Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor Bu30 no BJ40

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Motor Bu30 no BJ40

Boa noite meus senhores,
    tenho um bj 40 ha cerca de 10 anos que me trouxe uma bela "prenda de Natal", uma vez que parti a colaça. A solução foi meter um outro motor e optei por colocar um BU30 de uma Dyna. No entanto surgiu uma questão relativa a este "novo" motor que não sei bem, ainda, como resolver e que , como tal, venho aqui pedir a vossa ajuda nesse sentido.
    Este motor reprisa muito cedo, sinto que abafa um pouco mais do que o anterior motor e as velocidades estão muito curtas. Em quarta o motor reprisa por volta dos 80 km/h, o que é uma diferença considerável para o motor anterior. Acredito que essa diferença para o anterior motor se deva a uma diferença no débito de gasóleo, mas não sou nenhum entendido no assunto... [smile rir-se] [hmmm]
    Assim eu pergunto:
    Há alguma diferença entre a bomba injectora de um motor e do outro (BU30 e B)?
    São ambas nippodenso mas com referencias diferentes... dai a minha duvida.
    Será que consigo regular a bomba do bu30 para os valores da do B e recuperar o andamento que tinha? Ou será melhor trocar a bomba injectora do B para este Bu30. Isto irá resolver o problema de reprisar cedo e estar abafado?
    Agradeço a vossa melhor ajuda nesta situação, de entre os experts nesta matéria, para que eu consiga recuperar a fé no meu "camiãozinho" que tantas alegrias e bons momentos me deu e que agora me acompanha como carro do dia a dia. [] [] []
    Abraços BJotistas

Re: Motor Bu30 no BJ40

boa noite e bem vindo ao forum...

em relação aos teus problemas, não te sei responder , mas o que tb me ia dar muitas alegrias e bons momentos, era ver uma apresentação

da sua maquina ... com 10 anos nas mesmas mão deve ter muitas historias para contar certamente.

venham la uma fotozitas... [] [] [] (sempre servem de chamariz aos experts... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se])

Comment

Ora viva Rui. Bem vindo a esta casa. []

Como diz e bem o Armstrong, uma apresentação da maquina ao pessoal fica mesmo bem.

E o sítio certo é aqui: http://forumflc.clubeflc.com/index.php/board,178.0.html

Quanto à designação BU30, estamos a falar de uma DYNA que tem um motor B, ou seja, o mesmo motor que a BU20, a BU25 e BJ40 podendo haver diferenças em ser de primeira ou segunda geração.
      Depois podem existir diferenças nas bombas injectoras ou nas afinações, mas isso já requer algum estudo.

De que ano é o BJ40 e a BU30?

Abraço à espera da apresentação

SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Boas, bem vindo....sendo o motor de uma BU30 tem que ser o B, sendo ele o B é igual ao B do bj40, por isso sao iguais.....

existem diferenças como colector de admissão, e outros pormenores insignificantes !! pelo que nao existem diferenças nas bombas, ou seja

os elementos das mesmas sao iguais....para esse motor nao desenvolver deve ter a meu ver falta de ar e de gasol !!

partindo do principio que mudaram o colector de admissão do B bj40 para este motor BU, e que a tubagem entre admissão e filtro ar é a mesma,

e que mudaram tambem filtro de gasol, diria que o filtro interno ha entrada da bomba está sujo....e meio entupido !! na bomba injectora

existe uma bomba manual onde sangramos o gasol certo ?!! essa bomba é que puxa o gasol do tanque, ha entrada dessa bomba

existe um tubo que vem do tanque, que alimenta a mesma, esse tubo de alimentação aparafusa na dita bomba manual, entre a entrada

desse tubo e a bomba, e dentro do tubo temos um filtro interno de rede, que fica sujo, alem de que com os anos, e com o gasol a passar

quente ele torce, porque é de rede fina, e os anos não perdoam....convém tirar fora limpar, ou em caso de estar torcido comprar um novo

na toyota. se pretender eliminar esse filtro interno e meter um fora, cortando o tubo e fazendo um enxerte terá que comprar um filtro

diesel, mas compre de preferência para o modelo mercedes W 123, W124 , este filtro em questao está preparado para trabalhar perto

do motor "calor" alem de que devido ha sua constituição e caudal premite bom escoamento de diesel, e calor !! os filtro piratas plásticos

que se compram por ai, nao tem nem caudal, nem capacidade de calor, o gasol aquece, e ao passar no filtro quente, faz diminuir o

caudal de entrada e saída, e uma vez que o mesmo esta apertado com bracadeiras ainda ajuda a apertar e diminuir esse caudal...

praticamente é o calor do gasol e o aperto da abraçadeira que faz diminuir o caudal de entrada e saida desse dito filtro...

rever filtro de ar, e ver se o debito da bomba esta cortado....pode estar cortado pelo afino, ou lemitado pelo mau afino do descompressor

a quando da montagem do motor BU no bj40 [] aquele cabo que puxamos para matar ou desligar o motor pode estar a nao deixar

recuar o mecanismo da bomba o suficiente para o motor ter debito, uma vez que é esse mesmo mecanismo que faz mais ou menos debito.

o que acontece é ao puxarmos o descompressor dentro do j4, o motor para, e tornamos a carregar para dentro no mesmo, no

sentido de o motor pegar quando solicitado....mas o cabo nao gera força, para vencer o mecanismo da bomba....( rever isto )

1- filtro gasol externo

2- filtro gasol interno bomba

3- filtro de ar

4- escape dobrado entupido etc

5- régua da bomba limitada ou emperriada

6. debito de gasol limitado ou insuficiente

7- tubos de vacuo entre bomba injectora e coletor de admissao...partidos ressequidos etc...

8- medir taxa de compressão

9- rever injectores

10. as bombas injectoras sao iguais....as diferenças estao no seu bom funcionamento ou nao !!

cumprimentos

Comment

Bem vindo! melhor resposta que a do Lenhador nao tens! por isso segue os passos e mete fotos da maquina! [smile rir-se]

Cumptt

Nelson Caldeira
          [1WJ73]

Comment

Boa noite caros amigos,

Antes de mais quero agradecer a vossa atençao e disponibilidade para me ajudarem.

Na verdade, eu ja sou membro deste forum ha uns aninhos e, como tal ja havia feito a apresentação do meu Camiaozinho no forum antigo. Podem ver aqui: http://forum2009.clubeflc.com/index....ic,2380.0.html
            Mas concordo que no novo forum nao consta ainda essa apresentação. Hoje nao o consigo fazer mas em breve farei essa apresentação e colocarei mais algumas fotos dele.

Meu caro Lenhador, a sua descrição das varias possibilidades é sem duvida de um expert na materia. Tiro o meu chapéu a esse conhecimento e agradeço toda essa paciência na descrição pormenorizada que me faz.

O motor tem algumas pequenas diferenças, sendo na mesma um B. Essas diferenças mais notórias sao:
            - os colectores de admissão, que coloquei os do BJ,
            - a bomba de vácuo da BI, coloquei tmb a do bj pq tinha sido reparada ha cerca de dois meses,
            - os colectores de escape e respectivas saídas da colaça. Utilizei mtb os do bj com juntas novas, falange e curva novos,
            - Tampa do motor, coloquei tmb a do bj pq falta o apoio para o cabo do acelerador na outra,
            - as saídas de refrigeração da colaça estao colocadas no sentido contrario, foram tmb alteradas,
            - a chapa do motor teve de ser a do BJ por causa do apoio do motor de arranque,
            - outras pequenas alterações.

A mangueira de vácuo da BI e as outras mangueiras da bomba de vácuo foram novas, o filtro interno do tubo do deposito foi limpo e inspeccionado na altura,
            Os filtros de gasóleo e de ar foram novos,
            A compressão dos cilindros esta ok, os injectores tmb estao ok e o descompressor esta a fazer o recuo total (ja me tinha acontecido isso uma vez e ja estava de aviso... [smile rir-se]

Penso que será mesmo da falta de debito de gasóleo. Hoje ja lhe mexi um bocadinho e parece-me estar melhor um bocadito, mas ainda tenho margem para incrementar mais um bocado o debito de gasóleo e perceber se resolve. A partida parece que sim, mas quero ir fazendo aos poucos para encontrar a melhor relação potência/consumo.

Depois dou mais noticias sobre essa evolução.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

Abraços Bjotistas.

Comment

as ordens...

o carter do motor BU30 nao tem baldio para as inclinações, nao sei de mudou o carter mas é importante....

o carter do motor do bj tem umas chapas que permitem que o oleo se mantenha sempre no chupador...

abraço

Comment

prontos...como ja es da casa , consider-te intimado a pagar umas minie á malta... essas fotos ja estão em atrazo... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

ainda esta cabrio ?

abraço e re bem vindo... [] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

A trabalhar...
                X