Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Construir Abas Bj40 em fibra

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Construir Abas Bj40 em fibra

Boas
    Resolvi fabricar mais um conjunto de abas para o meu cangalho pois vai sofrer um alargamento nas ancas.. [smile rir-se]
    Os moldes já os fabriquei á uns tempos, fiz a copia de umas de uma marca bastante conhecida..
    Os moldes são feitos com os mesmos procedimentos das peças que pretendemos fabricar
    Pegar nas peças que pretendemos copiar, encerar muito bem com cera desmoldante 3 vezes, dar uma boa camada de gelcoat preto (mais duro e aconselhado para moldes) e depois fibra e resina para cima, 3 camadas .
    Agora o fabrico das peças finais:
    Os moldes ficam assim:

Encerar os moldes com cera desmoldante 3 vezes
    Dar uma boa camada de gelcoat branco, deixar secar até quase não pegar

Depois resina para cima + fibra + resina+fibra+resina+fibra+resina (3 camadas é suficiente, mas depende da textura da fibra)
    Aqui já com 3 camadas de fibra

Depois é só desmoldar, se o molde estiver perfeito e bem encerado a coisa é muito facil, as abas do BJ também são faceis de desmoldar pois teem boa saida.
    Aqui já desmoldado e fora dos moldes

O molde que tenho as abas saem com abas de fixação para fora que fica com os parafusos á vista e que eu não gosto nada de ver, solução.. cortar essas abas e fazer umas abas interiores
    Aqui já com as abas exteriores cortada

Agora que construir umas abas de fixação interiores
    Aqui a preparação da fibra para as abas de fixação interiores

Aqui já com abas interiores colocadas, só falta recortar os excedentes

Com uns moldes perfeitos (não é o meu caso) as peças finais quase nem precisam de pintura, utilizando o gelcoat com o pigmento de cor pretendido.
    A fibra e resina é de muito facil trabalhar conhecendo os materiais e as doses de catalizador é sempre a fazer em serie ..
    Material necessario:
    -Manta de fibra, também podemos utilizar carbono ou kevlar, mas mais caro e pouco interesse para o efeito
    -Resina + Catalizador
    -Trincha
    -Gelcoat + Catalizador (pode ser aplicado á pistola ou á trincha)
    A doses de catalizador: (depende da temperatura e humidade do local)
    - De verão utilizo cerca de 4%, de inverno coloco praticamente o dobro o que me dá um tempo de secagem de cerca de 2 horas
    Estas abas que fiz agora utilizei 10% mas mesmo com o frio que estava quase que secava sem eu terminar a aplicação.. rs rs exagerei um pouco, as resinas também nem todas são iguais, existe algumas já pre-acelaradas..
    Não percebo nada de fibra, mas como só faço para mim lá me vou desenrascando
    Toca a meter as mãos na resina.. [smile rir-se] [smile rir-se]

José Maria

Re: Construir Abas Bj40 em fibra

Boas, esse bj é "meu".... [smile rir-se] ja veio do norte.... [smile rir-se]

"nao" quero plástico nesse carro, preciso dele para trabalho.....deixa te de tretas....

abraço [smile rir-se]

Comment

Excelente tópico! []

Eu uso sempre o catalisador á pinga! [smile rir-se] Quanto mais pingas levar, mais rápido tem de ser o artista. Isso de humidades e frio, nunca contemplei nas minhas parcas façanhas em fibra de vidro e resinas epóxicas. Julgo que seja um dos motivos para ter saído sempre uma cagada! [smile rir-se]

Já agora, qual é o material usado para o molde? Gesso?

abraço fibrado
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

muito bom mesmo.

essa ideia das abas interiores para os parafusos é muito boa.

ja tive umas abas dessas e acabei por as vender por não quere cortar a chapa e por não ter precisamente essas abas interiores. []

Comment

Boas,

Estas tb foram feitas por mim, utilizei umas da megastore, mas como não gostava do modo de fixar por fora fiz o molde em fibra por dentro. No meu caso não ficaram 100% logo tive k recorrer á massa de ferro e trabalho de braços [smile rir-se] [smile rir-se]

Uploaded with ImageShack.us

Comment

A trabalhar...
          X