Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor 3B - Problemas

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Motor 3B - Problemas

Boa tarde;
    Depois de muitas peripécias, nomeadamente:
    1. Reparação do turbo por estar a deixar passar óleo para a admissão e escape (acabei por verificar que a causa foi o estrangulamento do tubo de respiro, e o consequente aumento de pressão no carter que impedia que o óleo não corresse como devia pelo esgoto).
    2. Várias relas furadas que obrigaram a abrir todo o motor e a substituir a totalidade das relas.
    3. Depois de tudo montado, queimou-se a junta da colaça que possibilitava a passagem do liquido refrigerante para o carter, mas que por ser em reduzida quantidade possibiltou a utilização reduzida da máquina até começar a encher também os cilindros.
    4. Tirar novamente a colaça, testar a mesma e nova junta e parafusos.
    5. Cerca de 10 Km após a montagem a água entrava em grande quantidade para o carter e com o motor quente até saía quase direta pelo tubo do respiro.
    6. Depois de retirar a tampa do carter verifico que tenho o bloco estalado e conforme ponho água no radiador ela cai em bica para a cambota e para o chão.
    7. Estou em vias de adquirir um bloco e proceder novamente à montagem de todos os componentes, com juntas, bronzes e tudo a que tem direito novos e de origem.
    Questões:

Em tudo o que referi há alguma situação onde vislumbrem algum erro?
    Porque terá estalado o bloco?
    O facto de ter testado e faciado a colaça poderá ter tido alguma influência nesta situação (já verifiquei no manual de reparação do motor 3B que só referem substituição da colaça e nunca faciamento da mesma. Além disso só existe um tamanho de junta que corresponde à medida de origem).
    Será que a opção de adquirir um bloco e colocar todo o meu material nesse bloco foi a melhor?

Agradecia que dentro dos V/muito doutos conhecimentos dissertassem sobre este assunto e fossem, com as V/dicas, auxiliando este "pobre" que está privado de curtir o seu BJ, a tomar decisões e resolver este problema de forma a poder estar presente no próximo almoço (jantar) de Natal do Fórum.

Obrigado
    Francisco Dias

Vou dar a minha opinião de conhecimento reduzido.
    Se mexeram na cabeça, deveria ser faciada.
    Se compraste um bloco novo e tiveres possibilidade, mete tudo novo, sabes k vai durar mais 30 ou 40 anos.
    Tem ferrujem o sistema de refrigeração?
    No meu 3B por causa do antigo dono só meter água no radiador já mudei relas, junta da cabeça e junta do radiador de óleo.
    O meu deve ter passagem algures porque a ferrugem já comeu muito.
    Ex-UMM Alter Turbo
    Ex-BJ73 VM
    Ex-BJ73 3B
    Ex-Patrol GR Y60
    Ex-HJ60
    Ex-4Runner
    Actual BJ73 3B
    Actual KZJ95

Comment

A trabalhar...
    X