Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
Vou fazer um copy/paste se não se importarem... é que o texto é um TESTAMENTO do caraças! LLOLOL
Boas pessoal...
O dia hoje foi de "queca" brava...
Como vos disse á uns dias, guardei esta sexta feira para tirar as molas ao patrol fora e arrancar os sinoblocos para os substituir pelos casquilhos da iron man!!! Até aqui tudo bem...
Começei a mexer no troll eram 9h20!
A frente foi a primeira a ser removida, coisa que não se mostrou dificil de todo! O segredo é soltar os brincos primeiro ) após o jipe estar em cima das preguiças claro, depois sacar o veio que prende a mola ao chassi por baixo dos pés do condutor, de seguida e com a ajuda de uma pistola de ar toca a sacar as porcas dos u-bolts!
EASY.......... até aqui pelo menos!
Os sinoblocos podem esqueçer de os tirar com a vossa mão... ou tem ferramenta capaz ou nem vale a pena o esforço! Eu levei-os á prensa e resolvi a cena em 5 minutos!
Os casquilhos é untar com graxa e até entram com a mão, no fim uma martelada para ficar bem dentro e siga para bingo!
A colocação das molas no sitio é que podem complicar se não tiverem um macaco pequenino para colocar mesmo por baixo da "bolacha" onde prendem os u-bolts!
A ideia é prenderem a mola pelo veio em primeiro lugar, de seguida prender o brinco no sitio tb e então de seguida e usando o macaco, empurrar o centro da mola para cima até entrar no circulo do eixo que serve para o centrar!
Um dos problemas com que me deparei em primeiro lugar foi o parafuso que tem no centro das molas e que as une, com folga... tava largo! Tive que o tirar fora e meter uma anilha de pressão por baixo pois na zona onde a porca apertava, estava comida a rosca sem remédio possivel! Estou em crer que isto aliado ao facto de ter um u-bolt igualmente largo, é que me estava a fazer a direção vibrar muito quando passava em lombas! Pelo menos já não faz isso...
O processo para o outro lado é precisamente o mesmo!
Agora é que veio a parte engraçada... AS MOLAS TRASEIRAS!!!
Para as tirar, foi um PINCEL, para pegar nelas foi OUTRO PINCEL, para tirar os sinoblocos foi novamente mais UM PINCEL... irra... quase que dava em pintor carai!
Bem, mas de qq modo o processo inicia-se do mesmo modo, soltar brincos, soltar veio e neste caso como as molas são PESADISSIMAS, usar o macaco para suportar o peso delas mesmo por baixo da "bolacha" onde prendem os u-bolts e então desapertar as porcas... aqui podem rezar para que estejam leves e não como as minhas!!!!
As porcas estavam enferrugadas e bem perras contra os parafusos, os parafusos por sua vez estava todos oxidados e com as roscas muito comidas!
Ainda lavei aquilo tudo e passei na escova de aço mas não havia remédio, tinha que limpar as roscas 1 a 1... nem fazem ideia da "queca" que foi...
No fim, o patrol saiu á rua mais suave, mais seguro de frente e o dono cansadissimo, cheio de fome mas satisfeito e com mais "amor" ao jipe que ás 9h da manhã!
Fotos meto no proximo post pois este parece um testamento!!!!
E ainda deu tempo para limar as arestas as forras das portas e acertar algumas coisas:
Se me perguntarem se dá para mudar isso tudo 1 pessoa sozinha, eu respondo que sim... deste que tenha a ferramenta TODA... pistola de ar, roquetes "king size" para fazer força neste caso com os pés (porcas dos parafusos traseiros...), preguiças, macacos!
Tive ajuda na primeira mola pois não tinha apanhado o jeito ainda de usar o macaco por baixo da mola e prender as extremidades primeiro! O resto consegui fazer sozinho, por isso sim, tendo ferramenta á disposição é perfeitamente possivel fazer-se tudo!
Se o faria novamente? Erm... só se me oferecerem uns u-bolts para substituir os meus pq quando os tirar não voltam mais! LOLOLOL
Quanto ao processo de limpeza e correção da rosca... é outro PINCEL, tudo porque temos os dois parafusos paralelos e não nos permite rodar a ferramenta continuamente!
[quote author=Azblima link=topic=247.msg15751#msg15751 date=1296348230]
devagarinho,devagarinho a coisa vai!!!
se precisares de ajuda para a poroxima apita 8) 8)... nem que seja para filmar ;D ;D
abraço
[/quote]
Então Berto, tudo em cima??
Yeah... tem que ser devagarinho até pq o €€€€ tá "proscurado"... Se precisar de ajuda para carregar as molas de tras novamente concerteza que apito! ;D ;D
Duas páginas de aventuras!!! Já não vinha cá à bastante!!!
Grandes anilhas ;D ;D ;D
Tás-lhe a dar rapaz, é assim mesmo. Quando se tem um carro vôvô temos de ter o dobro do trabalho para o arranjar! Daqui a dias já me ultrapassaste, pois o meu BJ73 está na mesma.
Continua com o bom trabalho e com o dobro da vontade e dedicação!
se precisares de ajuda para a poroxima apita 8) 8)... nem que seja para filmar ;D ;D
abraço
[/quote]
Então Berto, tudo em cima??
Yeah... tem que ser devagarinho até pq o €€€€ tá "proscurado"... Se precisar de ajuda para carregar as molas de tras novamente concerteza que apito! ;D ;D
Um abraço e força aí! ehehehe
Paulo
[/quote]
não há problema nenhum é só apitar
... mas tás a pensar tirar outra vez as molas? ;D ;D ;D ;D ...acho que não :P :P
abraço
Berto Lima
Can-am Outlander 500 Max XT
Ex-Toyota Landcruiser VX 3.0 (KZJ70)
Não estou a pensar mas... mas estou sujeito... :-\
Bem, mas já mais foi feito no Troll!!
Casquilho para a manete e espaçadores que me faltavam para as molas da frente!
Let's get dirty!!!!
Fiquei sem saber se seria mais indicado colocar o casquilho no seu lugar dentro da caixa e posteriormente colocar a manete no sitio e forçar a entrar no buraco do casquilho ou o contrário... optei por colocar primeiro na manete o que se revelou relativamente facil com a ajuda de um martelo daqueles de borracha e então depois apontar na caixa!
FICOU NOVO!
Agora, para terem uma ideia de como estava, como o casquilho é colocado e como fica tudo certinho no sitio tem aqui umas filmagens!
Comment