Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

AzimuTTe: Da Pedreira ao Retábulo - 25 de Março de 2017

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    AzimuTTe: Da Pedreira ao Retábulo - 25 de Março de 2017


    Viva,

    Como habitualmente apresento aos amigos do forum, o próximo passeio que estou a ajudar a preparar, deste vez, entre Cantanhede e a Figueira da foz:


    AzimuTTe: Da Pedreira ao Retábulo
    25 de Março de 2017



    Alguma vez se interrogaram sobre a origem da pedra que decora, por exemplo, retábulos e portais dos Jerónimos? Saiu das pedreiras do concelho de Cantanhede. Vamos conhecê-las e visitar a Igreja do Mosteiro de São Marcos, para admirar o trabalho de virtuosos do cinzel como Nicolau Chanterenne ou Diogo Pires-o-Velho e Diogo Pires-o-Moço. Ainda sob o signo da Pedra, Tentúgal, Montemor-o-Velho e o Museu da Pedra, em Cantanhede. E que dizer das pedras do Castro de Santa Olaia, sentinela sobre os dez séculos do Paul de Fôja e da sua quinta, à qual nos concederam a oportunidade de visitar? Terminaremos no Museu Santos Rocha, na Figueira da Foz, deambulando pelo acervo fenício e romano recuperado do mencionado Castro por esse arqueólogo amador que dá o nome ao museu e a quem devemos essa enorme página da nossa História.
    Porque é possível praticar um todo-o-terreno responsável, respeitador do meio ambiente, da propriedade alheia e sem danificar a viatura, lançamos o desafio para nos acompanhar neste evento.
    Visite-nos em www.azimuttezero.pt


    Posso acrescentar que são passeios para realizar em família, com paragens sucessivas para efectuar as visitas ao património cultural da região em visita, sempre acompanhados do "nosso guia" Nuno.

    Para mim, esta continua a ser a melhor forma de ir conhecendo este nosso país.
    Alguma dúvida, estão à vontade.

    Até já.
    Um grande abraço
    João Veríssimo
    Last edited by jverissimo; 12-03-2017, 23:12.
    - Quem cá está é que está bem...
    - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
    http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

    #2
    Ficam algumas fotos deste AzimuTTezero.

    Fomos conhecer as valias da pedra de Ançã e não só...
    Partindo do museu da pedra em Cantanhede, passando por Tentugal, com o conhecimento por dentro de uma "fábrica" do famoso pastel, castelo de Montemor, castro de santa Olália, até ao museu Santos Rocha na Figueira da Foz, de jipe e por fora de estrada, muito mais FIXE

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7358.JPG
Visto:	25
Tamanho	216,8 KB
ID:	361617

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7352.JPG
Visto:	26
Tamanho	302,2 KB
ID:	361618

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7392.JPG
Visto:	29
Tamanho	327,2 KB
ID:	361619

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7417.JPG
Visto:	28
Tamanho	319,5 KB
ID:	361620

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7368.JPG
Visto:	27
Tamanho	344,6 KB
ID:	361621

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7431.JPG
Visto:	29
Tamanho	406,3 KB
ID:	361622

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_20170325_102553.jpg
Visto:	27
Tamanho	391,7 KB
ID:	361635

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7448.JPG
Visto:	29
Tamanho	284,0 KB
ID:	361623

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7488.JPG
Visto:	29
Tamanho	401,5 KB
ID:	361624

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7508.JPG
Visto:	29
Tamanho	294,7 KB
ID:	361625

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7541.JPG
Visto:	29
Tamanho	279,8 KB
ID:	361626

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_20170325_113602.jpg
Visto:	28
Tamanho	409,2 KB
ID:	361633

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7579.JPG
Visto:	26
Tamanho	294,5 KB
ID:	361627

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7593.JPG
Visto:	28
Tamanho	215,9 KB
ID:	361628

    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7643.JPG
Visto:	28
Tamanho	241,7 KB
ID:	361629
    Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_7650.JPG
Visto:	27
Tamanho	287,5 KB
ID:	361630

    Este também deixou saudades....
    Ficheiros Anexados
    - Quem cá está é que está bem...
    - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
    http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

    Comment


      #3
      Espetacular...
      Obrigado pela divulgação do evento e pelas fotos.
      Abraço nostálgico
      """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
      Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
      _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

      Comment


        #4
        - Quem cá está é que está bem...
        - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
        http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

        Comment


          #5
          Deve ter sido um dia Fantástico!!!
          Sócio Fundador nº 3

          http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

          www.edito.pt

          Comment


            #6
            Já está disponível a história deste passeio cultural, aqui: http://azimuttezero.pt/pedra-de-anca.html

            Um grande abraço
            JV
            - Quem cá está é que está bem...
            - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
            http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

            Comment

            A trabalhar...
            X