Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Inversão do ponto fixo da mola - J4

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Inversão do ponto fixo da mola - J4

Este não inverteu o brinco mas deve ter invertido as molas:

MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

MDTT

Inverter as molas para quê ???

Qual é a vantagem ???

Isso tem alguma a coisa a ver com a correcção de Caster ?? É que aqui à uns tempo o membro José Maria disse-me aqui no forum que eu deveria corrigir o ângulo de Caster no meu BJ pelo facto de ter aplicado uma direcção assistida. Perguntei como é que isso se fazia na prática e tentaram-me explicar mas sinceramente eu fiquei sem perceber nada na mesma e desisti da ideia.

Se alguém me conseguir explicar na prática como é que isso se faz eu agradeço...

Um abraço

Comment

Boas...
        Invertendo a posição das molas o eixo fica mais á frente e aumenta a distancia entre eixos, as vantagens o MDTT depois explica isso em pormenor, numca testei, mas tenciono experimentar..
        Quanto ao Angulo de Caster aqui fica uma imagem:

Um exemplo pratico:
        Imagine a direcção de uma bike ou de uma mota, a forqueta não está na vertical... o Caster é o angulo entre essa inclinação e a vertical.. (o caster pode ser positivo ou negativo) neste caso é positivo
        Quanto mais aumentar esse angulo (caster) mais a direcção tem tendencia em seguir em frente, isto numa bike, mota, carro ou jeep.
        Ex. Ao andar de bike se tirar as mãos do guiador a bike tem sempre tendencia em seguir em frente, se o caster fosse nulo 0º (forqueta na vertical) a bike ficava incontrolavel, bike de circo.. [smile rir-se] [smile rir-se]
        Para aumentar o caster (rodar o eixo) a forma mais pratica é colocar umas cunhas nas abraçadeiras das molas para que o eixo rode, existem essas cunhas no mercado com varios graus , mas normalmente são artesanais, 7 ou 8mm é aceitavel
        Quando se aumenta o comprimento dos brincos o caster diminui e deve ser corrigido (aumentado)
        Com a direcção assistida também é recomendavel aumentar o caster.
        Também existe o Camber mas para o nosso caso não tem interesse, pois o BJ é de Camber fixo, não ajustavel..
        Espero ter ajudado

Jose Maria

Comment

Jose Maria muito obrigado pela explicação e pela paciência... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

O que não percebo é isto "Para aumentar o caster (rodar o eixo) a forma mais pratica é colocar umas cunhas nas abraçadeiras das molas para que o eixo rode". Se eu rodar o eixo como é que o ponho mais atras ou mais á frente ?? E depois como é que dá para rodar apenas com as cunhas??? o que é que acontece aos veios ??? essas cunhas tinha que as colocar do lado da traseira do jipe o do lado da frente do jipe ???

Desculpa a ignorÂncia...

Comment

[quote author=MD TT link=topic=32331.msg65813#msg65813 date=1354630998]
            Este não inverteu o brinco mas deve ter invertido as molas:

MD TT
            [/quote]

por acaso ja tive o prazer de falar com o proprietario deste bj a uns tempos no facebook e perguntei-lhe sobre as molas e ele disse-me k eram de outro carro, uqe nao me recordo de qual

Comment

[quote author=CRICIOBJ link=topic=32331.msg65909#msg65909 date=1354824998]
              por acaso ja tive o prazer de falar com o proprietario deste bj a uns tempos no facebook e perguntei-lhe sobre as molas e ele disse-me k eram de outro carro, uqe nao me recordo de qual
              [/quote]

E não o convenceste a vir apresentar a maquina aqui ao forum [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

Gostava de saber como fez com o numero do chassis

[:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X]

MD TT
              $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Por acaso ainda lhe falei em se associar no forum, mas so falei com ele uma ou duas vezes e depois perdi-lhe o rasto, porque eleminei o meu face

Comment

Um assunto do meu agrado...vejo varias vantagens, porem as 2 que mais aprecio sao o facto desta inversão permite por

o carro a trepar a favor do obstáculo....e claro nao contra...se é que me entendem..... []

a outra é o ângulo de ataque....Em relação ao conforto nada tem a ver.....sim o que tem a ver é a forma como a mola trabalha

em relaçao aos pontos fixos e moveis...alem claro da sua curvatura entre chaci e eixo VS CHACI....

aqui sim tá o "segredo" saber inverter o sistema.... Conseguindo equilibrar caster, conforto, poder de trassao, estabilidade na estrada

e estabilidade a descer corta fogos acentuados....entre outros...pelo que sei é complicado fazer uma junçao perfeita de tudo

de forma a ter em cada situação um compromisso a 100%...

cada vez sou mais da opiniao, mater a origem, assim afasta os enxertos, ganha fiabilidade....nao sobe puxam me...lol

abraço

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=32331.msg65967#msg65967 date=1354889875]
                    Um assunto do meu agrado...vejo varias vantagens, porem as 2 que mais aprecio sao o facto desta inversão permite por

o carro a trepar a favor do obstáculo....e claro nao contra...se é que me entendem..... []

a outra é o ângulo de ataque....Em relação ao conforto nada tem a ver.....sim o que tem a ver é a forma como a mola trabalha

em relaçao aos pontos fixos e moveis...alem claro da sua curvatura entre chaci e eixo VS CHACI....

aqui sim tá o "segredo" saber inverter o sistema.... Conseguindo equilibrar caster, conforto, poder de trassao, estabilidade na estrada

e estabilidade a descer corta fogos acentuados....entre outros...pelo que sei é complicado fazer uma junçao perfeita de tudo

de forma a ter em cada situação um compromisso a 100%...

cada vez sou mais da opiniao, mater a origem, assim afasta os enxertos, ganha fiabilidade....nao sobe puxam me...lol

abraço
                    [/quote]

Boas, aproveitei um link do filipefalçao, e num dos videos pude reforçar a minha opinião....vindo esta de um profissional....

ha anos atrás andry, e em casa do netcruiser debatemos esta questão do funcionamento do eixo da frente em relaçao ao

obstáculo...tendo como base a inversão do ponto fixo e brinco, fica o video deste proficional...e a explicaçao !!

o brinco atras permite o carro trepar a favor do obstáculo...a anos atras cheguei a esta conclusao quando reparei no funcionamento

da suspençao das hilux 4x4 ....

http://www.powerblocktv.com/episodes...l-scout-part-1

obrigado filipe, ja mt tempo vi uns videos desta equipa, mas nao me chamaram a atençao, graças a ti tive o privilegio de ver um programa

a meu gosto a 1000% obrigado

abraço

Comment

se fizéssemos esta operação num bj73, também será necessário descravar o ponto de fixação da mola de trás e soldar á frente, se apenas invertêssemos as molas e os brincos de posição qual seriam as consequências? daria problemas onde?
                      abraço muito confuso [hmmm]

Comment

A trabalhar...
                      X