Publicado por Passeattas
Ver Publicação
Aviso
Colapsar
Não há avisos ainda.
KDJ95 - 2001 - "Corleone"
Colapsar
X
-
Boas,Publicado por Corleone Ver PublicaçãoBom dia a todos,
...
Um dos aspectos que terei de ver em breve é a questão do alarme (GT).
...
Como te disse, também tenho um alarme GT (talvez a versão anterior porque a caixa é diferente e o carro mais antigo).
Entrei em contacto com a Leartronic (representante GT, o contacto está em baixo) via email e telefone e foram mesmo muito prestáveis. Ajudaram-me com as questões técnicas e enviaram-me por correio a peça que me permitiu resolver o meu problema a preço acessível.

Boa sorteLast edited by Passeattas; 06-03-2017, 13:48."""'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
_________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________
Comment
-
Boa tarde Passeattas,Publicado por Passeattas Ver PublicaçãoBoas,
Como te disse, também tenho um alarme GT (talvez a versão anterior porque a caixa é diferente e o carro mais antigo).
Entrei em contacto com a Leartronic (representante GT, o contacto está em baixo) via email e telefone e foram mesmo muito prestáveis. Ajudaram-me com as questões técnicas e enviaram-me por correio a peça que me permitiu resolver o meu problema a preço acessível.

Boa sorte
Desde já obrigado pelo contacto. Irei concerteza entrar em contacto com a empresa cujo contacto disponibilizaste. Contudo, e na medida em que sou um leigo na matéria, irei questionar esta empresa quem será o instalador que me recomendam na área da Grande Lisboa para que todo o sistema seja visto. Especialmente na questão da cablagem e a parte de fusível.
P.S.: Não consigo ver o contacto.
AbraçoLast edited by Corleone; 06-03-2017, 13:51.
Comment
-
eu vejo bem. de qq. modo podes procurar por leartronic no google.ptPublicado por Corleone Ver Publicação
...
P.S.: Não consigo ver o contacto.
Abraço"""'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
_________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________
Comment
-
Boa tarde,Publicado por Passeattas Ver Publicação
eu vejo bem. de qq. modo podes procurar por leartronic no google.pt
Já entrei em contacto com eles e já me deram orientações. Obrigado. Abc
Comment
-
Boa tarde,
Continua a senda do azar. Por altura da minha visita à Rodo-box para aferição dos níveis de óleo, como tinha referido numa mensagem anterior, o André verificou que a roda esquerda traseira tinha vestigios de óleo.
Tudo começou por uma tarefa de afinação do travão de mão. Por altura do averbamento da película no livrete, o carro teve de ser sujeito a uma inspecção B e, entre outras coisas, foi verifcada a potência de travagem - frenómetro. Na altura, o carro evidenciou que a roda esquerda traseira travava menos. E foi dada nota (verbal) disso mesmo ao funcionário que levou o carro à dita inspecção.
Com a reposição dos níveis e "servicing" dos diferenciais, também o traseira foi mexido. O nível da valvolina foi reposto - ligeiramente em excesso na medida em que o carro está subido (explicação dada pelo André) - e consequentemente, os retentores que lá estavam, e que eventualmente já não têm a sua função, com a valvolina colocada a nível, deixam passar a mesma. Consequência, evidência de óleo na cava na roda e jante esquerda molhada. E aconteceu tudo hoje de manhã. Numa visita que se queria rápida. Era "apenas" o sangramento do sistema de travagem e a afinação do travão de mão que estava previsto como tarefas.
O nível do óleo do motor também terá de ser revisto, na medida em que a luz avisadora de tal acendeu algumas vezes no Sábado anterior e este. Não é preocupante e vai ser colocado a nível.
Como estratégia, acordei com o André que vai ser corrigido tudo. Não só do lado esquerdo, mas também do lado direito. Mais uma vez, a boa prática impera e sugere que assim seja feito. O material será não OEM, na medida em que há bons produtos para esta situação concreta sem que seja necessário recorrer à Toyota, a não ser algumas molas.
Foi pena o meu menino ter ficado na oficina. E irá ficar mais uma semana. As peças têm de ser identificadas e tem de ser colocada a encomenda. A demorarão a chegar alguns dias. Com alguma sorte terei o carro pronto de hoje a uma semana. Veremos.
Com este novo acontecimento, terei de adiar a minha visita ao instalador dos alarmes GT (que estava prevista para o próximo Sábado). E na semana seguinta (25.03.17) terei a estreia oficial do menino no "Offroad". Esperemos que tudo corra pelo melhor!
Abraço
Comment
-
Boa tarde,
Por altura da visita à Rodo-box para verificação dos níveis, percebeu-se que havia uma fuga de óleo (valvulina do diferencial traseiro) na roda traseira esquerda. E foi algo que aconteceu hoje, na viagem de Lisboa para a oficina. O resguardo do disco traseiro esquerdo estava molhado e o interior da cava da roda igualmente salpicado de óleo "fresco". Minutos depois de ter sido colocado o carro no elevador.
O problema não é novo e já era do meu conhecimento. Sintoma? Perda de potência de travagem nesta roda e verificado no frenómetro da IPO a que o carro teve de ser presente para averbamento / legalização da película escurecida nos vidros. Na altura foi feito o comentário (verbal) por parte do inspector dessa situação ao funcionário da empresa que aplicou a película e que levou o carro à inspecção. Mais tarde transmitiu-me isso mesmo.
Com os recentes trabalhos realizados na Rodo-box (e que incluiram, entre muitos outros, o servicing do diferencial traseiro) a valvulina foi posta a nível. Consequentemente, e havendo um retentor daquela roda que já não exerceria a sua função, o mesmo começou agora a deixar passar este fluido. Poderia já haver uma fuga antiga que tivesse feito descer o nível e agora com o mesmo reposto, percebe-se que o retentor já era!
Uma ida à oficina com um objectivo de realização de tarefas relativamente simples (i.e. afinação do travão do mão, verificações dos níveis dos fluídos e sangramento do sistema de travagem) revelou ser mais um período de imobilização. Bem sei que há coisas piores, mas também sei que a factura da manutenção deste carro começa a ser pesada. Neste caso, e estrategicamente, optei também po ver também o lado direito do carro. Ainda que o prato do disco traseiro direito estivesse seco (contrariamente ao do lado oposto) é uma questão de tempo até que os retentores deste lado comecem a deixar passar óleo. E já que se vai mexer num lado, mexe-se já no outro. "Safe side". Manutenção preventiva. É um valor que pago hoje, mas que me permitirá uma utilização despreocupada.
A luz do óleo do motor também acendeu a semana passada e hoje, a caminho da oficina, logo pela manhã. Nível baixo e será também rectificado.
Com tudo isto, terei de adiar a minha visita ao instalador dos alarmes GT da região de Lisboa, que tinha programado para o próximo fim de semana. Da breve conversa que tive com o mesmo ao telefone esta semana, disse-me que o problema não estará no alarme na medida em que não há consumo de energia eléctrica que produza um estrago como aquele que mostra a foto do André (i.e. fusível derretido). Poderá é estar algo instalado numa determinada linha e que provoca essa sobrecarga eléctrica (o que me leva a pensar porque não funcionou nesse caso o fusível, sendo essa a sua função). Na medida em que a cablagem do alarme está desligada, não é tão preocupante e a visita poderá ser adiada uns dias. Mas é algo que terá de ser revisto "asap", até porque foi um fio que liga ao alarme que provocou isto. Só mesmo sendo visto por quem sabe.
No final de semana seguinte, acontece a estreia oficial do meu menino no "offroad" num curso que vou realizar - consolidação da matéria aprendida há vários anos. Estou certo que terei um carro preparadíssimo nessa altura!
Abraço!Last edited by Corleone; 11-03-2017, 19:48.
Comment
-
Então e novidades? Como ficaram esses rabos de palha?
E o curso? Claro que a máquina se portou á altura, mas e o resto?
Abraço"""'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
Comment
-
Bom dia,
Nem sempre o tempo abunda por estes lados pelo que, antecipadamente peço desculpa pelo demora na actualização deste tópico.
1. Curso TT
O curso não podia ter corrido melhor. Foi um pouco "tirado a ferros" na medida em que o material demorou só chegou na 5F ou 6F (sendo o curso no Sábado passado) pelo que decidimos, eu e André em deixar as coisas como estavam, o carro fazer o curso e depois voltar a ir para lá para tratar do assunto pendente com mais calma. A outra opção era não fazer o curso que foi de imediato eliminada por mim, até porque foi um curso pago. Avaliada a situação em si, optou-se por seguir o plano de realizar o curso. Já aqui referi que venho do mundo Land Rover (Defender Td5) e portanto, nada melhor que este momento para comparar ambos no fora de estrada.
2. Fora de Estrada
2.1 Pneus
Os Cooper que tenho instalados cumprem de forma fiel a sua função. Em lama "limpam" com facilidade e nos demais tipos de solo (areia e terra solta com pedra) trabalham muito bem. Aliás, o instrutor deste curso disse logo muito bem dos pneus (comparando com os outros pneus instalados noutros carros que estavam no curso), referindo que são dos pneus que melhor relação têm na estrada e no fora de estrada. Muito equilibrados. De notar que tirámos pressão aos pneus, em todos os carro antes do curso começar. O valor sugerido foi de 1,5 bar, sendo que nos foi dito que há outros fabricantes cujos modelos podem trabalhar com pressões inferiores - logo ainda maior eficácia e eficiência.
2.2 Ângulos de Ataque, Ventral e de Saída
Escusado será referir que os 3 ângulos mais conhecidos do fora de estrada, neste meu carro, são comprometidos: ataque e saída, por um lado e em consequência de ter os pára-choques dianteiro e traseiro OEM e o ângulo ventral, por via de ter os estribos ainda instalados, por outro. Ainda assim, e para o conteúdo programático que estava previsto para o curso, e objectivamente falando dos solos arenosos, pedra solta e lama não senti qualquer dificuldade. Nem tampouco na transposição de barrancos ou na subida de ladeiras íngremes. Um comportamento ímpar. Uma delicadeza e eficácia digna de nota mas com a nota mental de uma possível afectação nos ângulos (se porventura me decidir na prática de um fora de estrada mais ousado).
2.2.1 Bóia de combustível
Ainda neste tema dos ângulos, experimentámos a data altura, o ângulo lateral colocando para tal as duas rodas direitas num plano inclinado. O exercício consistia em percebermos os limites do carro e conseguirmos aferir até onde nos sentíamos seguros. Nota: Claro que o "meu sensor" de perigo foi accionado muito antes dos limites do carro. Mas faz parte. A finalização do exercício era continuar a progredir no plano inclinado e a dada altura com uma guinada brusca (neste caso para a esquerda) realizar uma manobra evasiva. Quando a fiz, percebi que a bóia do combustível ficou "presa". Foi-nos pedido que tivéssemos 1/2 depósito de combustível - e era o que eu tinha - pelo que, uma indicação de tanque cheio naquele momento era errónea. Só passado algum tempo a indicação voltou a ser a correcta. Curiosamente, no final do passeio, percebi que a agulha pouco tinha descido do meio depósito o que me causou alguma estranheza. Resolvi então atestar o depósito e perceber se a agulha subia (e a bóia desprendia). Subiu. Agora é monitorizar o consumo de combustível e verificar se a agulha desce em conformidade.
2.3 Potência e Binário
Percebi que que tenho de melhorar o conhecimento da curva de potência/binário deste motor. Houve alguns momentos (especialmente em solo arenoso) - e no qual tipicamente é necessário ser mantido um ritmo mais vivo - em que a não utilização correcta destas curvas fez com que o carro não progredisse como esperado De resto, e nos outros tipos de solo, tudo excelente.
Temas pendendes
- Rádio CB: Curiosamente não funcionou no dia do curso. Tenho de perceber o que se trata.
- Manómetro com multi-leituras: Estou a ponderar a aquisição e instalação de um manómetro com multi-leituras (e.g. EGT, pressão do turbo e temperatura da água) para colocar na posição do relógio;
- Alarme GT: vou agendar visita "asap" - ainda não tive disponibilidade para lá ir:
- Afinação do travão do mão: razão pela qual o jipe está com o André neste momento. Deve ficar resolvido no início da próxima semana.
Fotos
Abraço a TTodos6 Photos
Comment
O manual do motor e o manual da carroçaria (que deverá ser em tudo similar à do KZJ 95). Fica a falta os esquemas eléctricos.
Comment