Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Viscoso da ventoinha

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Viscoso da ventoinha

Bom dia
    Lembro-me de um topico antigo que tinha um toturial de como repara o viscoso , e até estava bastante completo com a referencia do oleo e algumas dicas, tudo muito bem explicado.
    Acontece que a minha ventoinha mesmo com o motor quente não tranca, nem nada que se pareça, e eu gostaria de tentar reparar o viscoso.
    Se alguem poder meter aqui o procedimento para a reparação e a referencia do oleo para os nossos carros era uma excelente ajuda.
    È para um LJ70 de 89.

Re:Viscoso da ventoinha

Boas,

Fui ao forum que vai ficar como histórico, aqui:

e retirei esta informação:

--------------------------------------------------------------------------------
    Título: Reparação de Viscoso!
    Enviado por: newcruiser em Setembro 16, 2009, 01:16:41 am
    --------------------------------------------------------------------------------

Boas PPl!
    Fica aqui uma bricolage que vi num site de "nuestros hermanos", e que eu próprio já pus em prática e funciona mesmo!

Começamos por ter que comprar na Toyota estas bisnagas de "óleo siliconado", é mesmo assim que se chama Refª 08816-03001, cerca de 6 euritos cada um, têm que ser 3!

De seguida começamos por desmontar o bemdito viscoso da polie da bomba de água e de seguida da ventoinha.(http://)
    Encontramos de seguida 4 parafusos estrela,????Atenção que como no outro forum diziam, não é mesmo tarefa fácil,

aconselho depois a substituirem por allen's 6x20, de futuro são bem mais simples de desapertar.

Depois de desapertar, separam as duas partes, cuidado que na tampa vai um o'ring de borracha, tentem não o tirar que depois vão andar ás aranhas para o voltar a pôr, e vão encontrar uma pasta amarela muito espessa e pegajosa, pior que mel, é o oléo velho.

Devem retirar tudo e limpar muito bem, eu limpei com diluente e soprei tudo muito bem.

De seguida começamos por encher pelos quatro buracos e ir rodando que é para entrar o óleo novo, o nivel é ficar cheio até ao nivel dessas ranhuras, no meu caso não chegou a levar as três completa.

Depois voltamos a fechar, certefiquem-se que o o'ring ficou no sitio para não haver fugas, e eu optei por colocar cola de juntas nos 4 novos parafusos, Just in case...!

Tudo apertadinho voltado a montar no lugar e já faz um barulho completamente diferente, agora sim o viscoso trabalha!!!

Temos uma reparação de 18 euritos, bem diferente dos 300 que pedem pelos outros. ;D ;D
    Desculpem a qualidade das fotos mas só tinha o lélé á mão...

Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Penso que agora já está mais coerente a reportagem ;D ;D ;D

aBJraços TT
      Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Muito obrigado.
        Amanhã vou ver se consigo passar pela toyota para comprar esse oleo.

Comment

Quando comprei para o meu, na toyota desconheciam esse óleo siliconado. Tive de pesqusar em fóruns estrangeiros para encontrar a referência das bisnagas e só aí consegui a encomenda.

Comment

Na Toyota, não reparam viscosos......... ;D. Existem 3 tipos de óleo silicone na Toyota:

08816-03001 de 3000 cst
            08816-06001 de 6000 cst
            08816-10001 de 10000 cst

cst = viscosidade

o de 6000 cst e de 10000 cst, já foram descontinuados. Mas pela informação que me passaram, o de 10000 cst seria o melhor.
            Onde se consegue encontrar mais barato e com maiores valores de viscosidade é nos óleos utilizados no radiomodelismo.

Têm aqui uma loja com uma grande variedade de óleos silicone com várias viscosidades.

http://www.poleposition-pt.com/categ...bCategoria=195

Abraço
            Rui de Sousa

http://i158.photobucket.com/albums/t...andcruiser.jpg

Comment

desculpem esta pergunta eu não percebo nada disto, a ventoinha do kzj95 também é viscoso , se sim como ver se está tudo bem
              BONS TRILHOS

Comment

Sim, esses oleos de silicone usam-se aos montes no RC... tanto para amortecedores, como para diferenciais, é o que define o "setup" do carro ;D

Comment

Caros companheiros,

Atenção que o viscoso não deve "trancar" nunca! Não façam confusão... O correcto funcionamento é ir aumentando progressivamente a fricção (aquela prisãozinha...) consoante a temperatura do radiador aumenta. Um teste muito simples consiste em escutar o motor em aceleração quando este estiver bem quente; por exemplo, depois de pagar a portagem, manter o vidro aberto durante a aceleração (1º e 2º velocidades). É suposto ouvir-se a ventoinha a acompanhar a rotação do motor.

Abraços,
                  André Ferreira
                  "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Re: Viscoso da ventoinha

Estou a pensar rever o viscoso do FRIGORIFICO.

Alguem sabe qual a quantidade de cada bisnaga que vende a TOYOTA???

A.S
                    O "FRIGORIFICO"

Comment

A trabalhar...
                    X