Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "o meu BJ40 LV de 1980"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

BJ40 - 1980 - "o meu BJ40 LV de 1980"

Uploaded with ImageShack.us

Este é o meu Bj 40 LV de 1980 (7 lugares).

Depois de alguns jipes de outras marcas (landrover, daihatsu e mitsubishi), comprei este e fiquei logo fã! Daí a renová-lo, foi um piscar de olhos.

Apenas achei a direcção muito pesada, mesma para uma não assistida, resolvi o handicap com uma pequena concessão à modernidade e originalidade: uma direcção assistida eléctrica de um Opel Corsa B.

Agora, espero fazer muitos Km's com ele, dentro e fora de estrada.

Neste momento, para acabar o projecto, procuro uns cubos automáticos das rodas da frente e uma moca das velocidades em bom estado.

Espero que gostem!

Re: o meu BJ 40 LV de 1980

Bem vindo, Duarte.

A julgar pelas fotos, o teu BJ40 está mesmo lindo... parabéns! Agora fiquei no mínimo curioso acerca dessa aplicação de DA. Podes partilhar umas fotos?

Cumprimentos,
    André Ferreira
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Re: BJ40 - 1980 - "o meu BJ40 LV de 1980"

Bem vindo sejas a esta casa, Duarte!

Estou a ver que te tens dedicado a esse BJ40 e dou-te já os meus parabéns pelo trabalho. :angel:

Também fiquei curioso com esse detalhe da DA.

Se puderes partilhar essa informação será excelente. []

abraço grande
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

bem vindo ao forum belo 40 [smile rir-se] parabéns...
        se for possível partilha de onde es, e como compraste essa maquina ? coisas assim...
        é apenas uma forma de te ficarmos a conhecer melhor...e ao j4 []
        abraço

Comment

Ora então lá vai...

Sempre tive um jipe. Como tenho alguns carros antigos, uso para puxar o atrelado com que os vou carregando quando preciso. havia algum tempo que queria um BJ40, mas ou eram extremanete caros (os bons) ou estavam miseráveis - e caros quase sempre - pelo que fui adiando a compra.

Há cerca de 1 ano e meio vi este no Standvirtual (www.standvirtual.com) por 3.500€ e parecia jeitoso.

Estava perto (em Penafiel e eu moro em Valongo) e assim que o meu trabalho me levou para aqueles lados, lá fui vê-lo.
          Tinha intervenções documentadas mas precisava de algum carinho e gosto. Tinha o tecto/jantes/grelha e para-choques em preto, não tinha nenhum distintivo, inventaram as luzes de matrícula, tinha matriculas brancas, precisava de todos os casquilhos e ponteiras de direcção, etc, etc... para além disso, no interior, faltavam os plásticos do tablier (superior e inferior), alguns botões, fechos dos ventiladores, e por aí adiante. A acrescer a isto, tinham cortado as pontas dos guarda-lamas da frente.

Ainda assim, de positivo tinha muito mais: um motor, caixa e diferenciais refeitos de novo, 4 pneus jeitosos, forras interiores todas novas e originais, incluindo o do tecto e as palas pára sol. Tinha as borrachas de vidros todas novas, tudo funcionava na perfeição e a instalação elétrica tinha sido refeita.

Ainda custou a convencer o vendedor a aceitar o negócio que eu pretendia. Eu tinha um Frontera de 99 que não conseguia vender e ele não o queria aceitar.

No entanto, 6 a 7 meses e muita conversa depois lá consegui acertar um negócio com o vendedor (que era particular e tinha feito (e pago a peso de ouro) a intervenção que vos vou mostrar), entregando-lhe em troca o meu Frontera de 99 e uns €€€€.

A partir daí foi sempre a investir na correcção dos defeitos.

Começou pela correcção das cores da carroçaria: Jantes cinza, junto com os pára-choques e suporte do pneu suplente, tecto e grelha brancos.

Depois a montagem da direcção assistida, que se vê na foto do interior por baixo do volante, na qual optei por aplicar um reóstato para regular a assistência da direcção (é o "pauzinho" que se vê na mesma foto ao lado das luzes de travões - Para a direita, mais leve, para a esquerda mais pesado, até ficar como o original, sem assistência).

Com a montagem da direcção, fui obrigado a meter as ponteiras e barras da direcção, pois se as folgas que não se notavam sem a assistência, com esta vieram todas ao de cima.

Acabei também por substituir a mola de trás do lado direito por uma mais forte para compensar o típico caimento destes carros para o lado direito.

De seguida, a compra dos detalhes. Comecei pelos botões interiores. Depois pelas manivelas dos vidros e puxadores interiores das portas, bem como os respectivos manípulos. Em seguida as mocas das alavancas de velocidades. Depois as trancas dos ventiladores. Em seguida a parte plástica superior do tablier. Depois o rádio (optei por um Becker de 1980 Mexico, por ser um topo de gama da época) e colunas com as respectivas caixas.
          Entretanto arranjei o gancho de reboque e os faróis de nevoeiro. optei por uma ligação independente, com um botão original que se vê mesmo ao lado do dos mínimos/médios.

Por fim, lá arranjei os plásticos de baixo do tablier e as luzes e suporte de matrícula traseira.

Agora, para acabar, procuro uma moca de alavanca de velocidades com a chapinha de cima em bom estado, bem como uns cubos automáticos para as transmissões da frente. Se souberem de alguma coisa, falem!

Comment

Comment

Agora tens um belo BJ.
              Percebe-se pelas fotos que o trabalho na carroceria foi feito com muito capricho.
              Se bem entendi, esse trabalho é anterior a compra, estou certo?
              Não entendi o lance da direção assistida, vou pesquisar para entender.
              Parabéns.
              Hercílio Neto (Uncle Stan)
              ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

Comment

Ora vamos lá falar da direcção assitida.

No meu caso, optei por uma eléctrica. Comprei num centro de abate uma direcção assistida de um opel corsa b com a respectiva centralina.

É aplicada na colina de direcção original, sendo que, basicamente a referida coluna é cortada logo depois do tablier, sendo "enxertada" a direcção assistida nesse local. tudo o resto se mantém.

Caso pretendam, como eu fiz, podem aplicar um reóstato para poderem escolher o grau de assistência da direcção (mais pesada ou mais leve, conforme a situação).

Seguem as fotos:

O tal reóstato:

Resultado:

Posso virar a direcção de ponta a ponta com o dedo mindinho!

Comment

Boas Duarte,

Bem vindo ao cantinho virtual dos Land Cruiser's []

O J4 está um espectáculo [bjos] Agora só falta umas fotos dele no seu habitat natural [8)]

Abraço estrunfe
                  KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

Comment

Boa tarde Duarte . bem vindo ao forum. que bela manica esse 40 e a direcção assistida esta impec. []

so não gostei muito da soldadura ao veio original... [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

essa cor que tens no carro é que é um bocado horrivel..mas são gostos... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

A trabalhar...
                    X