Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Volante vibra em andamento!

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Volante vibra em andamento!

[quote author=filipefalcao link=topic=32192.msg94390#msg94390 date=1391601408]
    O camber como tinha dito está em 2º positivos.
    [/quote]

tu mexes-te como eu com as cunhas foi no caster... o camber é a abertura ou fecho da direcção... ajustado com a barra da direcção. []

ja agora, qual foi a altura que metes-te nas cunhas ? eu tenho 10 mm --- 1 mm e mesmo assim faltam-me 2 graus para ir para 1 positivo... [:P]

Comment

Boas
      Acho que também devo trazer o camber desalinhado.. [smile rir-se]
      Todos os BJ## LJ## KZJ7# etc etc.. (todos com eixo rigido) o Camber é fixo, só dá para "afinar" á marretada.. [smile rir-se]

José Maria

Comment

[quote author=Jose Maria link=topic=32192.msg94405#msg94405 date=1391628972]
        Boas
        Acho que também devo trazer o camber desalinhado.. [smile rir-se]
        Todos os BJ## LJ## KZJ7# etc etc.. (todos com eixo rigido) o Camber é fixo, só dá para "afinar" á marretada.. [smile rir-se]

José Maria
        [/quote]

dassse...quanto mais falo, menos acerto... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

ainda tenho muito que ler e aprender com esta gente... []

agora acho que vou falar bem... [smile rir-se] [smile rir-se]

amigo filipefalcão, e a divergencia ? como esta ?

Falei bem ? [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

[smile rir-se] [smile rir-se]

falçao tras aqui esse 73 que eu tiro esse defeito []

Comment

[quote author=armstrong link=topic=32192.msg94404#msg94404 date=1391628174]
            [quote author=filipefalcao link=topic=32192.msg94390#msg94390 date=1391601408]
            O camber como tinha dito está em 2º positivos.
            [/quote]

tu mexes-te como eu com as cunhas foi no caster... o camber é a abertura ou fecho da direcção... ajustado com a barra da direcção. []

ja agora, qual foi a altura que metes-te nas cunhas ? eu tenho 10 mm --- 1 mm e mesmo assim faltam-me 2 graus para ir para 1 positivo... [:P]
            [/quote]

Queria dizer caster [:-[ . As minhas cunhas também têm ou 10-1mm.
            O comprimento dos brincos e molas usadas também têm influência.
            Podes sempre pôr uma dose dupla de cunhas:

[]

Já agora, é preciso alinhar a direcção depois de instalar as cunhas?

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=32192.msg94407#msg94407 date=1391629923]

falçao tras aqui esse 73 que eu tiro esse defeito []
              [/quote]

Obrigado mas o valor do ferry ultrapassa o valor comercial do carro hahahahaha!

Comment

não é preciso alinhar a Direcção....

penso [] se queres resolver essa questão eficazmente vais ter que descravar as mangas de eixos

e alterar o caster das mesmas....é trabalhoso mas fácil.....como ja viste no ih8mud é a soluçao mais eficaz, eliminando pontos "mortos"

em toda a geometria da suspençao !! partindo do principio que nao tens qualquer folga que origine vibrações, pneus etc o problema reside na

suspençao !! ou entao............................. eu fazia assim.....

1- esqueces o caster por agora e dedica-te a repores a mola com o brinco invertido na mesma posição que se encontrava de origem

portanto as molas teem que ter o mesmo experto que a origem....a mola mantém o mesmo arco e os pontos do chaci sao alterados

de forma a manter as molas com a mesma geometria que vinha na origem...mesmo com o ponto fixo na frente !! imaginemos um 73

de origem, viramos a mola ao contrario, tiramos medidas, e baixamos as molas, sempre com os mesmos ângulos, subindo os pontos

onde a suspençao acenta, ao baixar o conjunto de molas, subindo os pontos onde esta acenta X cm neste caso o desejado e com o chaci

nivelado, apenas baixa todo o sistema de molas mantendo a geometria de origem com mais o X cm que pretendemos....

depois monto o eixo, deixo o carro acentar o seu peso sob suspençao, e tiro medidas....neste momento nao podes ter angulos mortos

tens o jipe mais alto X cm, mas continuas com o jipe e a suspençao STD. o facto de as molas estarem mais altas nos 2 pontos do chaci

nao altera o caster, porque a mola desce em igual sentido.....nao sei que molas tens, mas mesmo com umas OME o principio será o mesmo..

isto escrito parece uma salgueirada do diabo, e claro o portugues é basico....mas se tiveres duvidas ajudo te pelo tele....

ha 15 anos ou mais que fazemos por aqui os SPOA os primeiros que fizemos nao ficaram bem, depois fomos aperfeiçoando os mesmos

e temos aqui 73, bj40 a dar 150 klm com 35 e podes ir a fumar, e a beber uma jola que eles nao foguem, nem tao pouco vibram....

para termos uma boa geometria, aliada a altura e a uma boa condução é alterar mantendo a geometria sempre STD....

quando começamos a inventar, basta uns mm aqui, outros ali e temos uma sopa de doçes que normalmente correm mal....

abraço

Comment

tava a corrigir e nao fui a tempo....... [smile rir-se]

nas molas OME temos X curvatura, que premite X altura, etc etc as peças onde as molas apertam sao feitas tendo em conta esses cm....

no entanto para nao baralhar, podemos usar as molas STD para fazer a alteraçao, e depois ao montar as OME ai ja temos o caster alterado

se quizeremos ter o trabalho de descravar as mangas de eixo e alinhar os angulos ficamos com um geometria e uma conduçao a 100%

ou se o caster for minimo as cunhas resolvem, ter em conta os angulos das cruzetas..... [] se a ideia for meter uns pneus tipo 35 etc

nao podemos subir demasiado os pontos do chaci, com risco de ficarmos com problemas de barras Direcção e cruzetas, tendo que ir

comer ha chapa, ou fazer body lift..

abraço

Comment

Este problema começou a aparecer muito ao de leve quando meti espaçadores de 30mm de cada lado. São da Eibach portanto presumo que estejam bem rectificados.
                    Nessa altura já tinha brincos 4cm mais altos e pneus 31".
                    Entretanto investi numas molas OME e piorou um pouco mas ainda dentro de limites normais.
                    Quando troquei as rodas por jante ferro e pneu 7.50 reconstruído ficou inconduzível. Meti os brincos de origem e diminuiu a vibração, mesmo assim estava sempre delicado, e voltei a montar a estabilizadora com uns parafusos mais grossos para segurar melhor o eixo nas tremideiras.
                    O shackle reversal foi feito com as molas de origem e nem melhorou nem piorou a situação.
                    Entretanto meti uns 33" 10.5 em jante de alumínio (7kg mais leve cada roda) e piorou um pouco.
                    Voltei a repor as molas de origem e andei assim uns tempos largos. Os brincos e estabilizadora não podiam ter 1mm de folga que a vibração aparecia logo, até andava com ferramenta no carro para desenrascar.

Durante estas montagens e desmontagens troquei alguns pernos por outros duma hilux que não tinham o tamanho necessário originando folgas.

Neste momento a máquina está parada até virem pernos novos torneados com os comprimentos correctos.
                    Vou verificar folgas na caixa de direcção como foi dito anteriormente e espero resolver.
                    Se o problema persistir aí sim, algo mais radical como disse o LENHADOR.

Comment

Boas,

Já experimentas-te andar sem os espaçadores???

os pneus que agora tens são originais ou reconstruidos???

aBJraços TT
                      Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

A trabalhar...
                      X