada...).
    O A/C nao estava a funcionar, vi que o radiador do A/C estava podre!!! Ao trocar fiquei com o radiador do liquido de refrigeraçao à mostra... para meu espanto nao existia 1 favo do radiador livre era só barro e os favos todos dilatados ... bem, tive que trocar os dois radiadores, aproveitei e limpei o circuito de refrigeração.!!
    A partir daí a ventoinha não trabalha 1/10 do que trabalhava, à partida junta e cabeça...OK!!

Aproveito para colocar uma duvida se puderem ajudar... esta maquina tem tracçao às 4 permanente ou seja nesse caso terá diferencial central?!?

E que grande missal... mas sempre que falo no animal...

aproveito para dar os parabens ao forum, excelente... continuem!!

GRande abraço TT

#CarunchoTT#

Last edited by netcruiser; 23-10-2016, 16:27. Razão: Correcção do título do tópico

Boas e bem vindo

Pneus 33 é o diâmetro do pneu em polegadas, normalmente se é 33" devem ser uns 33x12,5 R15 (na teoria corresponderia a um 320/70 R15).

Quanto ao funcionamento da tracção num sei, mas a brigada dos tuperwares já aparece e esclarece-te isso 😜😜😜

Abraço e bota fotos pró tópico ficar mais colorido
    Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres

Comment

Boas,

Muito bem vindo. Tens aí uma bela máquina.. faltam é as fotos

Um abraço
      Ex KZJ70: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...toy-do-z%C3%A9

Ex BJ73: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...-73-do-z%C3%A9

GRY60: http://www.clubeflc.com/vb/forum/ext...-gr-do-z%C3%A9

Comment

Bem vindo aqui ao fórum!

Fizeste uma boa aquisição!

Não percebo os 33" num KZJ90 pois as jantes são de 16" como tal deves de ter uns 285-75-R16 que é mais ou menos o equivalente.

O jipe tem tração permanente às 4 rodas.

Faltam é aqui umas fotos da máquina!!!!

Comment

Bem vindo ao local certo dos gostadores de Landcruisers.

O carro está apresentado e o amigo ?

O passeio foi Machada /Pombal?

Gr Abraço
          João Veríssimo
          - Quem cá está é que está bem...
          - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
          http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

Comment

Boas..

Em relação aos pneus tem montados e averbados 305/70R16... Sabem-me dizer a quantas polegadas equivale?

Coloquei a questão da tracção, pois quando ligo as altas com a direcção quase trancada para a esqª dá uns estalos valentes...parece-me que é na roda frente drtª inclusive esta fica presa, terá a ver com o piso ser demasiado aderente e a roda não conseguir ter o escorregamento indicado, ou tenho algum diferencial ou junta homocinética na sucata... ou será pela altura do jipe? Nao sei...!!

Neste momento a maquina está a ver essa situação no mecânico, mas ele diz-me que não encontra nada de especial para o sintoma!!!!

Assim que a maquina sair da oficina... para esticar os pernes!! irei fazer uma secção fotografic, para apresentar o animal convenientemente!

Sim o passeio foi o da Machada em Pombal, foi qualquer coisa e foi também o meu primeiro a partir daí ... quero 4x4

Estou a morar na Redinha Pombal à 3 anos.

Mas sou Natural de Sabrosa, Vila Real!! Saudades...!!

Abraço e obrigado pela recepção.

#CarunchoTT#

Comment

Bem vindo, se tens um kZJ estás bem servido, seja ele 90 (curto) ou 95 (longo)!

Mostra-nos essa máquina e aparece!
              Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

No passado fim de semana cruzei-me contigo ... Um 90 verde com autocolantes do clube eheheh
                Quando voltar a Pombal podemos falar...

E parabéns pelo bom gosto
                Last edited by jverissimo; 29-09-2016, 17:15.
                - Quem cá está é que está bem...
                - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
                http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

Comment

Publicado por CarunchoTT Ver Publicação
                  Boas..

...
                  Coloquei a questão da tracção, pois quando ligo as altas com a direcção quase trancada para a esqª dá uns estalos valentes...parece-me que é na roda frente drtª inclusive esta fica presa, terá a ver com o piso ser demasiado aderente e a roda não conseguir ter o escorregamento indicado, ou tenho algum diferencial ou junta homocinética na sucata... ou será pela altura do jipe? Nao sei...!!

....

#CarunchoTT#

Viva..

Antes de mais, bem vindo a esta casa e parabéns pela aquisição.

Na citação dizes algo que me levanta dúvidas: "...quando ligo as altas...". Não te terás enganado e queres referir-te a ligar as baixas?

Voltando ao post inicial, tens nas mão um 4x4 de tracção permanente com diferencial central! Tens quatro posições na manete:

H - Altas (circula nesta posição)
                  HL - Altas com diferencial central bloqueado
                  N - Neutro (Para seres rebocado, mas é coisa rara)
                  LL - Baixas com diferencial central bloqueado
                  (acho que não me enganei na disposição)

Com o diferencial central bloqueado é normal notares dificuldades a virar totalmente o volante, embora eu só tenha notado "estalos", numa ou outra situação, a fazer manobras em piso de grande aderência (alcatrão ou cimento) com as redutores (Posição LL)

Abraço bloqueado
                  SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Bem vindo!!!
                    ao que parece, a máquina deve estar top!!!
                    parabéns...

Comment

A trabalhar...
                    X