Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KDJ95 - 2001 - "Corleone"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Bom dia,

Obrigado pelas participações.

Efectivamente tenho tentado manter-me fiel à linha da manutenção preventiva. A parte eléctrica é particularmente importante, na medida em que o carro já vai tendo alguns componentes instalados (e.g. alarme, manómetros, auto-rádio, rádio CB) e não estou seguro das instalações terem sido sempre realizadas por pessoal competente.Alguém que realize as coisas de forma consciente e responsável. Por consciente, entenda-se saber o que se está a fazer e por responsável fazer as coisas bem feitas e tendo presente a segurança.

A título de exemplo, a ligação do alarme terá de ser refeita bem como as ligações aos módulos "VE" + "TAE". Porquê? Porque há diferentes formas de realizar a instalação de um alarme. E a forma como o alarme que carro tinha não foi a melhor. A questão que referi no meu post anterior é precisamente aqui que foi verificada (i.e. a utilização da fita preta normal em detrimento da fita pano como, ou a não arrumação dos cabos eléctricos). São detalhes que na minha opinião de leigo nesta matéria fazem toda a diferença.

Pedi também que fosse instalado um corte de corrente. No caso, será instalado no interior do compartimento do motor. Havia lá um, mas o electricista sugeriu-me que fosse instalado um outro melhor e mais prático.

Para terem uma ideia, disse-me o electricista que encontrou vários fios descarnados em algumas zonas sensíveis. Preocupa-me isso. Entreguei o carro a semana passa com data prevista para o final da semana, mas com estas notícias pedi que o sistema eléctrico do carro fosse revisto. Para ter um carro seguro nesse domínio e não ter surpresas.

Dir-me-ão que tudo isto - a juntar à manutenção da Rodobox - é onerosa. Talvez seja. A questão é precisamente antever possíveis problemas. Até ao momento, penso ter tomado as decisões correctas. E estou com a consciência tranquila.

Passeatas, a questão das homocinéticas será tratada/vista quando o carro fôr afinar o travão de mão. Na medida em que está em falta esse trabalho, quando lá fôr, peço para essa situação ser devidamente vista.

Um abraço

Comment

Bom dia.

Já tenho o carro comigo. Foi instalado um alarme novo, refeita a instalação do rádio CB e realizadas várias correcções necessárias.

O manómetro do EGT, por via da sua sonda não estar ligada, não está em funcionamento. Os manómetros da pressão do turbo e da temperatura da água estão ligados (i.e. retroiluminação e sondas a funcionar).

Na próxima semana o carro deverá ir para a oficina para a afinação do travão de mão (trabalho em falta) e para a verificação das homocinéticas.

Reparei ontem que tenho o vidro dianteiro com uma pequena estaladela na zona da banda verde. Não é crítico, mas talvez tenha de o trocar num futuro próximo. Irei estar atento para perceber se há evolução da mesma. À partida não é muito mau na medida em que é do lado do pendura e numa zona em que não interfere com a visão.

Ando a ponderar seriamente no final deste ano (ou no próximo) ir a Marrocos. Já estou em conversações com algumas associações nesse sentido e à medida que fôr obtendo mais detalhes, vou aqui partilhando. Para já, sistema de travagem, embraiagem, refrigeração, amortecedores e pneus serão os pontos em que já me aconselharam alguma atenção. A parte boa é que todos estes sistemas já foram revistos nas últimas idas à oficina, mas mais próximo, irei solicitar que seja verificado a parte da embraiagem e refrigeração. O resto é novo pelo que não haverá necessidade de atenção focada.

Um abraço

Comment

Bem, isso está a ficar melhor que novo!

Os meus parabéns pelo empenho e dedicação na manutenção da viatura!

Agora acho que já podes pegar nele e usufruir para colocares aqui umas fotos

Comment

Publicado por tiago.a Ver Publicação
          Bem, isso está a ficar melhor que novo!

Os meus parabéns pelo empenho e dedicação na manutenção da viatura!

Agora acho que já podes pegar nele e usufruir para colocares aqui umas fotos
          Bom dia Tiago!

Obrigado. Assim que tiver mais tempo colocarei aqui algumas fotos.

Um abraço

Comment

Boa tarde,

O carro está de novo na Rodo-box. Neste momento já tem o travão de mão afinado (era o que estava em falta) e aproveitando a sua ida lá, vai verificar a questão da homocinética direita. Material da concorrência + mão-de-obra, ainda deve rondar algumas centenas de euros. Mas melhor do que ficar aí parado num sítio qualquer, ou mesmo em Marrocos.

O alarme também está bem instalado. Contudo, a moldura metálica que acondiciona o auto-rádio foi mexida e não possibilita que a correcta fixação do auto-rádio. Resultado: no outro dia ao colocar o painel destacável o rádio quase desapareceu atrás do tablier. Terei de passar pelo electricista entretanto para proceder à fixação.

Estou a pensar obter um orçamento para instalação de um sistema de gavetas de arrumação. A ideia não é nova. Mas materializa-se depois de ter visto a solução instalada num dos carros (i.e. Land Rover Defender) da organização dos passeios da Paralelo Aventura. Poderá ser algo engraçado, mas caro (nunca menos de 1.000€). Implica produzir algo específico, amovível e a remoção dos bancos extra traseiros (2). E com a possibilidade de posteriormente serem instalados um dia que se justifique.

Consegui, com algum esforço e tempo, o contacto de um parceiro da "Adonis" cá em Portugal. Preparei um e-mail, mas infelizmente foi rejeitado aquando do envio. Em todo o caso, conto obter a cotação do material. Numa breve troca de mensagens com outro instalador deste preparador em Espanha, foi-me dito que não há necessidade da instalação de um IC novo. Posteriormente, em conversa com o André, e dado que o meu IC está em bom estado, poderei não avançar por esta via. O turbo, como já tinha referido há uns meses, está hibridado (e foi revisado pela Bosch) pelo que será um componente que não me dará problemas. O André à partida fará a instalação do kit da "Adonis". Mas preciso de saber mais dados em concreto. E saber se se trata da preparação "Classic" ou "Raid". O preço que me foi dado ronda os 1.300€ (chave na mão), só material.

Para já, é tudo. Tenho outras ideias, que vão aparecendo e desaparecendo. E irei partilhando.

Nota: Tenho o set de 4 jantes OEM impecáveis, à venda com pneus (50% piso). Eventualmente poderei avançar para umas outras jantes que vi há dias. Mas dependerá da venda destas. Se alguém estiver interessado, ou souber de alguém, por favor contacte-me. Entrego os 4 conjuntos (pneus + jantes) mão em Lisboa.

Um abraço!

Comment

Boa tarde,

Rápido ponto de situação

1. Moldura metálica do auto-rádio: Não está bem fixa ao tablier. Tenho de voltar ao electricista para a fixar convenientemente. Por pouco, no outro dia, ao colocar o painel destacável, o auto-rádio não desapareceu para trás do tablier.

2. Afinação do travão de mão: resolvido. O tema do sistema de travagem traseiro está, agora, finalmente resolvido.

3. Homocinética direita: Sem ter ainda o orçamento final na mão, o André já me foi dizendo que com material (sem ser OEM) e mão-de-obra, estamos a falar de algo que com lavagem, inspecção, etc., rondará algumas centenas de euros.

4. Adonnis: Através de um contacto que realizei com um representante desta marca em Espanha consegui obter um contacto de um representante / parceiro em Portugal. Enviei um e-mail mas veio de volta. Terei de, com calma, realizar um contacto (eventualmente telefónico) no sentido de obter mais detalhes. Em todo o caso, foi-me dito que a instalação terá de ser realizada por alguém com conhecimentos de electricidade, ou seja, não pode ser alguém curioso. Por outro lado, não há necessidade de instalação de um IC novo (ou de maiores dimensões). Falei entretanto com o André que também me disse que seria adequado o meu IC na medida em que o mesmo está em boas condições.

5. Gavetas de arrumos: aqui poderá potencialmente existir mais um projecto oneroso (não menos de 1.000€€). Não é uma ideia nova, mas materializa-se desde o último passeio que fiz e após ter visto a solução para um Land Rover Defender da organização da Paralelo Aventura. Implica a remoção dos 2 lugares extra (que poderão ser instalados em qualquer momento, assim haja necessidade) e a produção de um sistema amovível. A ver vamos.

6. Manómetros: este ponto está adiado. Tenho de falar com mais calma com o André para perceber se valerá a pena avançar para uma solução mais complexa ou se eventualmente adopto uma solução de um manómetro multi-leituras de mais simples instalação e selecção.

Nota: Tenho para venda o meu set de 4 jantes OEM impecáveis (com respectivos pneus com cerca de 50% de piso remanescente). Caso haja algum interessado(a), por favor deixem-me saber via PM. Entrego em mão na zona de Lisboa. Obrigado

Um abraço!
              Last edited by Corleone; 20-06-2017, 14:36.

Comment

Bem isso vai aí uma lavoura do caraças...

Mas a ideia da Adonis e da arrumação é altamente, pena a quantidade de euros necessários

Boa sorte com o projeto!

Comment

Bom dia,

Acabei de falar com o distribuidor para o território nacional da "Adonis". Partilho convosco o resumo da conversa telefónica:

- Há duas preparações possíveis (eu já sabia): a Classic e a Raid. Esta última é a usualmente utilizada em carros que fazem provas;
                  - É importante enquadrar o motor que é. Sendo "D4-D" (common rail) o incremento de potência não é tão notório. Grosseiramente falamos em aumentos de 35 cavalos enquanto que se fôr um motor "não common rail" os valores de aumento de potência poderão ser significativamente superiores (> 70 cv);
                  - O valor da Adonis "Classic" rondará os 1.250€ (+ iva) enquanto que a "Raid" rondará os 1.700€ (+ iva). Valores que teriam de ser confirmados com tabela à frente (o meu interlocutor não a tinha naquele momento);
                  - A preparação da Adonis não é mais do que uma box que funciona complementarmente à box que os nossos carros já têm. Não sendo nada "da NASA", é importante que seja instalada por alguém que perceba o que está a fazer (envolve corte e solda de cablagem eléctrica). Qualquer dúvida que haja, é esclarecida facilmente telefonicamente;
                  - Não há stock destas preparações Adonis (o que faz sentido). Sempre que é necessário, é efectuada a encomenda a uma pessoa. Sim, é uma pessoa que prepara estas boxes da Adonis.
                  - Comutador "ON / OFF" que possibilita o seleccionar se se pretende a preparação a funcionar (ou não);
                  - Não há necessidade de instalar IC de maiores dimensões;
                  - Poderá dar-se o caso de haver uma box disponível e aí o tempo de entrega é mais curto. Mas regra geral não têm disponível para entrega imediata;

Foi então falada na hipótese de reprogramação da centralina e onde se poderá ir buscar um incremento de potência mais significativo que a box da Adonis.

Vantagens

- Mais barato (~ 500,00€) inclui mapeamento, testes vários e teste de potência;
                  - Permite um aumento de potência mais interessante;
                  - Trata-se de alguém que tem preparado carros para o Dakar

Desvantagens

- A reprogramação é realizada no centro do País (instalações do preparador);
                  - O carro está sempre com a preparação activa. Não dá para desligar;
                  - A Toyota tem as caixas de potência com códigos complexos. Nada é impossível, mas não é tão fácil como outros fabricantes. Em todo o caso, o carro tem de ficar cerca de dois dias imobilizado: para ser feita essa avaliação (cujo resultado poderá ser no go) e caso seja viável, testes e parametrização.

Para pensar bem.

Um abraço

Comment

No meu caso tenho uma box de potência da Toyota, tem a vantagem de dar para desligar, o que nunca o faço. Não noto grande potência adicional, mas por um ensaio no banco que fiz nota-se a mesma potência mas a começar mais cedo, e isso sim se nota que a uma velocidade em que se teria de mudar de 3ª para 2ª velocidade, agora faz-se bem em terceira.
                    Quanto a mim parece-me uma boa escolha, e se não me engano já houve quem metesse a Adonis e acabou por a tirar devido a problemas, creio que foi o Peterumble...
                    Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Amigo corleone, não conheço nenhum caso concreto de quem tenha reprogramado\ remapeado\ chipado estas centralinas. Já vi relatos na net de que é possível, mas até hoje ainda não acredito. Que eu saiba a Toyota nunca divulgou os endereços dos mapas nem o código fonte...
                      Ainda continuo convencido com a T-box ( + - 300) ou Unichip (+ de 550)
                      Abraço
                      """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
                      Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
                      _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

A trabalhar...
                      X