Viva,
Como habitualmente apresento aos amigos do forum, o próximo passeio que estou a ajudar a preparar, deste vez, entre Cantanhede e a Figueira da foz:
AzimuTTe: Da Pedreira ao Retábulo
25 de Março de 2017
Alguma vez se interrogaram sobre a origem da pedra que decora, por exemplo, retábulos e portais dos Jerónimos? Saiu das pedreiras do concelho de Cantanhede. Vamos conhecê-las e visitar a Igreja do Mosteiro de São Marcos, para admirar o trabalho de virtuosos do cinzel como Nicolau Chanterenne ou Diogo Pires-o-Velho e Diogo Pires-o-Moço. Ainda sob o signo da Pedra, Tentúgal, Montemor-o-Velho e o Museu da Pedra, em Cantanhede. E que dizer das pedras do Castro de Santa Olaia, sentinela sobre os dez séculos do Paul de Fôja e da sua quinta, à qual nos concederam a oportunidade de visitar? Terminaremos no Museu Santos Rocha, na Figueira da Foz, deambulando pelo acervo fenício e romano recuperado do mencionado Castro por esse arqueólogo amador que dá o nome ao museu e a quem devemos essa enorme página da nossa História.
Porque é possível praticar um todo-o-terreno responsável, respeitador do meio ambiente, da propriedade alheia e sem danificar a viatura, lançamos o desafio para nos acompanhar neste evento.
Visite-nos em www.azimuttezero.pt
Visite-nos em www.azimuttezero.pt
Posso acrescentar que são passeios para realizar em família, com paragens sucessivas para efectuar as visitas ao património cultural da região em visita, sempre acompanhados do "nosso guia" Nuno.
Para mim, esta continua a ser a melhor forma de ir conhecendo este nosso país.
Alguma dúvida, estão à vontade.
Até já.
Um grande abraço
João Veríssimo
Comment