Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

HDJ 80 - O melhor ?

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

HDJ 80 - O melhor ?

Há viaturas mais aptas para certas tarefas e utilizações que outras.
    O HDJ 80 é na minha opinião a melhor viatura do mundo até hoje construída para as grandes expedições, nomeadamente ao deserto do Norte de África.
    Depois de mais de dez anos a viajar várias vezes por ano para o deserto do Sahara, sozinho ou em expedições organizadas, a minha opinião fica mais acertiva. Espaço, potencia, binário, conforto e acima de tudo fiabilidade são as suas principais características que o tornam ao fim de tantos anos a máquina mais vista dos expedicionários a África. Com 200 000, 300 000, 400 000 ou mesmos mais quilómetros continuam a ser a opção, mesmo de muitos afortunados com disponibilidade financeira para adquirir máquinas mais modernas. É a qualidade destas viaturas associada a sua escassez no nosso pais que a tornam provavelmente a viatura mais valorizada, se excluirmos os carros de colecção. Qual é a viatura com 300 000 e 20 anos de idade que, se bem conservada, se vende por mais de 20 000 € como acontece correntemente?
    Mas os HDJ 80 não são todos iguais. Sem entrar nas diferenças menos relevantes associadas aos anos de construção ou tipo de acabamento, como tamanho dos discos, servo da embraiagem, ABS , etc, existem diferenças muito relevantes no motor 4.2: de 1990 a 1994 o motor 1HD -T tinha 12 válvulas e depois desse ano passou a ser o motor 1HD -FT com 24 válvulas. Este ultimo com uma bomba injetora diferente, com EGR, alguma electrónica acrescida e outras diferenças menos relevantes.
    Neste momento estará certamente a colocar a questão: então qual é o melhor?
    Na minha opinião a resposta é simples! Se pretende uma viatura que consuma menos, com mais potencia disponível em regimes mais elevados, mais silenciosa, a opção é a de 24 válvulas. Se pretende uma viatura com a potencia disponível em regimes mais baixos, com menos electrónica, para fazer muita areia e dunas, então a de 12 válvulas é a opção certa.
    Em resumo, o terreno de eleição para o de 12 válvulas é a areia e as dunas, para o de 24 válvulas são as pistas rápidas e o asfalto.
    De referir que o motor de 24 válvulas gasta em média menos 2 l aos 100km que o de 12 válvulas.
    O 1 HD - T de 12 V tem um binário de 360 Nm ás 1800 RPM e uma potencia de 167Cv.
    O 1 HD-FT de 24 V tem um binário de 380Nm ás 2200 RPM e 170Cv.

Depois desta mini exposição de alguns dados técnicos e da minha modesta opinião, resta-me dizer que o meu HDJ é de 1994 ou seja de 12 válvulas. Será fácil perceber qual o meu destino de eleição nas minhas expedições.

Boas aventuras, em segurança.
    Rui Ferreira

Re: HDJ 80 - O melhor ?

Boas suricata,

Belo comparativo, mas assim ainda fiquei com mais vontade de meter a retina numas fotos da tua máquina [:P] [] [smile rir-se]

Boas expedições com a Leirivida [8)]

Abraço fotoless
    KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

Comment

Boa noite, Dr. Rui! Bem-vindo outra vez a esta nossa sua casa! Este parece ser um excelente tópico, gostaria muito de ver os entendidos e proprietários destes motores opinarem avidamente... Se calhar sugeria apenas movê-lo para a secção técnica, se não se importar, para ficarmos com a casa arrumada! Eu posso fazer isso, se quiser.

Entretanto, a máquina do Dr. Rui está apresentada aqui: http://forum2009.clubeflc.com/index....ic,5055.0.html mas claro que seria um prazer vê-la apresentada novamente nesta casa nova e com fotos recentes dessas aventuras de sonho... [] Não sei se haverá outro HDJ80 em Portugal tão sortudo como o Suricata do nosso amigo Dr. Rui Ferreira! [8)]

Um abraço forte do André "LAMA" []
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boa noite.
        Irei em breve disponibilizar algumas fotos do meu Suricata.
        André, é um prazer responder ao meu amigo, embora fiquei um pouco triste com essa do "Dr.". Podes perfeitamente colocar o meu comentário na área técnica, até agradeço uma vez que és um pro deste fórum. Num momento em que não estava a trabalhar apeteceu-me escrever um pouco e saiu o texto que leram.
        Na ultima expedição a Marrocos numa abordagem a uma duna de forma impropria, dobrei o eixo da frente o que me obrigou a sair das duna com tração posterior e a substitui-lo durante a madrugada para no dia seguinte poder continuar a levar a caravana pelas dunas. Chegado a Portugal o Suricata entrou no fosso da minha garagem e desmontei o eixo para ser decapado, reforçado e pintado. Com o carter exposto tomei a decisão de o abrir e verificar o estado dos bronzes das bielas (assim conhecidos, embora sejam de aluminio) . Aos 230 000 km estavam felizmente bem, o que provavelmente resulta do uso de óleos de boa qualidade e com mudanças adequadas do mesmo. Já que os retirei, vão entrar novos. Quem sabe se um dias apresentarei a descrição e as fotos desta operação técnica curiosa.
        Após concluída a remontagem colocarei algumas fotos do meu HDJ 80.
        Um abraço,
        Rui Ferreira

Comment

Bem Rui, grande exposição!!

Comment

Já movi o tópico, embora tenha ficado na dúvida entre este quadro e o dos comentários gerais sobre a série 80, mas como a questão inicial é sobre a escolha entre 1HD-T e 1HD-FT, achei que ficava bem aqui.

Agora continuando o off-topic: [smile rir-se]

Mas que aventura! Ou se calhar desventura... [:'(] Por acaso não há fotos desse eixo dobrado? E não me diga que levava um eixo sobresselente no carro do mecânico!?! [huhuhuh]

Cuidado com esses reforços, as baínhas empenam ao soldar! [ahhhhhh]

Grande abraço, amigo!
            André
            "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas,

Em tempos tive um 80... e a duvida de qual seria o melhor 80 tb surgiu no meu grupo de amigos, será o 12v? o 24 v?

Um amigo teve na altura a seguinte saida que continua a ser muito valida... " o melhor 80?! é o que for teu!" mais nada!!!! [smile rir-se]

A frase diz tudo

CumprimenTTos 100

Comment

Boa Noite Ranger
                Quem me conhece sabe que consigo avaliar a qualidade de uma viatura sem que o sentimento de propriedade interfira, como acontece na maioria dos casos. A exposição que fiz reforça o que acabei de dizer. Devo acrescentar que tenho também um Defender de 1998 e um Jeep Wrangler Rubicom de 2011 e que durante alguns anos fiz muitas expedições com um Discovery Td5. Quando me refiro ao HDJ 80 como "o melhor 4x4", falo de expedições de longo curso e em particular ao Norte de África, como referi. Para outras aventuras, outras máquinas têm o seu lugar de destaque.
                Cumprimentos,
                Rui Ferreira

Comment

Bem vindo Rui!

Obrigado pela exposição/opinião acerca destes motores. []

Será sempre agradável ver fotos do Suricata e das suas façanhas! Ficamos á espera delas! []

abraço grande
                  SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Bem vindo........o Jipe dos meus Sonhos......talvez um dia. [smile rir-se]
                    http://img210.imageshack.us/img210/8745/casa2x.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Comment

A trabalhar...
                    X