Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Direcção Assistida, bomba hidráulica - J7

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Direcção Assistida, bomba hidráulica - J7

[quote author=LENHADOR link=topic=33744.msg95342#msg95342 date=1392935301]
    olha aqui presidente [smile rir-se]

http://forum2009.clubeflc.com/index.php?topic=5713.0
    [/quote]

Para quem tem um BJ73 VM ou a respectiva bomba VM aplicada noutro modelo, e que ao colocar pneus de maior dimensão, se queixa que os modestos 83 bares de pressão não são suficientes, aqui vai uma dica que pode ajudar a resolver a situação:
    Basicamente o que vou sugerir é dar um pouco mais de caudal á dita bomba.
    Aconselho a que o operação seja feita com o bomba fora, a fim de ser retirada qualquer limalha, embora que seja de bronze é sempre aconselhavel limpar e soprar bem.
    1º - Retirar a bomba fora
    2º - Na zona da saida do lado da poli existe um tampão (chave 22), depois de desapertar, temos lá dentro uma mola e um estrangulador, a mola sai logo, o estrangulador normalmente é preciso empurra-lo do lado da saida de oleo.
    3º - Depois á que alargar o furo onde funciona o estrangulador, de origem tem 5,5mm, no meu caso alarguei primeiro para 6mm, já ficou melhor. agora está alargado a 6,5mm... ficou excelente... vão tentando outras medidas e digam os resultados...

Funcruiser

Comment

Desmontei tudo de acordo com o citado, mas, para meu espanto, a minha bomba não tem nem estrangular nem mola. Apenas tem a união roscada (chave 22) ôca. A passagem é de 8mm neste caso.
      O buraco de saída do óleo na carcassa da bomba aparenta ser pequeno, na ordem dos 5-6mm (é difícil enfiar lá algo para medir). Estou tentado a alargar este buraco, mas tenho de abrir a bomba toda.

Comment

Bota umas fotos disso.

MD TT
        $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=33744.msg125498#msg125498 date=1447767624]
          Desmontei tudo de acordo com o citado, mas, para meu espanto, a minha bomba não tem nem estrangular nem mola. Apenas tem a união roscada (chave 22) ôca. A passagem é de 8mm neste caso.
          O buraco de saída do óleo na carcassa da bomba aparenta ser pequeno, na ordem dos 5-6mm (é difícil enfiar lá algo para medir). Estou tentado a alargar este buraco, mas tenho de abrir a bomba toda.
          [/quote]

Para medir o furo usa um calibre por exemplo uma broca ou algo assim....
          Cumprimentos

Comment

Like,

bota mais info [8)] [8)]
            Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Pela explicação dada no fórum antigo, o tampão chave 22 (não está na foto) entra no bocal de saída que se vê no centro da 2ª foto.
              Supostamente, e por consulta dosa diagramas da toyota, dentro desse tampão existiria um restritor e uma mola. Na minha bomba isso não existe, é apenas uma passagem com 8mm de espessura.
              Se repararem na 1ª foto, no fundo do bocal de saída existe o furo lateralmente. Aberta a bomba verificou-se que tem lá dentro um gigleur encostado ao furo. Esse gigleur tem uma passagem central de 0,8mm e uma lateral de +-4mm (só desapertando e vendo). Este mesmo gigleur aparenta ter a função de abrir e fechar a saída de óleo, mas posso estar enganado.
              Para já vou abrir o furo lateral do gigleur em mais 1mm e também o furo lateral que está no fundo do bocal de saída.
              Á partida vai aumentar o caudal. Tenho pouco receio que vá perder pressão pois toda o circuito do óleo está em +-8mm.
              Se correr mal vou pensar em material patrol, é barato e funciona.

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=33744.msg125561#msg125561 date=1447840389]

[/quote]

Eu tenho essa bomba no 45 e não notei falta de força, altera essa se não resultar compra outra usado (isso é barato) e experimenta.

MD TT
                $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=MD TT link=topic=33744.msg125568#msg125568 date=1447846989]
                  [quote author=filipefalcao link=topic=33744.msg125561#msg125561 date=1447840389]

[/quote]

Eu tenho essa bomba no 45 e não notei falta de força, altera essa se não resultar compra outra usado (isso é barato) e experimenta.

MD TT
                  [/quote]

Mesmo com 33" nunca teve falta de força. Desde que lhe meti o bloqueio á frente é que estragou tudo, principalmente em pedra.
                  A bomba deve estar algo subdimensionada para não roubar muita potência ao VM.

Comment

Cruzando as referências da minha bomba de direção, descubro que tenho a bomba preconizada não para os landcruiser, mas sim para os alfa romeo 33, spider, fiat croma, tempra, tipo... [hmmm]
                    Olhando para a perfeição dos apoios e tubagens, nada leva a supor que tenha sido um "enxerto", e até pelo historial do anterior proprietário.

Ele há coisas do camandro.... [hmmm]

LIZARTE 7681 955 184 Hydraulic Pump , You Can Buy High Quality LIZARTE 7681 955 184 Hydraulic Pump from yoyoparts.com

Comment

Os carros usados tem destas coisas.... [chocadoo] [8)]
                      Agora era arranjar uma original e comparar....
                      Cumprimentos

Comment

A trabalhar...
                      X