Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Suspensão e outras melhorias do BJ40

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Suspensão e outras melhorias do BJ40

Bom dia;

Aproveitando o facto do BJ40 estar na oficina vou mexer na suspensão uma vez que ele está completamente adornado para o lado direito. O conselho do mecânico é comprar o conjunto novo (Old Main Emu), eventualmente do BJ73, que são mais compridas e assim ficaria com o BJ um poucochinho mais confortável. Será isto verdade e viável? Agradecia que os entendidos se pronunciassem e me dessem alguma luz, pois ainda estou um pouco verde nestes assuntos.

Com a montagem da cx de 5 velocidades detetou alguns problemas de mecânica, nomeadamente: Transmissões lixadas, cheias de folga no estriado da luva e nos cardans. A opção é comprar transmissões. A pergunta que faço é a seguinte: Alterando a suspensão e partindo do principio que seriam aplicadas as molas do 73, as transmissões terão o mesmo comprimento das originais BJ40? As bolachas que apertam no diferencial são iguais em qualquer modelo da Toyota? Caso as transmissões tenham que ser as originais BJ40, alguém tem para vender, em 2ª mão, mas sem folgas?

Preciso também de um crenco para a cx de direção de um Patrol GR. Foi aplicada esta cx no meu BJ mas para aproveitarem a rótula do meu BJ fizeram o favor de cortar a ponta do crenco da cx e da peça onde ligava a barra de direção original soldando-a à cx do GR. Julgo que teria sido bem melhor ter comprado uma rótula do GR e aplicar-lhe uma barra de direção, mas como não estava nem vi, só agora fui confrontado com a situação. Pergunto: Alguém tem um crenco original do Patrol GR que me venda para poder substituir o soldado por um inteiro?

Desculpem-me a extensão do texto mas não consegui sintetizar. Agradeço que me ajudem.

Abraço a todos
    Francisco Dias

Boas

tenho em Barcelos as duas transmissões que posso vender. Se estão em boas condições, aparentam estar.... questão de ver, ou pedir que alguém veja, e o preço será em função do estado, caso haja interesse.
    Alguma coisa mande o seu contacto por PM

Abraço
    Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres

Comment

As suspensões do 73 são mais compridas, está prevista essa alteração? não seria mais fácil e melhor a última alteração do andry para o mesmo efeito?

Abraço.

PS: Francisco, viu a minha mensagem?
      O meu BJ40:
      http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

Bom dia caro Nuno;
        Vi a sua mensagem, encontramo-nos amanhã em Vimioso onde conto chegar por volta das 10:00 horas pois como não tenho que ir a Coimbra vou direto. Em Vimioso, conto com a sua boleia e com a experiência de todos para trocar impressões sobre alterações dos nossos BJ's.
        Abraço
        Francisco Dias

Comment

As molas do BJ73 são mais compridas.

As da frente são perfeitamente para montar sem alterações de maior (apenas refurar as bases que apertam a mola ao eixo).

Já as de trás, são bastantes mais compridas e é preciso alterar também o suporte do brinco do chassis, ou então refazer a mola mestra para a medida desejada.

Podem consultar o tópico do Andry ou do meu Amarelinho, para mais informações.

Abraço,

Rui Ponte
          TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

Boas, Relativamente às molas na frente eu optaria por um feixe de mola de um bj73 que tivessem em bom estado...poderás também optar pela OME, mas suspeito que fique demasiado rijo, pois o BJ73 é mais pesado e devem ser de maior capacidade....já para não falar da diferença de preço entre ambas :-) Atrás é que a coisa é mais complicada.....já meti-lhe umas molas do BJ73 que são demasiado compridas e tiveram de ser cortadas....de inicio ainda consegui bastante desperto, mas devido à grande arco que fazem as molas rapidamente fiquei com a traseira descaída....possivelmente colocando umas molas mestras novas irá melhor, mas é preciso tentar encontrar o equilibrio entre a dureza e flexibilidade das molas... Como alternativa também se pode pensar numa mola/amortecedor tipo os que eu comprei, que teoricamente é uma boa solução mas ainda não montei para poder dar um veredicto... podes sempre optar por colocar uma mola elicoidal de modo a aliviar as molas originais e ai sim vai ficar bem mais confortável..... aBJraços TT
            Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Atenção que caso alteres a distancia entre eixos poderás necessitar de comprimentos diferentes nas transmissões...
              Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

A trabalhar...
              X