Bom dia a todos,
O meu nome é João (nickname Corleone), sou de Lisboa e desde o passado mesmo de Outubro sou proprietário de um TLC KDJ 95 (2001) de 7 lugares
A compra de um Toyota Land Cruiser acontece depois de ter tido um Land Rover Defender 90 Td5 durante alguns anos. Um carro interessante, com alguma preparação para fora-de-estrada (essencialmente lama) e que nunca me deixou ficar mal, aparte de um episódio relacionado com a embraiagem, uma bateria "morta" e uma sonda de "EGT" que desencaixou num passeio. De resto, zero problemas.
À medida que se faz fora-de-estrada, participa-se (naturalmente) em vários passeios. O Defender é um carro adequado para a totalidade dos mesmos. Isto se não houver necessidade de percorrer distâncias superiores. Passo a explicar. Há alguns anos fiz o passeio dos "Caminhos de Santiago" com o ACP e efectivamente percebi o porquê de na gíria de rotular este modelo como "A cabra do monte que faz um pouco de estrada". Fiquei com as "costas num oito" e demorei, no final do passeio e aquando do regresso a Lisboa (vindo de Caminha) cerca de 8 horas na viagem. Poderá ter piada quando temos alguma idade. Quando já "dobrámos" (há alguns anos) a marca dos 35 anos não terá tanta. E entretanto vendi o Defender e afastei-me dos passeios durante algum tempo....mas o "bichinho" ficou cá e comecei a ver alguns modelos. Inclusivè de outros construtores.
Condução
O Toyota que tenho penso ser o maior carro que já tive até hoje - falo objectivamente em termos de comprimento e largura. Em termos de equipamento, tem tudo o que este modelo pode ter e que lhe confere um conforto impossível de ser comparável com o ido Defender. Noite e dia, diria mesmo. A entrega de potência é substancialmente diferente. O Land Rover (no Td5) tem uma entrega de potência brusca. O Toyota tem uma entrega linear. O Defender tem uma condução mais expedita, por via da sua distância menor entre eixos. O Toyota é um claro exemplo da transferência de massas - implica alguma habituação e doseamento no pedal do lado direito. Uma distracção pode ter como consequência um "toquezito" em algo, sendo que com a energia cinética que as mais de 2,0 Toneladas o resultado não vai ser agradável. Tenho a sorte de ter um carro que foi a quase totalidade da sua vida assistido na marca, sem olhar a custos. Há registos documentais de todas as intervenções realizadas na marca (e as últimas, poucas fora da rede autorizada) o que me tranquiliza.
Preparação
Ainda não fiz nada até agora. O propósito do Toyota é oposto ao propósito do Defender. Posso dizer que este será um "carro de estrada que faz algum fora-de-estrada" derivado do conforto e sem entrar em devaneios. Eventualmente uma expedição a Marrocos. Vamos ver como corre tudo.
Para já instalei algumas coisas
- 4 Pneus Cooper S/T Maxx em 265/75/16 com jantes pretas lacadas. Nota: No meu Defender tive um jogo de BF Goodrich que eram muito bons, mas falaram-me muito bem destes Cooper. A ver vamos quando os experimentar em fora-de-estrada
- Películas nos vidros traseiros (atrás pilar B) devidamente averbadas no DUA
- Hibridação do turbo. Aqui, uma medida preventiva. O carro tem cerca de 177.000 quilómetros e mais cedo ou mais tarde, a turbina entrega a alma ao Criador. Não há volta a dar. Hibridei a turbina por forma a ser mais seguro um aumento de potência (se enveredar por essa via)
- Instalação de manómetros de leitura (i.e EGT, pressão do turbo, temperatura da água)
- Molas + Amortecedores OME
- Rádio CB + antena Santiago (transitaram do Defender)
- Rádio com ligação "Bluetooth" para emparelhar com telefone
Wish list
- Aplicar régua de 3 manómetros (i.e EGT, pressão turbo, temperatura da água) com leitura digital;
- Procurar moldura original (i.e 2 compartimentos) para acondicionar régua de manómetros e auto-rádio;
- Aumentar a potência (reprogramação de centralina);
- Estofar bancos dianteiros + lavagem de todos os estofos + aplicação de cera de abelha;
- Encontrar Manual oficina deste modelo & motor;
- Avançar do "caster";
- Instalar faróis de longo alcance + botão "Carling" interior (com duas ou três posições);
(...)
Já vai longo o testemunho. Irei contribuindo com a minha experiência com este menino!
Obrigado
Um Abraço a todos
.

São raros os relatos de problemas neles com pressões até 1.2bar...
Tenho ideia de haver muitos perto dos 300MKm sem mexer no turbo. Mas é sempre um bom upgrade...

Comment