Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Atrelados legais ?

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Atrelados legais ?

Boas, esses atrelados que vemos ha venda militares etc teem livrete ? somos obrigados a ter

livrete nos atrelados ? se fizemos um atrelado por ex a partir de um j4 para trabalho ou lazer

como legalizamos ? se for o caso de ser obrigatório ...interessante que nao vemos muito

por portugal a malta ir acampar com atrelados....obrigado

cumprimentos

Re: Atrelados legais ?

É uma boa pergunta , tambem tenho algumas duvidas .

o pouco que sei se o atrelado pesar menos de 700kl ou o conjunto nao passar os 3500 kl nao é preciso documentos

Comment

[quote author=Nilde link=topic=33151.msg80695#msg80695 date=1374307980]

o pouco que sei se o atrelado pesar menos de 700kl ou o conjunto nao passar os 3500 kl nao é preciso documentos
      [/quote]

Penso que seja o reboque e carga se pesar menos de 700Kg não é obrigatório livrete

MD TT
      $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=MD TT link=topic=33151.msg80698#msg80698 date=1374310095]
        [quote author=Nilde link=topic=33151.msg80695#msg80695 date=1374307980]

[/quote]

Penso que seja o reboque e carga se pesar menos de 700Kg não é obrigatório livrete

MD TT
        [/quote]

Exacto.
        Tenho um de 750kg e tem livrete. Seguindo percebi já precisa de inspecção e tudo. Sempre a chular... :evil:

Comment

Boas

Até 350 o atrelado não precisa de documentos e tem a mesma matricula da viatura tractora.

Mais de 350 tem a sua própria matricula com documento único ,sendo necessário ter carta de condução BE.

Não é importante o peso total do conjunto ,pode passar os 3500Kg de peso bruto,mas nesse caso o reboque não tem assistência em viagem,se o carro tiver um problema a seguradora leva o carro e deixa o reboque na estrada!!!Se for menos de 3500 levam tudo!!!! É ridículo.
          É fácil de passar os 3500Kg ,Jeep peso bruto 2750Kg + caravana 1100=total 3850 .....Vou ter de utilizar um Clio para rebocar a caravana?????

Comment

De acordo com o código de estrada em vigor, ou seja a ultima alteração no ano passado, a carta de categoria B dá pra conduzir um veiculo + reboque desde que o peso do conjunto ( atenção que se refere ao peso bruto e não à tara) não passe os 3500kg, ou seja o peso bruto do veiculo + o peso bruto do reboque que é mencionado nos livretes ou documento unico.
            Por exemplo se o veiculo tiver um peso bruto de 3200kgs podes conduzir com um reboque de peso bruto máximo até 300kgs!
            Também à que ter atenção no documento único do veiculo que puxa, verificar o peso bruto rebocável que o veiculo está autorizado a rebocar, e o peso bruto do reboque não poderá exceder o valor mencionado.

Em relação aos reboques:
            o peso bruto máximo que dispensa a atribuição de matricula é até 300kgs (atenção que o peso bruto é sempre o peso do próprio reboque + a carga que ele pode transportar), e neste caso repete-se a matricula do veiculo que o puxa .A partir de 300 kgs já precisa de matricula.

Até 750 quilos de peso bruto (atenção que o peso bruto é sempre o peso do próprio reboque + a carga que ele pode transportar), o reboque não necessita de travão de serviço, mas a partir dos 750kgs necessita do travão de serviço que normalmente é o de inércia.

repete-se sempre as luzes do veiculo que o puxa, sendo as luzes de travagem dispensáveis se o reboque não tapar as do veiculo que puxa.
            Também á que colocar os reflectores de forma triangular de cor ´vermelha na retaguarda, e se circulares nos Açores tens de acrescentar a banda refletora no caso de o reboque ser de caixa aberta.
            À frente do reboque tens de ter dois reflectores de cor branca, um em cada lado. E se o reboque tiver mais de 1.60 mts ou for mais largo que o veiculo que o puxa tem de ter duas luzes de cor branca orientadas para a frente que sejam acionadas com ao luzes de presença.

Bem acho que de uma forma geral é isto.

Abraço
            Berto Lima
            Can-am Outlander 500 Max XT
            Ex-Toyota Landcruiser VX 3.0 (KZJ70)

Comment

Boas, agradeço as informações... []

para simplificar que eu tenho dificuldade em entender....

se eu fizer um reboque para um bj40, quanto pode ele pesar ? e carregado ?

se o carro e reboque carregado nao ultrapassar 3500 kg tá se bem ? nao preciso de documentos

para o reboque ? nem carta calse x..?

obrigado

Comment

Encontrei isto algures aqui:

http://www.hipitecnica.net/index.php?pagina=1272560520

Legislação importante:

Que tipo de carta é necessária para conduzir com reboque (alteração importante de 2013);
                •Atrelado com Peso Bruto até 750KG, carta de condução normal, categoria B;
                •Particulares, viatura 3500KG mais atrelado 750KG, carta categoria B
                •Atrelados com mais de 750KG de peso bruto, carta categoria B+E
                •Empresas, sempre que o conjunto ultrapasse os 3500kg carta B+E

DECRETO-LEI 138/2012 de 5 de Julho

Artº 3 - f) Carta B - Veículos a motor com massa não superior a 3500KG........a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima não superior a 750KG desde queo conjunto não ultrapasse os 3500KG.

g) Carta B + E - Conjuntos veículos B (até 3500KG) e um reboque até 3500KG

Artº 21 - A condução de veículos com massa máxima autorizada superior a 3500KG e até 4250KG (3500 + atrelado 750KG) pode ser exercida por titulares de carta B, maiores de 21 anos e pelo menos 3 anos de habilitaão desde que:

Se destinem exclusivamente a fins de recreio ou ser utilizados para fins sociais prosseguidos por organizações não comerciais. Nota, ou seja no caso de empresas viatura com 3500KG necessita sempre de cartya B + E com qualquer atrelado (coisa inteligente)

Lei que possibilita que viaturas possam circular com atrelados de Peso Bruto superior ao Peso Bruto Rebocavel;

DEC - LEI 133/2010 de 22 de Dezembro - Anexo I, Secção 1, Artº 10, § 3:

Nos conjuntos formados por um veículo a motor e um reboque o Peso Bruto máximo do reboque pode ser um dos seguintes valores:

A) O constante no documento de identificação do reboque, se esse valor for menor ou igual ao peso bruto rebocavel constante no documento de identificação do veiculo tractor;

B) O valor do peso bruto rebocável do veículo tractor se o peso bruto constante no documento de identificação do reboque exceder aquele valor. NOTA Um automovel com peso bruto rebocavel de 2000KG pode circular com atrelado de 3500KG mas neste caso o atrelado não pode circular com mais de 2000KG (tara + carga)

Normas actuais para obtenção de carta (E) B+E (em breve)

Velocidades máximas legais para circulação com atrelado
                Cumprimentos,
                NC

Comment

Quer dizer,

Para conduzir com carta de ligeiro...

O conjunto, carro mais atrelado vazio ou carregado nunca pode passar os 3.500Kg

Independentemente do peso do carro, o atrelado nunca pode passar o peso Bruto "carregado" de 750Kg

Também me dava jeito um atrelado, não tenho é onde o meter [hmmm] [hmmm]

Cumprimentos,
                  NC

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=33151.msg80721#msg80721 date=1374349548]
                    Boas, agradeço as informações... []

para simplificar que eu tenho dificuldade em entender....

se eu fizer um reboque para um bj40, quanto pode ele pesar ? e carregado ?

se o carro e reboque carregado nao ultrapassar 3500 kg tá se bem ? nao preciso de documentos

para o reboque ? nem carta calse x..?

obrigado
                    [/quote]

Para não teres documentos do reboque, ou seja, repetires a matricula do bj40, o reboque na pode ter mais de 300 kgs no total( peso do reboque + carga a transportar).

Quanto á carta de condução, tens de somar o P.B.do Bj40 + os tais 300Kgs do reboque, e este peso na pode ultrapassar os 3500kgs.
                    Abraço
                    Berto Lima
                    Can-am Outlander 500 Max XT
                    Ex-Toyota Landcruiser VX 3.0 (KZJ70)

Comment

A trabalhar...
                    X