Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

DIY - J4 - Reparação de Bombas de travões de disco

Colapsar
Este é um tópico inamovível.
X
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

DIY - J4 - Reparação de Bombas de travões de disco

Bom dia amigos, estava a começar a aplicar os travões de disco no meu "hj40" mas as bombas estavam paradas á algum tempo, os tapa-pós (foles) todos cortados e inexistentes em alguns, testei e alguns pistons estavam colados e com muito mau aspecto, mas não perdiam óleo logo isso provavelmente com o uso voltaria ao normal, mas visto que os foles estavam todos F%#$os meti mãos á obra e vou colocar aqui os que fiz para os mais curiosos ;D

ANTENÇÃO!!! eu não reparo bombas de travões para viver! eu não sou profissional a reparar bombas de travões, algum dos procedimentos que eu fiz já os faço assim á anos nunca tive problemas nem reclamações mas pode algum deles não ser o mais aconselhável! ;D

1- primeiro passo encomendar na toyota um kit de reparação para as bombas no meu caso é de uma hilux LN65 foram 50 *cruisers* o par

2-está na hora de começar a sujar as mãos, tira-se os tapa-pós fora e é preciso tirar os pistons fora isso é o mais complicado de todo o processo á uns anos fazia isso no próprio carro com ajuda da bomba central de travões agora tenho bombas manuais para outros fins e uso aqui neste caso também, a ideia será abrir os pistons ao máximo sem começar a perder o óleo, depois começar trancar cada um individualmente ou em pares porque nem todos vão abrir ao mesmo tempo eu fiz assim:

e depois assim:

3-no meu caso a bomba dá para abrir ao meio, e foi isso que fiz:

4-depois com ajuda de um alicate, de wd40 de um martelo e um pulsão de bronze 1 a 1 comecei a tirar os pistons fora (no meu caso são 4 em cada bomba)
    NOTA: se usarem um alicate de pressão como eu usei não se pode apertar muito o piston porque empena

5-depois dos pistons desmontados e hora de tirar os vedantes e fica tudo desmontado

6-está na hora da limpeza, os pistons podem passar suavemente numa escova de aço rotativa ou em ultimo caso passar uma lixa muito fina daquelas que parecem papel higiénico, eu uso para esse tipo de coisas lixas de agua 1000-1200 de preferência já usadas, porque queremos limpar e não riscar o piston, eu não aconcelho o uso de lixas no piston só em ultimo caso

7-o interior também terá se ser muito bem limpo, neste caso podem usar uma lixa fininha e passar suavemente á mão principalmente se o interior já tiver algum "calo" ou então usam o que eu usei, mas sempre devagar apenas para limpar e baixar algum calo que tenha, não se pode comer muito no interior:

8-depois de desmontado, está na hora de lavar tudo muito bem lavado e muito importante assoprar muito bem todas as peças e os interiores das bombas, para começar a montar com o kit novo:

9-depois de meter os vedantes interiores vc´s vão notar que o piston vai entrar e trabalhar muito apertado lá por isso para ajudar nesse processo e para não cortar nenhum vedante novo eu uso um pouco de vaselina apenas para ajudar (a famosa vaselina)

10-e voilá os pistons estão todos no seu lugar, no meu caso os tapa-pós estarem e não entrem era a mesmo coisa logo o exterior dos pistons estava todo enferrujado, então o que eu fiz foi meter um pouco de graxa (muito pouca) para ficar debaixo do Tapa-pó para o interior ficar sempre húmido e não deixar criar mais oxidação

11- está na hora de montar os tapa-pós e montar as 2 partes da bomba e está prontinha:

12- agora está na hora de dar o toque final para ficar impec., dar uma pintura na bomba com tinta de alta temperatura para ficar tudo como novo:

e assim reparei as minhas bombas e fiquei com os meus travões da frente a trabalhar a 100% e tudo como novo

Re: DIY - J4 - Reparação de Bombas de travões de disco

Discussão do DIY sobre a manutenção e reparação de bombas de travão do 6CL.

Obrigado companheiro pela tua reportagem!

abraço agradecido
    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Re: DIY - J4 - Reparação de Bombas de travões de disco

já tem uns anitos.... ainda tinha o bj40 :'(

Comment

A trabalhar...
      X