Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KDJ95 - 2001 - "Corleone"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Publicado por Kintas Ver Publicação
    Boas, Li um bocado de relance toda a tua historia e venho dar-te o meu feedback.
    Bem-vindo e obrigado!

Belo jipe muito bonito!
    Tenho um KZJ 90 do ano 2000 que comprei em 2016, comprei uma Tbox e meti na posição mais bruta.
    Tenho amigo com KZJ95 box adonis com teste em banco de potencia medindo 190cv, sei apenas que o meu landcruizer quando ligo o botaozinho manda uma abada ao que tem o sistema adonis. Ate no consumo o meu faz menos 2lts que o dele.
    Para o carro do teu amigo (KZJ95), pelo valor que referes, deve ser a preparação mais conservadora (Classic). Tens outra mais agressiva (Raid) com valores de potência, para esse motor, mais elevados. Contudo, haverá sempre a diferença de massa a ter em linha de conta. O 90 tem associado um pêso significativamente inferior ao 95, donde, expectavelmente, "sairá" melhor. Em todo o caso, não são carros concebidos para velocidades!

Entretanto por motivos familiares comprei um KZJ95 do ano 2001, estando neste momento em fase de substituição de peças de 1 jipe para o outro. Já mudei a box do 90 para o 95 e qual o meu espanto que pouco faz. Não tem aquela alma que estava habituado e faz muito fumo...... Ainda não mudei pressão do turbo nem o escape penso que possa ser dai. Mas de qualquer maneira o 90 terá sempre mais genica que o 95.
    E julgo que nada irá fazer ou ser sentido de forma diferente. São motores diferentes. A Adonis não tem preparação para o KDJ...

Quanto a suspensão já foi mudada certo? Alguém montou mal a suspensão? Quem foi? é mais alta que a de origem? Gostas do seu conforto e condução?
    Afirmativo, a suspensão foi mudada para "OME". É mais alta cerca de 2" que a suspensão de origem. Quanto ao conforto...é mais duro. Contudo, dentro do segmento, tem uma boa prestação qualidade/preço e comprei em campanha.

Um abraço

Comment

Boas, os meus 2 LandCruiser sao KZJ dai os meus comentários e comparações.
      Essa Raid não torna a viatura fiável sei de quem a tem e basta ira a Marrocos e voltar para ter de trocar de embraiagem. Mas se Adonis nao faz para o teu tambem não interessa.
      Relativamente a suspensão pelo trabalho que vi se foi feito em oficina deveria de dizer onde foi....
      Abraço

Comment

Boas, os meus 2 LandCruiser sao KZJ dai os meus comentários e comparações.
        Viva Kintas, o meu comentário teve que ver com o facto de ter assumido que a partir de 2001 fosse o motor KDJ e não KZJ. poderá ser o caso de ser uma última unidade matriculada nesse ano. Desconheço. Todos os TLC de 2001 que tenho visto, são KDJ
        Essa Raid não torna a viatura fiável sei de quem a tem e basta ira a Marrocos e voltar para ter de trocar de embraiagem. Mas se Adonis nao faz para o teu tambem não interessa.
        Infelizmente não faz. Obtive essa confirmação por parte do importador para Portugal. Faz para o KZJ com resultados muito interessantes. Se são fiáveis ou não, desconheço. Acredito, como é natural, que mantendo todo o conjunto de origem (i.e. embraiagem, travões, turbo, etc). possa advir um desgaste prematuro de alguns componentes. Afinal são incrementos de potência elevados (em especial na Raid).
        Relativamente a suspensão pelo trabalho que vi se foi feito em oficina deveria de dizer onde foi....
        O trabalho foi realizado na oficina de um amigo, por um funcionário dele. A questão está em que este funcionário não estava habituado a trabalhar com Toyota / material OME e a coisa correu mal. O erro foi muito bem verificado pelo André e a situação foi devidamente rectificada com o devido ressarcimento monetário, sem discussão. Por se tratar da oficina de um amigo, pelo facto de não haver qualquer probabilidade de lá ir parar um Toyota Land Cruiser de novo e pelo facto de tudo ter ficado bem resolvido, reservo-me ao direito de não identificar. É uma decisão pessoal e para salvaguardar a sua imagem. Apenas e só partilhei o sucedido por tenho aqui partilhado tudo o que está relacionado com o meu Land Cruiser.

Abraço!

Comment

Boas,

Ok nesse caso respeito a decisão.
          Tenho conhecido com KDJ que aplicou caixa de 6 velocidades ficou bastante interessante. A box que tenho também existe para o teu.

Abraço

Comment

Boas,

Ok nesse caso respeito a decisão.
            Viva Kintas, obrigado pela compreensão!

Tenho conhecido com KDJ que aplicou caixa de 6 velocidades ficou bastante interessante. A box que tenho também existe para o teu.
            É possível que com uma caixa de 6 velocidades o carro fique com uma condução mais agradável, especialmente em estrada aberta. Quanto à box (segundo entendi Tbox) que experiência tens para a motorização KDJ? Conheces alguém que a tenha instalada neste motor? Interessa-me acima de tudo obter um "feedback" por forma a, caso seja esse o caminho, realizar uma escolha informada.

Penso que a partilha de:

a) Ganhos de potência - é mais notória a subida de regime e são verificados baixos consumos aliados a uma condução mais "viva"?
            b) Houve algum desgaste de componente?
            c) Qual o preço e tempo de imobilização do carro para instalação?

Obrigado!

Abraço

Comment

Boas,

Sobre as questões da caixa de velocidades não sei responder.
              Sobre a box, como o objectivo é ter aquela força extra para uma situação momentânea não vejo que um investimento tão alto como o Adónis possa compensar.....
              Mas la esta depende do uso que cada uma da ao carro, eu ligo a minha box umas 20 vezes ao ano portanto a Tbox chega e sobra.
              Ainda esta semana em 700km que fiz, liguei apenas a box para um troço de 200mts. E provavelmente nem precisava, óbvio que sempre que anda ligada deve de dar mais desgaste geral ao jipe.

Abraço

Comment

Boas,

Sobre as questões da caixa de velocidades não sei responder.
                Sobre a box, como o objectivo é ter aquela força extra para uma situação momentânea não vejo que um investimento tão alto como o Adónis possa compensar.....
                Mas la esta depende do uso que cada uma da ao carro, eu ligo a minha box umas 20 vezes ao ano portanto a Tbox chega e sobra.
                Ainda esta semana em 700km que fiz, liguei apenas a box para um troço de 200mts. E provavelmente nem precisava, óbvio que sempre que anda ligada deve de dar mais desgaste geral ao jipe.

Abraço
                Obrigado pelas respostas, Kintas!

Abraço

Comment

Bom dia,

O último final de semana foi marcado por uma incursão ao Douro Vinhateiro com o meu Land Cruiser. Mais um passeio organizado pelo "Clube Escape Livre" da região da Guarda.

Não sei se alguns dos camaradas deste Fórum estiveram no mesmo. Sei que vi por lá alguns Land Cruiser (95 e 90) e que, como seria de esperar, só podiam ficar bem na fotografia!!

Muito resumidamente, permitam-me partilhar a mais uma vez a minha experiência. E que não podia ser melhor. Fui buscar o carro à oficina dois dias antes de subir ao Norte do País. Confesso que estava um pouco apreensivo com a questão da fuga de óleo da caixa de transmissão que me levou à oficina duas vezes, como aqui referi. Desta vez a aposta foi a certa. Era mesmo o retentor de óleo interior. A sua substituição eliminou definitivamente a fuga. Tenho andado atento e deixei de ver óleo no chão. Fiquei mais descansado. E o seu funcionamento no passeio, quando solicitada comprovou que o problema foi sanado.

A viagem para cima correu normalmente. Com velocidades na casa dos 100-110 km/H (fui apanhado em excesso de velocidade há poucas semanas e daí o meu receio com radares instalados nas vias de comunicação) o carro manteve-se na perfeição e salvo uma ou outra subida mais longa não necessitei de reduzir de relação de caixa. Por outro lado, como já aqui referi, é importante antecipar a travagem desta massa em deslocação. Velocidades mais altas obrigam a uma maior antecipação. Porque tinha mais tempo, optei por uma condução mais tranquila e mesmo para usufruir da elasticidade do D4-D

Pude comprovar a utilização da dupla tomada USB que instalei na consola central (perto da caixa de velocidades / transferência) complementada com interruptor com luz azul de "led" abaixo do volante. Por acaso já tinha utilizado (uma vez) um carregador de isqueiro que por alguma razão não funcionou nada bem. Imaginem que num percurso de 30' consegui uma carga de 3%. Ou seja, não fiquei sem carga no telefone, mas também pouco ou nada carregou o mesmo. Acredito que possa estar associado ao facto de ser uma carga via isqueiro, ou da má qualidade do cabo (chicote) utilizado ou mesmo do "aplicador" que inseri no isqueiro. Teria de experimentar isoladamente cada um deles para perceber onde residia o problema. Entretanto, resolvi o problema de uma vez por todas com esta tomada que agora foi instalada. E com o telefone sempre com GPS ligado (como de resto estava na situação que referi há pouco com a solução de carregamento via isqueiro) nota-se perfeitamente a carga (tenho uma saída de 1A que usei para o telefone e outra de 2,1A que será destinada para carga de um periférico, tipo iPAD ou similar).

Foi também instalada uma tomada eléctrica de 12V que não experimentei ainda e que foi colocada na mala, por forma a poder ligar qualquer equipamento (poderá ser uma arca frigorífica ou outro equipamento). Foi utilizada a instalação pré-existente de tomada e apenas foi trocada o "espelho" e dotada da função "twist & lock" que basicamente impossibilita que a ficha de corrente eléctrica se desligue em caso de movimentação do carro em terreno acidentado. Útil, portanto.

Em ambos os casos a alimentação é feita através de um cabo ligado à bateria do carro, que tem potência de sobra para estas duas derivações.

O passeio no Douro tinha uma componente vincadamente turística. O Sábado foi marcado por uma incursão no fora-de-estrada sendo que utilizei redutoras duas vezes (descida com pedra solta). Não senti necessidade de recorrer à mesma mais vezes. Mas isso depende da abordagem e leitura de cada um!

Como pontos menos bons, em troços fora-de-estrada mais técnicos, senti falta de potência em baixas rotações. A agradável linearidade e elasticidade deste motor em estrada contrasta negativamente com a falta de potência em baixos regimes, aliado a um pêso elevado. Em algum momento vou ter de pensar o que fazer para reverter esta situação: ou eliminação da panela de escape central ou dotação de uma "box" de potência de alguma marca de renome. Já aqui tinha falado do tema. Mas poderei ter de me debruçar com mais atenção no tema. Pelo aqui já foi dito no tópico, talvez a preparação "Adonis" não seja uma opção - até porque não existe para este motor.

Outro item que quero melhorar é a condição dos assentos. A pele dos mesmos (da frente) tem aquela "patine" que tem alguma piada..mas a esponja que molda os bancos (em particular os dianteiros, mais usados) começa a perder a sua função. Ou seja, terei de ver esta questão "dois em um". Trocar a pele e esponjas. Aproveito para limpar o tejadilho e fica tudo impecável. Não é uma coisa prioritária, mas tenho de pensar nisso. Se tiverem algum contacto de algum bom estofador na região de Lisboa (que já tenham utilizado os serviços), por favor sintam-se à vontade para aqui partilhar. Não quero contactos de estofadores que não saibam o que fazem. Quero o contacto de alguém bom. E que perceba Toyota. Só isso.

Para terminar, já me tenho queixado das lâmpadas dos faróis dianteiros. Poderei, eventualmente, estar mais sugestionado pelo facto de conduzir carros com lâmpadas de Xénon e como tal a diferença ser mais flagrante. Mas o que tenho no meu Land Cruiser parece-me pouco. Muito pouco. Um amarelo pálido. Talvez seja normal, mas por favor digam-me o que acham que posso fazer para me dar paz de espírito!

P.S.: Para breve fotos do passeio do Douro!!

Abraço!

Comment

Foi uma pena, quase que nos cruzavamos por lá no passeio que organizei...
                    Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Penso que no teu caso uma box a ligar cada vez que metes baixas seria o ideal, pelo que descreves.

Comment

A trabalhar...
                      X