Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Quadrante BJ40

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Quadrante BJ40

Bom dia;
    Solicito aos entendidos que me esclareçam sobre as ligações do quadrante do BJ40, nos locais indicados pelas setas na imagem.
    Fico desde já agradecido.
    Francisco Dias

Espero que ajude. Clica para uma versão maior

Nome:	s-l300.jpg
Visto:	67
Tamanho	25,6 KB
ID:	368332Clica para uma versão maior

Nome:	CombinationMeter2.jpg
Visto:	67
Tamanho	59,8 KB
ID:	368333
    Ficheiros Anexados
    I make my own ways

Comment

Boa tarde Gardião;
      Em primeiro lugar os meus agradecimentos pela ajuda. No entanto, solicito ainda mais uma informação, caso seja possível. Eu tenho um BJ40 que julgo ser da 1ª geração e a palca dos circuitos que tinha no quadrante não era precisamente igual a esta. Resumindo, não tinha placa nos parafusos do amperímetro e aí estavam ligados 2 fios (um num parafuso e outro no outro), quando a viatura estava a trabalhar o ponteiro oscilava para a direita (sinal que o alternador estava a carregar a bateria). Entretanto essa placa avariou e eu arranjei outra como aquela que mostra na figura. Liguei tudo tal como tinha na outra e verifiquei de imediato que queimei o amperímetro. Tudo o resto funciona, nomeadamente luz de piscas, iluminação do quadrante manómetros e indicador de máximos. Como é lógico, só o amperímetro não funciona, não sei se irá funcionar algum dia. Entretanto, os fios (grossos) que liguei e que fizeram curto circuito quando ligados ao amperímetro, liguei-os em conjunto num parafuso apertados com uma porca, isolados com fita e o veículo funciona. Apesar de tudo, gostava de ter tudo ligado como deve e o amperímetro a funcionar. Por isso a minha pergunte: quais os cabos que vão ligar naquelas fichas (de onde vêm), pois parece-me que serão aqueles que vêm da bateria, no entanto eu só tenho 2 cabos e os terminais para ligação são 3.
      Caso possa ajudar-me ficava agradecido.
      Francisco Dias

Comment

Boas,

Os "amperimetros" são diferentes, e o seu modo de funcionamento tambem,.

Nas primeiras series (até 1978-1979) os amperimetros, são verdadeiros amperimetros. têm uma escala -30A + 30A. Toda a corrente passa por eles, excepto a do motor de arranque.

Após 1979, os "amperimetros" são diferentes bem como o seu modo de funcionamento e ligação. Embora tenham uma escala -50A + 50A, não estão preparados para receber toda a corrente como é o caso das versões mais antigas.

Comment

Os "amperimetros" -50A + 50A , estão ligados à bateria através de uma caixa com dois fuziveis (5A se não me engano), sendo a ligação feita por sua vez a um "dispositivo" "Cabo Fusivel" (FUSE LINK).

Penso que na realidade este "amperimetro" é um voltimetro que em teoria pretendia medir a queda de tensão provocada pela pasagem da corrente que atravessa o cabo fusivel (de valor Ohmico definido), um sistema que não parece funcionar muito bem, pelo menos nas versões nacionais que conheço.

Comment

Publicado por green Ver Publicação
            Os "amperimetros" -50A + 50A , estão ligados à bateria através de uma caixa com dois fuziveis (5A se não me engano), sendo a ligação feita por sua vez a um "dispositivo" "Cabo Fusivel" (FUSE LINK).

Penso que na realidade este "amperimetro" é um voltimetro que em teoria pretendia medir a queda de tensão provocada pela pasagem da corrente que atravessa o cabo fusivel (de valor Ohmico definido), um sistema que não parece funcionar muito bem, pelo menos nas versões nacionais que conheço.
            Faz todo o sentido... escala porporcional do indicador (5A do fusivel -> 50A de escala) com o valor estrapulado da aplicação da formula "lei de ohm" com a variável tensão e valor de resistência fixa conhecida.
            """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
            Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
            _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

A trabalhar...
            X