Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KDJ95 - 2001 - "Corleone"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Publicado por Thoregh Ver Publicação
    Boa tarde. A Delfi tem exactamente o que queres. É o monitor que controla o que quiseres desde que instales os sensores correspondentes (velocidade, nível água, temperatura água, óleo nível e temperatura, pressão do turbo etc, etc...) tem mais ou menos as dimensões da porta do cinzeiro. Uma coisa muito boa nesse sistema da Delfi, é que podes definir alarmes para seres avisado com antecedência. O display é em led orgânico verde e enquadra bem no tablier.
    Viva Thoregh, desde já obrigado pela partilha. Tive um sistema muito similar ao que referes no meu (ido) Defender. Era uma caixa preta que tinha exactamente esses "alarmes", mas de uma forma diria...primária. Ou seja, imaginemos que havia uma fuga de óleo que drasticamente baixasse o nível do mesmo. A luz vermelha desse indicador acenderia. Ou se faltasse a água, seria a luz desse indicador que acenderia. Se não estou em erro chamava-se "EMS", não sei precisar nem tampouco se era desse Fabricante "Défi". Vou investigar certamente e procurar perceber se tenho uma indicação quantitativa para cada uma das leituras (ºC, bar, km/H e nível de água). Muito obrigado! Abraço!

Comment

Boa noite,

O que o amigo Thoregh refere é este sistema - com muito melhor aspecto do que eu tive:

Vou ter obter preços. O sistema, pelo que li (na diagonal) é vendido em parcelas: display + sensors. Resta saber quando fica (entregue em PT) e a mão de obra associada à instalação.

Abraço!

Comment

Bom dia,

Partilharei a experiência do curso de resgate que fiz no Sábado passado mais tarde. Fica prometido.

Relativamente à parametrização dos valores que falei no meu post anterior, queria aqui perceber convosco quais serão, na vossa opinião, as leituras "obrigatórias".

Este sistema - e depois de ter falado há minutos com o representante cá em Portugal - está muito virado para os carros (atmosféricos) utilizados em trackdays. Não obstante, é tudo uma questão de sensores diferentes e extensões para se obter as leituras pretendidas. O ecran tem cerca de 10,5cm x 6,5cm. Terei de pensar, caso opte por esta solução, onde o coloco!

Na minha perspectiva, vejo importância a leitura da pressão do turbo, temperatura da água e pressão do óleo. Eventualmente deixaria aqui "cair" o EGT. Ou não. Digam-me qual a vossa perspectiva.

Obrigado!

Comment

Boas,
          para mim, a EGT é a mais importante. A que reflete com maior fidelidade o esforço e temperatura do motor!
          Acho a pressão do turbo útil mas sobrevalorizada (para quem não anda sempre em modificações) ... depois de afinado, só serve para detectar algum problema que quando acontece (fuga ou sobrepressão) nota-se bem sem manómetro.
          é uma questãoum pouco pessoal...
          Abraço em perspetiva.
          """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
          Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
          _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Publicado por Passeattas Ver Publicação
            Boas,
            para mim, a EGT é a mais importante. A que reflete com maior fidelidade o esforço e temperatura do motor!
            Acho a pressão do turbo útil mas sobrevalorizada (para quem não anda sempre em modificações) ... depois de afinado, só serve para detectar algum problema que quando acontece (fuga ou sobrepressão) nota-se bem sem manómetro.
            é uma questãoum pouco pessoal...
            Abraço em perspetiva.
            Bom dia Passeattas!

Obrigado. Considero igualmente a "EGT" um bom e importante parâmetro. Concordo também com a questão da pressão do turbo.

Na medida em que se está a obter uma cotação para display e sensores, além da monitorização da "EGT" que mais valores ponderarias?

Abraço

Comment

Bom dia,

Como prometido, algumas impressões relativo ao curso de resgate.

Mais uma vez muito bem organizado. Praticamente um dia inteiro (0900H - 1700H) com uma hora de intervalo. Não foi um curso tão intensivo quanto o anterior, mas foi igualmente interessante.

O nosso camarada "Passeatas" também marcou presença neste curso (nota: eu só soube dois dias antes) pelo que foi interessante perceber que a configuração exterior de ambos os carros é idêntica, no que toca a elementos estruturais para resgate. Também estavam presentes outros modelos, de outros Fabricantes (i.e. Land Rover e Mitsubishi) o que permitiu perceber as várias diferenças e soluções adoptadas por cada um.

O KDJ 95 não é o exemplo perfeito de um carro para realizar um resgate equilibrado. Porquê? Porque só possui um ponto de fixação (para uma cinta, manilha ou cabo) na parte dianteira (posterior) do carro e outro ponto de fixação na parte traseira (posterior). Não é preciso ter um curso de engenharia mecânica para perceber que aquando de um resgate, estes carros não têm uma distribuição de forças equitativa como aquela que tem lugar em carros com 2 pontos de fixação - solução ideal. A situação poderá ser ultrapassada com a instalação de um olhal extra, preferencialmente aparafusado com elementos de ligação adequados. Há espaço para isso nos nossos carros. Foi explicado durante o curso que é preferível a adopção dos parafusos para a fixação dos olhais (ou ganchos, como os originais) em detrimento da solda, na medida em que o parafuso poderá funcionar como "fusível", ao passo que a solda pode ir perdendo a sua função ao longo do tempo sem que se perceba e numa determinada situação de esforço, fracturar. Esta será, portanto, mais uma alteração que terei de equacionar realizar algures no futuro.

O curso de resgate compreendeu essencialmente três tipos de solo: lama, areia e terra solta. Naturalmente que todos os tipos sugerem abordagens diferentes e, previsivelmente, material diferente. Não é meu objectivo estar aqui a desenvolver as mesmas, mas asseguro que o meu Toyota "só perdeu" para um Range Rover Sport, na superação de um obstáculo específico (i.e. ladeira com dois patamares), na medida em que este último utilizou as suas ajudas eléctrónicas e o instrutor deste curso recomendou que o meu carro fosse "guinchado" para poupar o meu KDJ. Mas referiu que o meu carro faria o mesmo. Mas com mais esforço e eventualmente um maior desgaste (i.e. embraiagem).

Já na parte final do curso, em terreno arenoso, notámos um barulho vindo da direcção (quando se roda a mesma para o lado direito, e quase trancada). Foi o camarada Passeatas que tinha acabado de estacionar o seu carro que deu nota disso mesmo. Há uma elevada probabilidade de ser a homocinética. A ver vamos na próxima visita ao Dr. André!

Nota: Dêem-me por favor sugestões quanto aos parâmetros que devo considerar monitorizar.

Obrigado.

Abraço

Comment

Boa tarde,

O carro está neste momento no electricista desde a semana passada (razão: conciliação de agendas foi quando se tornou possível deixar o carro).

Aparentemente, há muita "salganhada" na cablagem eléctrica e, na mesma linha que tenho adoptado até aqui - preventivamente antever alguns problemas que poderão tornar-se graves, pedi que fosse revista toda a instalação eléctrica. Desde cabos eléctricos descarnados, alguns cabos eléctricos enrolados com fita-cola "normal-preta" quando devia ser utilizada fita de pano como na instalação original...enfim. Um pitéu!

Pedi para verificarem em particular o alarme (que já me aconselharam a substituição por um mais moderno e estanque), as ligações dos manómetros instalados recentemente e ainda dos módulos existentes (i.e. TAE e vidros). Pelo caminho pedi para reverem também a instalação do CB que me disseram que por vezes é mal ligado e tem um consumo anormal de energia.

Mais notícias em breve.

Abraço

Comment

O mal é começar-se a mexer depois vai-se vendo os problemas todos :/

Boa sorte com essa reparação!

Comment

Vale sempre a pena resolver essas coisas para não causar problemas maiores!
                    Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Se todos tivessem uma atitude tão precavida e preventiva como tu, havia menos gente a quixar-se.
                      Sempre se confirmou detioração na homocinética esquerda?
                      Abraço à defesa
                      """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
                      Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
                      _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

A trabalhar...
                      X