Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Aplicação travão de mão BJ40

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Aplicação travão de mão BJ40

Bom dia caros amigos;

Tenho o meu BJ de 1ª geração na oficina a substituir a cx. Vai levar a cx de 5 velocidades dum motor 3B que é o que tenho no meu BJ. Já tirei a cx e já vi que é tudo igual na coloche e veio primário, mas agora estou com um problema no travão de estacionamento. Tenho aplicado no eixo traseiro travões de disco que penso serem de um renault qualquer. Esta cx não tem tambor de travão à transmissão e não vislumbro forma de adaptar o que está na minha cx. O mecânico que está a fazer o trabalho, em conjunto comigo, disse que ia instalar uma bomba hidráulica e ligar o circuito do travão de estacionamento ao circuito do travão de serviço. No entanto, pelo que tenho lido e por alguma coisa que sei estou um bocado apreensivo pelo seguinte:
    1º - Inspeção periódica (passa ou não passa?);
    2º - Estando um circuito ligado ao outro sem válvulas anti retorno, quando carrego no pedal o óleo não vai entrar no circuito do travão de mão e pressionar a bomba aplicada neste?
    3º - Quando aciono o travão de mão o óleo ao ser injetado pela bomba deste não vai fazer pressão na bomba do travão de pé?
    4º - Em termos de fiabilidade, tenho ouvido algumas críticas à aplicação deste sistema.

Agradecia que me dessem uma ajuda pois pretendo, com este upgrade, tornar o meu BJ mais fiável e melhor em termos de desempenho.

Obrigado
    Francisco Dias

bom dia,
    dê uma olhada aqui.

Last edited by guardiao; 15-03-2018, 13:23.
    I make my own ways

Comment

Boas,

Também coloquei caixa de 5 e estou com o mesmo problema.

Estou a pensar resolver da mesma forma que o teu mecânico de sugeriu (travão de mão hidráulico).

Penso que não é legal, mas é o sistema que aplicam nos carros de rally para travagem de mão.

Tenho coleção de imagens, esquemas, etc.. de sobre a aplicação que posso partilhar.

Agradeço também que partilhes aqui a evolução desta aplicação, porque gostava de ir acompanhando.

Cumprimentos,

Rui Ponte

abraço,

Rui Ponte

TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

Publicado por Rui Ponte Ver Publicação
        Boas,

Estou a pensar resolver da mesma forma que o teu mecânico de sugeriu (travão de mão hidráulico).

Penso que não é legal, mas é o sistema que aplicam nos carros de rally para travagem de mão.

Tenho coleção de imagens, esquemas, etc.. de sobre a aplicação que posso partilhar.

Agradeço também que partilhes aqui a evolução desta aplicação, porque gostava de ir acompanhando.

Cumprimentos,

Rui Ponte

abraço,

Rui Ponte
        Bom dia;
        Obrigado Rui, se puderes, agradecia que partilhasses as imagens e os esquemas pois certamente serão uma grande ajuda.
        Apesar de estar numa fase ainda precoce vou começar a partilhar algumas fotos e sempre que tenha novidades sobre a instalação do sistema de travagem, seja qual for, vou partilhando também.
        Como há outras coisas que o mecânico (que é meu amigo) quer fazer, como alterar o coletor de escape e aumentar o diâmetro do tubo para que não haja grande estrangulamento dos gases, comecei na segunda-feira por desmontar toda a parte da frente do BJ. Na terça-feira retirámos a cx de velocidades e ontem retiramos o motor para levar a um amigo do mecânico que vai fazer o coletor de forma a que o turbo se mantenha no mesmo local onde está agora.
        O mecânico, como tem bastante confiança com o pessoal do centro de inspeções vai tentar saber da legalidade do travão hidráulico e se existe alguma forma de contornar a situação para decidir o que fazer.
        Logo que saiba mais alguma coisa, partilho.
        Obrigado

G'and'abraço
        Francisco Dias

Comment

Bom dia Francisco,

Ainda á dias montei no Psou exatamente o que pretendem, mas com travao mecânico e de disco como tem montado no eixo traseiro.

De momento nao tenho como colocar as fotos se quiser envie msg privada com o seu numero e depois falamos.

Abraço

Comment

Bom dia;
            Obrigado amigo Ferraz pela ajuda, vou aplicar o sistema (mais coisa menos coisa) igual às fotos que me enviou. Fui levar o motor 3B ao torneiro para fazer um coletor onde os tubos tenham o mesmo comprimento até ao turbo. Aproveitei e mostrei-lhe as fotos e ele disse para levar a cx e a bomba para fazer as medições e, em princípio, consegue fazer uma coisa idêntica.

O BJ neste momento na oficina todo esventrado e a aguardar as alterações a fazer a tempo de participar no Adventure Camp 2018 (por falar nisso ainda ninguém disse nada).

​​​​​​​
            Francisco Dias

Comment

"Fui levar o motor 3B ao torneiro para fazer um coletor onde os tubos tenham o mesmo comprimento até ao turbo."

Qual é a vantagem disso? normalmente isso não acontece!...nem nos carros novos.

Abraço curioso
              O meu BJ40:
              http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

Boas NJ;
                Eu não percebo nada disto, mas o mecânico onde tenho o BJ faz questão, pois diz que lhe dá mais 3 ou 4 cv. Além disso quando travo com o motor o escape faz um barulho esquisito,parece que está a fazer vacuo e ele diz que pode ter a ver com o tubo que vai do coletor ao turbo. Logo se verá.
                abraço
                Francisco Dias

Comment

Publicado por Francisco Dias Ver Publicação
                  Boas NJ;
                  Eu não percebo nada disto, mas o mecânico onde tenho o BJ faz questão, pois diz que lhe dá mais 3 ou 4 cv. Além disso quando travo com o motor o escape faz um barulho esquisito,parece que está a fazer vacuo e ele diz que pode ter a ver com o tubo que vai do coletor ao turbo. Logo se verá.
                  abraço
                  Tenho de ver isso ao perto no encontro...
                  Abraço
                  O meu BJ40:
                  http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

Publicado por Rui Ponte Ver Publicação
                    Boas,

Cumprimentos,

Rui Ponte

abraço,

Rui Ponte
                    Boas;

Não vou colocar o travão hidráulico, o amigo Ferraz mandou-me umas fotos do sistema que montou numa cx de 5 e vou seguir as suas indicações. Já tenho a pinça de travão e já mostrei as fotos a um torneiro amigo, logo que tenha mais alguma coisa para mostrar tiro fotos.

Abraço
                    Francisco Dias

Comment

A trabalhar...
                    X