Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KDJ95 - 2001 - "Corleone"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

KDJ95 - 2001 - "Corleone"

Clica para uma versão maior  Nome:	TLC 45.jpg Visto:	1 Tamanho	496,4 KB ID:	359556

Bom dia a todos,

O meu nome é João (nickname Corleone), sou de Lisboa e desde o passado mesmo de Outubro sou proprietário de um TLC KDJ 95 (2001) de 7 lugares

A compra de um Toyota Land Cruiser acontece depois de ter tido um Land Rover Defender 90 Td5 durante alguns anos. Um carro interessante, com alguma preparação para fora-de-estrada (essencialmente lama) e que nunca me deixou ficar mal, aparte de um episódio relacionado com a embraiagem, uma bateria "morta" e uma sonda de "EGT" que desencaixou num passeio. De resto, zero problemas.

À medida que se faz fora-de-estrada, participa-se (naturalmente) em vários passeios. O Defender é um carro adequado para a totalidade dos mesmos. Isto se não houver necessidade de percorrer distâncias superiores. Passo a explicar. Há alguns anos fiz o passeio dos "Caminhos de Santiago" com o ACP e efectivamente percebi o porquê de na gíria de rotular este modelo como "A cabra do monte que faz um pouco de estrada". Fiquei com as "costas num oito" e demorei, no final do passeio e aquando do regresso a Lisboa (vindo de Caminha) cerca de 8 horas na viagem. Poderá ter piada quando temos alguma idade. Quando já "dobrámos" (há alguns anos) a marca dos 35 anos não terá tanta. E entretanto vendi o Defender e afastei-me dos passeios durante algum tempo....mas o "bichinho" ficou cá e comecei a ver alguns modelos. Inclusivè de outros construtores.

Condução

O Toyota que tenho penso ser o maior carro que já tive até hoje - falo objectivamente em termos de comprimento e largura. Em termos de equipamento, tem tudo o que este modelo pode ter e que lhe confere um conforto impossível de ser comparável com o ido Defender. Noite e dia, diria mesmo. A entrega de potência é substancialmente diferente. O Land Rover (no Td5) tem uma entrega de potência brusca. O Toyota tem uma entrega linear. O Defender tem uma condução mais expedita, por via da sua distância menor entre eixos. O Toyota é um claro exemplo da transferência de massas - implica alguma habituação e doseamento no pedal do lado direito. Uma distracção pode ter como consequência um "toquezito" em algo, sendo que com a energia cinética que as mais de 2,0 Toneladas o resultado não vai ser agradável. Tenho a sorte de ter um carro que foi a quase totalidade da sua vida assistido na marca, sem olhar a custos. Há registos documentais de todas as intervenções realizadas na marca (e as últimas, poucas fora da rede autorizada) o que me tranquiliza.

Preparação

Ainda não fiz nada até agora. O propósito do Toyota é oposto ao propósito do Defender. Posso dizer que este será um "carro de estrada que faz algum fora-de-estrada" derivado do conforto e sem entrar em devaneios. Eventualmente uma expedição a Marrocos. Vamos ver como corre tudo.

Para já instalei algumas coisas

- 4 Pneus Cooper S/T Maxx em 265/75/16 com jantes pretas lacadas. Nota: No meu Defender tive um jogo de BF Goodrich que eram muito bons, mas falaram-me muito bem destes Cooper. A ver vamos quando os experimentar em fora-de-estrada
    - Películas nos vidros traseiros (atrás pilar B) devidamente averbadas no DUA
    - Hibridação do turbo. Aqui, uma medida preventiva. O carro tem cerca de 177.000 quilómetros e mais cedo ou mais tarde, a turbina entrega a alma ao Criador. Não há volta a dar. Hibridei a turbina por forma a ser mais seguro um aumento de potência (se enveredar por essa via)
    - Instalação de manómetros de leitura (i.e EGT, pressão do turbo, temperatura da água)
    - Molas + Amortecedores OME
    - Rádio CB + antena Santiago (transitaram do Defender)
    - Rádio com ligação "Bluetooth" para emparelhar com telefone

Wish list

- Aplicar régua de 3 manómetros (i.e EGT, pressão turbo, temperatura da água) com leitura digital;
    - Procurar moldura original (i.e 2 compartimentos) para acondicionar régua de manómetros e auto-rádio;
    - Aumentar a potência (reprogramação de centralina);
    - Estofar bancos dianteiros + lavagem de todos os estofos + aplicação de cera de abelha;
    - Encontrar Manual oficina deste modelo & motor;
    - Avançar do "caster";
    - Instalar faróis de longo alcance + botão "Carling" interior (com duas ou três posições);

(...)

Já vai longo o testemunho. Irei contribuindo com a minha experiência com este menino!

Obrigado

Um Abraço a todos
    Last edited by Corleone; 25-01-2017, 14:29.

Bem vindo João e obrigado pela partilha,

Tenho um KZJ95 e o meu tambem é um "carro de estrada que faz algum fora-de-estrada", mas felizmente tenho constatado que faz fora de estrada muito melhor do que inicialmente se possa pensar, e não estou a falar de estradas de terra.

Relativamente ás dimensões do carro, não acho assim tão grande, embora de fora pareça maior do que é, lá dentro nota-se que não é assim tão grande: o J8 e J10 são substancialmente maiores, o Discovery TD5 tb, a carrinha VW Passat ou Mercedes E são substancialmente mais compridos e largos, etc...

Também optei por esses pneus nessa medida e estou muito satisfeito na estrada mesmo em piso molhado, e fora dela tb, apesar de não os ter testado na lama.

Espero que tenhas desvalorizado a fiabilidade e capacidade desse turbo. Gostava de manter o meu original com mais débito durante muitos anos ainda. São raros os relatos de problemas neles com pressões até 1.2bar... Tenho ideia de haver muitos perto dos 300MKm sem mexer no turbo. Mas é sempre um bom upgrade...

Infelizmente a instalação desses indicadores é quase obrigatória! Bem Feito!

Sei que há por aí o manual do motor e o eléctrico... o de manutenção/reparação tb gostava de ter

Põe umas fotos que a malta gosta de admirar.

Abraço bem vindo
    """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
    Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
    _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Boa tarde. Bem vindo aeste espaco...o 95 e um carro mesmo muitobom no fora de estrada mesmo mais rijo... vais te surpreender.... ha poraqui alguns artistas com muito conhecimento desse modelo...quando tiveres duvidas certo q te esclarecem devidamente...

agora de valor era fazeres te socio do club... dava te um cartao q alem de descontos varios em parcerias q temos ... inclusive com consecionario toy na zona de lx.... dava te mais 50 cvno motor e ja nao precisavas de mais gastos com turbos ... e ainda vais a temoo de apareceres no jantar de trabalho do nuclwo de Lx dia 28....
      RABBIT

Padrinho Mor

Comment

Boas,

Muito bem vindo. Estão a faltar fotos

Tens um carro que estimado dura a vida toda.

Boas volTTinhas com ele.

Um abraço
        Ex KZJ70: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...toy-do-z%C3%A9

Ex BJ73: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...-73-do-z%C3%A9

GRY60: http://www.clubeflc.com/vb/forum/ext...-gr-do-z%C3%A9

Comment

Last edited by Passeattas; 18-01-2017, 16:00. Razão: tópico repetido
          """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
          Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
          _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Bem vindo, sem dúvida que trocaste para melhor! Aparentemente já tens as alterações mais importantes, agora é ir levando a máquina ao seu habitat natural e partilhando as fotos por cá, pois sem dúvida que tens máquina para a vida!
            Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Publicado por Passeattas Ver Publicação
              Bem vindo João e obrigado pela partilha,

Tenho um KZJ95 e o meu tambem é um "carro de estrada que faz algum fora-de-estrada", mas felizmente tenho constatado que faz fora de estrada muito melhor do que inicialmente se possa pensar, e não estou a falar de estradas de terra.
              Ainda não tive a oportunidade de o testar fora-de-estrada. Contudo, a minha ideia será mudar um pouco o TT que já fiz no passado, com outro carro, outras dimensões, outro motor. Tudo diferente. Noite e dia!

Relativamente ás dimensões do carro, não acho assim tão grande, embora de fora pareça maior do que é, lá dentro nota-se que não é assim tão grande: o J8 e J10 são substancialmente maiores, o Discovery TD5 tb, a carrinha VW Passat ou Mercedes E são substancialmente mais compridos e largos, etc...
              Tive até há uns anos uma BMW S5 e actualmente tenho uma S3. Porventura estarei mais sugestionado para esta análise tendo por base essas referências. Em todo o caso, o TLC não é um carro "óptimo" para as voltinhas em Lisboa!

Também optei por esses pneus nessa medida e estou muito satisfeito na estrada mesmo em piso molhado, e fora dela tb, apesar de não os ter testado na lama.
              Estou certo que irão cumprir cabalmente a sua função. Os BF que tive eram/são pneus com reconhecida eficácia e eficiência no fora-de-estrada. No Defender tive os KM2, sendo que os meus amigos que conheciam a versão anterior (KM1) diziam maravilhas do mesmo e nem tanto do última versão. Mas o KM1 foi um modelo descontinuado e tiveram de se render ao novo modelo. Em termos de relação preço/qualidade, optei pelos Cooper na medida em que já no passado tinha ouvido falar bem dos mesmos e para a utilização que pretendo (pouca lama) poderão ser a melhor opção. Irei partilhando a experiência.

Espero que tenhas desvalorizado a fiabilidade e capacidade desse turbo. Gostava de manter o meu original com mais débito durante muitos anos ainda. São raros os relatos de problemas neles com pressões até 1.2bar... Tenho ideia de haver muitos perto dos 300MKm sem mexer no turbo. Mas é sempre um bom upgrade...
              Aqui foi, eventualmente, a alteração de fundo mais racional - afastada das questões de alteração estética como as películas, uplift de 4cm com molas e amortecedores, etc.). No Defender tive a infelicidade de partir uma turbina e sei bem a dôr na alma (e carteira) que isso dá. A despesa associada (na altura optei por pôr uma turbina nova) foi alta e não ponderei a reconstrução da mesma. No meu caso, ainda que a quilometragem do carro seja comprovada documentalmente, os regimes de condução do antigo dono não o são. Não sei se o mesmo seguia a boa prática dos motores sobrealimentados de aguardar entre 30 segundos a 1 minuto após uma viagem longa com vista à estabilização do veio da turbina. Este, entre outros, faz parte dos pequenos detalhes que fazem a diferença e que, no final do dia, como referes e bem, poderão conduzir a períodos de utilização deste componente mais longos ou mais curtos. Eventualmente terá sido uma despesa "extraordinária", neste momento, mas não quero arriscar. Encaro como uma medida preventiva num orgão de desgaste e/ou vida limitada, como se sabe.

Infelizmente a instalação desses indicadores é quase obrigatória! Bem Feito!
              Completamente de acordo. Considero estas três leituras, em particular, as mais importantes. Há outras, mas não só não tenho espaço na consola central, como não me interessa furar o tablier para a acomodação de mais manómetros. Neste momento aguardo a chegada de um manómetro digital para temperatura "EGT". O que está instalado (analógico) não está funcional. É algo que irei resolver em breve, espero.

Sei que há por aí o manual do motor e o eléctrico... o de manutenção/reparação tb gostava de ter
              Tenho andado a ver na internet, mas o mais próximo que encontro são os manuais do modelo "Prado", penso ser a mesma designação para esta carroçaria. Contudo, para esta carroçaria / motorização (3.0 D, D4-D) ainda não encontrei nada, tipo "Bentley" ou "Haynes". Nem tampouco sei se há

Põe umas fotos que a malta gosta de admirar.
              Tentei colocar ontem mas por alguma razão aparece sempre a mensagem que a minha sessão expirou (estou a realizar o upload directamente do meu PC e não consigo).

Esqueci-me de referir que tenciono mandar estofar (e refazer) as espumas dos bancos dianteiros bem como cortar as pálas dianteiras (rodas roçam nas mesmas quando se tranca a direcção para qualquer um dos lados)

Abraço bem vindo
              Muito obrigado pela excelente recepção e partilha! Um forTTe abraço!

Comment

Publicado por rabbit Ver Publicação
                Boa tarde. Bem vindo aeste espaco...o 95 e um carro mesmo muitobom no fora de estrada mesmo mais rijo... vais te surpreender.... ha poraqui alguns artistas com muito conhecimento desse modelo...quando tiveres duvidas certo q te esclarecem devidamente...
                Muito obrigado pelas boas-vindas, rabbit! Conto receber muitas dicas e sugestões dos camaradas que conhecem bem este modelo.

Publicado por rabbit Ver Publicação
                agora de valor era fazeres te socio do club... dava te um cartao q alem de descontos varios em parcerias q temos ... inclusive com consecionario toy na zona de lx.... dava te mais 50 cvno motor e ja nao precisavas de mais gastos com turbos ... e ainda vais a temoo de apareceres no jantar de trabalho do nuclwo de Lx dia 28....
                Só preciso de saber onde me posso fazer sócio e terei todo o gosto em aparecer no jantar de dia 28.01.17 assim a minha agenda o permita! O incremento de potência poderá interessar-me, mas gostava de conhecer melhor em que consiste!

Um abraço!

Comment

Publicado por zeziniano Ver Publicação
                  Boas,

Muito bem vindo. Estão a faltar fotos
                  Infelizmente ainda não consegui realizar o upload das fotos

Tens um carro que estimado dura a vida toda.
                  É a minha intenção. Estimar para durar.

Boas volTTinhas com ele.
                  Obrigado zeziano!

Um abraço
                  Outro forTTe abraço!

Comment

Publicado por vitorlourenco82 Ver Publicação
                    Bem vindo, sem dúvida que trocaste para melhor! Aparentemente já tens as alterações mais importantes, agora é ir levando a máquina ao seu habitat natural e partilhando as fotos por cá, pois sem dúvida que tens máquina para a vida!
                    Obrigado pelas boas-vindas Vitor. Assim que souber colocar as fotos, irei partilhar convosco! Um abraço!

Comment

A trabalhar...
                    X