Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

HDJ80 - 1994 - "O Borrachola"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: HDJ80 - 1994 - "O Borrachola"

Olá Pedro!

Antes de mais obrigado pelo elogio! Mas também tenho seguido o seu carro e também me parece um excelente exemplar so 80's...

Quanto à chapeleira foi feita por um estofador... foi uma coisa simples.. tem um suporte nas laterais do carro e de modo a eliminar a curvatura que a porta da mala faz até ao vidro... e no meio tem duas placas de contraplacado. Tudo esté é bem disfarçado com alcatifa cinzenta. realmete o efeito ficou impec e quase parece q veio de origem!
    Qualquer dúvida posto umas fotos mais detalhadas...

Os seus consumos, sem serem exagerados, parecem-me um pouquinho elevados... embora, como tudo, dependem imenso do pé direito... Faço regularmente 10-11L (sem TT aí a história é outra...), mas tb é um facto que não carrego muito... como o binário é mais q suficiente normalmente antes das 2000RPM já troquei de caixa...

Tenho visto na apresentação do seu carro que também anda a equacionar a montagem de intercooler....
    Estou muito virado para fazer o mesmo no meu.
    Há umas opções (made in china) com preços estremamente atrativos

IC ar/ar:
    http://www.ebay.com/itm/TOYOTA-Land-...r#ht_427wt_684

IC ar/àgua:
    http://www.ebay.com/itm/Toyota-Landc...r#ht_663wt_662

Cá em Portugal temos um pequeno problema que se chamam impostos... e importar fica carinho pois aos valores temos de acrescentar pelo menos mais 23% do IVA. Não fosse isso o IC ar/ar provavelmente já andaria montado no meu carro...

Entretanto andei a fazer umas pesquisas pr cá... E consigo arranajr um IC ar/ar de um Nissan Patrol GR (motor de 4.2 mais comum na austrália que pode levar IC) e fazendo algum corta e coze de tubagem a coisa vai! Espero conseguir a festa por menos de 250-300€. O meu maior objectivo é proteger mecânica com funcionamento a temperaturas mais baixas e tentar baixar qualquer coisinha o consumo, não tenho tanto em mente o aumento de potência e binário pois, para aquilo que faço já tenho suficiente... (quando for p Marrocos com o menino carregado, depois logo se vê [smile rir-se] ). Além de que também quero ver se consigo fazer a coisa de modo a que pareça o mais "original" possível.
    Por várias razões e também por esta abandonei a ideia de por um IC frontal... provavelmente com maior rendimento, mas de todo quero andar com muita tubagem e nada de meter coisas à frente de radiadores de origem...

Se algém quizer partilhar experiências... agradecem-se dicas!

Abraço
    Pedro

Comment

Boas!!!
      Vou por o meu no estufador para estufar os bancos e talvez por chapeleira,gostei muito da sua!!!
      Partilho dos mesmos objectivos:
      Quero melhorar consumo
      Diminuir temperatura de entrada do motor e melhor performance,menos desgaste no motor!!!
      No ebay australia esta um intercooler a ar de topo e so tirar tubagem e colocar o novo intercooler.
      E muito fácil de montar custa 1000 dólares!
      Gosto desse mas nao queria fazer buracos no capo do motor!!
      E nao sei se consigo tirar rendimento dele sem por tal janela para o ar passar!
      Ficamos em contato!!
      Se colocar intercooler poste fotos!!!
      Abraço pedro

Comment

Boas!
        Acerca dos consumos penso que puxo um pouco acima das 2000 Rotações
        Vou atestar novamente e tentar andar por volta das 2000 depois dou notícias!!
        No 61 faço 12,13 litros nas voltas mas e auto puxo por ele!!!
        Abraço pedro

Comment

Olá Pedro

Seguem algumas fotos da chapeleira... Parece-me que com um pouco de jeito é coisa para se conseguir fazer...
          Há modelos que trazem uma cortina de série, mas a que me fizeram parece-me bem melhor e tabém muito funcional, algo de contraplacado forrado a alcatifa. Leve e fácil de tirar e pôr!

Espero que ajudem se estiver a pensar em fazer algo parecido,

Quanto aos consumos... se anda regularmente acima das 2000.... não há milagres! Mas o seu se não estou em erro é um 24v, logo devia ter uns consumos mais contidos que o meu. Com pé levezinho deve conseguir fazer 9-10L

Relativamente ao intercooler li algures (suponho que num forum francês) que só o intercooler (sem entrada de ar) já faz alguma coisa, mas rendimento mesmo só com entrada de ar...
          Quanto à entrada de ar tb já pensei numa solução sem furar capôt... que é tentar reproduzir o que se faz no 95 e acho que no novo LC200 também. Eles têm uma entrada de ar frontal algures ao lado ou à frente do radiador e depos tem um "caminho" por baixo do capôt que direcciona o ar para o Intercooler. Não sei se no 80 foi tentado e resulta... já muito li quanto a circulação de ar no compartimento do motor e quanto mais leio, mais confuso fico!

Confesso que não me agrada muito andar a fazer cortes.. Mas quer por razões estéticas como para manter a armação de reforço inferior do capôt, estou a pensar por dois scoops (ou de toyota hilux ou patrol GR) paralelos e ficar com um efeito parecido aos do Pajero (versão desert) que têm duas entradas de ar paralelas e curtas a meio do capôt.

Entretanto também vou estando atento às suas modificações/dicas!
          ... e se alguém que tenha colocado um IC num motor dester quizer partilhar experiência...

Cumprimentos
          Pdero

Comment

Boas,

O meu 80 faz algo entre os 12 e os 14 L/100km. Nas ultimas semanas foi mais 14....

@braços

Comment

Boas!!!
              Esta semana estive tentar andar por volta das 2000 Rotacoes que sao 80 km hora!!!
              E muito difícil para mim!!
              Já tenho chapeleira a caminho!!
              Abraço pedro

Comment

Boas,

A casa dos 100km/h talvez 110 não te vai puxar pelos consumos apesar de ires acima das 2000RPM.
                Procura andar a rotações mais baixas mas enquanto vais em mudanças mais baixas, por exemplo ritmo de cidade e aí baixas os consumos.

@braços

Comment

Boas!
                  Uma duvida existencial.... Alguém sabe se é possível montar a cabeça de 24v num bloco de 12v no motor do hdj80? Tipo converter um motor 1HD-T num 1HD-FT?
                  Suponho que a bomba injectora e o colector de admissão são ligeiramente diferentes nas duas versões....
                  Se alguém tiver conhecimentos, pf partilhem!
                  Entre outras foi mais uma ideia que passou pela cabeça....

Cumprimentos
                  Pedro

Comment

Boa tarde,

Além da cabeça, tampa de válvulas, tampa da distribuição, bomba injectora, injectores e tubos, também tens de trocar os pistões, porque a posição dos injectores é diferente nos dois motores, logo a posição da câmara de combustão (no pistão) também difere...

Cumprimentos,
                    André Ferreira
                    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boa tarde André...

Obrigado pelas informações!!!
                      Portanto, mais vale comprar logo um motor novo! [smile rir-se] algo fora de questão pois o meu acabou de ser reconstruído....

Cumprimentos
                      Pedro

Comment

A trabalhar...
                      X