Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1983 - "Bruno F."

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1983 - "Bruno F."

tá muito bom mesmo... [smile rir-se]

abraço

Comment

parabéns. esta super bonito... []

essa cor é o meu calcanhar de Aquiles... espectaculo. []

Comment

Ora boas...

Após muita horinha de volta do menino aqui vai o que se tem feito por estes lados!!!

Começo pelo dánoninho... cresceu 5 cm com esta "espécie" de brincos para ver o que dava, não me lembro das medidas que lá estão pois pedi (se não estou em erro) 150mm para a frente e 170mm para trás, de furo a furo e fizeram de fora a fora... em fim a cavalo dado...

Pareceu-me ter ficado ligeiramente mais suave de molas, dá ideia que "trabalham" mais, gostei do resultado era para ter subido 7ou 8 cm mas pronto o tal engano foi só 5cm.

Depois disto meti-me numa aventura, para mim pelo menos tem sido, comprei os eixos do 73 e o material para a direcção assistida(ficara para mais tarde a montagem).

Lá começaram os cruisers a saltar do bolso... um abuso o preço dos rolamentos para as mangas de eixo, até parece mal dizer mas mudei só os da direcção os outros estavam comestíveis.

Passei o LSD para a frente e já que estava com a ossada toda cá fora... fui ao "chinos"!!!

Bem ainda vai no inicio esta coisada toda...
        Tive de mudar os apoios das molas do eixo traseiro, fechálos cerca de 2cm, o pior mesmo foi à frente, como no 40 os apoio dos amortecedores não é centrado com o eixo lá inventei uns apoios que puxara o amortecedor um bocado para trás e dentro cerca de 15mm, estou um bocado receoso do resultado agora só quando tocar no chão outra vez...

Fazer furação nova na poli da transmissão pois há diferenças para a do 73, aproveitar material...

Depois lavar a cara para esconder algumas borradas que para ali andam...

Ainda está tudo por montar pois quero pedir uma ajuda...

Molas, as minhas não aparentam lá muito boa saúde:

Em principio após ouvir duas opiniões de pessoas que supostamente percebem daquilo, dizem para não mudar nem mexer...
        O que me tem feito alguma comichão não sei porque!

Em principio vou amanha ou 3ª feira a uma oficina no Sobralinho deixar as molas pois o senhor disse-me para evitar aquele desgaste por fricção entre elas mete-lhe umas peças plásticas, não aconselha a fazer mais nada... Não é que tenha di$ponibilade e intere$$e para fazer muito mais mas gostava de uma dica e exemplo visto que elas estão desmontadas, já pensei em OME dizem que fica muito rijo e não me agrada o nom$, falam-me no esperto fica também e não se ganha muito, isto é assunto que não faço ideia alguma...

Devagar vai lá, já tenho é saudades de ir cabrar com o bicho mas em fim, não se pode ter tudo!

Abraço

Comment

viva, quando montares esses eixos ve la como é que fica o comportamento do carro e a direcção...

mede o angulo de caster ... [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

boa continuação.

Comment

Aplica elicoidais... [smile rir-se]

Comment

Boas, eu teria optado por manter o eixo da frente do j4, apenas montava o autoblocante com a relaçao 4.56 e os travoes de disco....

e montava apenas atras o do 73. em relação aos brincos sou da opiniao que deves fazer um travamento no meio dos mesmos, basicamente

um parafuso, com um tubo interno a travar o brinco....ajuda a melhorar a oscilação e o jogo criado pelo movimento da suspençao, nao

roubando qualquer eficácia em tt, com melhores performances em estrada....( curvar )

nas molas e como ja tens brincos maiores, nao vale a pena dar experto, isso nunca se faz, perde-se cruzamento de eixos, e acima de tudo

conforto...alem de que com brincos mais x e molas expertadas, ficarias com um caster super alterado, e com ângulos de cruzetas acentuados..

na minha opinião mantia as molas assim, apenas desmontava-as via o seu estado, pintava e metia as ditas peças plásticas...

cumprimentos

Comment

Quanto ás molas podes comprar umas bolachas em nylon numa casa de peças. Opcionalmente podes pôr em borracha mas a durabilidade é menor embora beneficie o conforto.
                Se abrires as braçadeiras e desmontares as lâminas podes lubrificá-las com massa. Faço isso ás minhas cada 1-2 anos e substituo as bolachas de nylon que estejam estragadas. Diminui a fricção entre elas.

Comment

Boas,

Armstrong,
                  estou curioso com todo o resultado mas mais com a direcção... Vejamos...

Angelo,
                  não foi nada que eu não tivesse visto o que tinha de fazer para as aplicar, mas epá, molas+barras+olhais+etc, nunca mais saia dali e acho que essa é para quem percebe da coisa, ou sou apenas curioso!!! [:P]

Caro Lenhador,
                  como o velho ditado diz, depois de construires uma casa é que estás pronto para a começar, isto é a mesma coisa, realmente o dianteiro não ganho muito, mas fiquei com receio que as mangas de eixo não dessem e para estar a arriscar estragar rolamentos juntas etc nem tentei, já estava montado deixa estar.
                  Quanto aos brincos estes foram a versão de teste, para tentar meter os 33 ou 35 la debaixo, step by step, mas possivelmente ficam estes com esse travamento, já apertei bem com eles fora de estrada portaram-se bem, agora na estrada..... "Em duas rodas"... Um perigo!
                  Molas, será mesmo isso, como é assunto que experiencia é ZERO redondo, vou por quem sabe!

Sim Filipe, penso que sejam essas bolachas em nylon, bem pensada essa da massa, não deve durar muito mas enquanto durar deve ficar bem melhor. Thanks

Obrigado pessoal!! []
                  Abraço

Comment

Também já foi falado neste fórum em montar as molas do bj73 no bj40 dando conforto e flexibilidade.
                    Desconheço se é só montar ou se é preciso fazer novas furações nas molas ou nas bases.

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=32264.msg93712#msg93712 date=1390823197]
                      Também já foi falado neste fórum em montar as molas do bj73 no bj40 dando conforto e flexibilidade.
                      Desconheço se é só montar ou se é preciso fazer novas furações nas molas ou nas bases.
                      [/quote]

As da frente são mais ou menos pacíficas. Poucas alterações (apenas descentramento do furo das bases).

Já atrás, como as do BJ73 são um pouco mais compridas, requer mais alterações ou ponto de brinco e/ou ponto fixo do chassis.

Mas nada que não se faça.

Abraço,

Rui Ponte
                      TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

A trabalhar...
                      X