Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Amortecedores de direcção a gás, RTC, hidráulicos?

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Amortecedores de direcção a gás, RTC, hidráulicos?

Viva,
    Numa tentativa de minimizar problemas de direcção relacionados com o uso de pneus grandes tenho ligo muitos reviews sobre amortecedores de direcção diferentes dos de origem (hidráulicos).
    Uns dizem que a gás são a solução para todos os problemas, outros devolvem nos ao fabricante (bilstein monotubo) pois se largam a direcção o carro guina para a valeta em segundos.
    Sobre os RTC uns dizem que vão exacerbar as folgas e vibrações já existentes, outros dizem que a maior parte da oferta de mercado são amortecedores mal dimensionados, com a mola muito dura e o amortecedor brando não afinado para a taragem da mesma (quando deveria ser ao contrário) já para não mencionar fracturas na anilha onde pousa o coil-over.
    Alguém tem experiência REAL que possa relatar e se sim quais as marcas/modelos em questão.

Obrigado.

Re: Amortecedores de direcção a gás, RTC, hidráulicos?

eu pessoalmente nao tenho.... []

abraço

Comment

Eu tenho um hidráulico tokico mas pouco ou nada faz. Pelo menos na mão abro-o e fecho-o sem esforço.

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=33942.msg97264#msg97264 date=1395410809]
        Eu tenho um hidráulico tokico mas pouco ou nada faz. Pelo menos na mão abro-o e fecho-o sem esforço.
        [/quote]

pois pode ser um indicador de fadiga...no entanto alguns amortecedores sujeitos a mais exforço cumprem a funçao, pois por vezes

numa primeira analise e ha mao estao no lixo...

abraço

Comment

Tenho um touch dog de mola, já a cerca de 3 ou 4 anos, só tenho a dizer maravilhas, na altura que meti pneus maiores foi uma valente ajuda.

Cumprimentos

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=33942.msg97262#msg97262 date=1395409632]
            Sobre os RTC uns dizem que vão exacerbar as folgas e vibrações já existentes, outros dizem que a maior parte da oferta de mercado são amortecedores mal dimensionados, com a mola muito dura e o amortecedor brando não afinado para a taragem da mesma (quando deveria ser ao contrário) já para não mencionar fracturas na anilha onde pousa o coil-over.
            [/quote]

Estou farto de ouvir desses feedback's "negativos" relativamente aos RTC. Eu como nunca experimentei, não vou opinar...
            Mas desde que o caster não esteja super desajustado devido a aumentos de suspensão, a geometria da direcção tem obrigação de fazer o efeito "return to center". Se o aumento de suspensão for muito significativo, ao ponto de perder o efeito RTC, sou da opinião que se deve corrigir o caster, e não meter um amortecedor de direção com esse fim. A isso eu chamo tapar buracos hehe
            Utilizando pneus grandes(maior que 35&quot, já não é assim tão linear.. Já talvez a mola ajude positivamente, mas fico com a sensação que a caixa de direção sofrerá mais.

Quanto a experiencias vividas...
            Tenho um Bilstein B8, a gás, e gosto muito. A direção ficou ligeiramente mais dura, mais precisa, e nos buracos... quais buracos?? [smile rir-se]
            Essa questão de a direção ficar a puxar para um dos lados, já tinha ouvido falar, mas sinceramente, no meu não noto nada. Posso largar as mãos do volante a 100kmh que ele não foge repentinamente para nenhum dos lados.
            E pronto, tem aqueles pormenores de qualidade que eu tanto gosto na bilstein... [8)]

Talvez não dê para perceber bem, mas tem um retentor para que não entre agua e terra para dentro do amortecedor []

Cumps

Comment

Sinceramente estava de início muito inclinado para os bilstein, mas um gajo lê tanta treta na net que fica de pé atrás. Já os tive no carro e sei bem o grande valor deles.
              Quanto ao RTC, como puxei o eixo para a frente 5cm as barras de direcção andam muito justas com o amortecedor, duvido que "caiba" nos apoios originais.
              Já agora, o bilstein que tens é específico para esse carro ou adaptaste? Só encontro catálogos para 4x4 americanos.
              A minha suspensão está mais alta (pouco) mas o caster está em 1 positivo.

Obrigado.

Comment

Cá em casa, tudo o que seja amortecedor, é Bilstein... Já experimentei um série de marcas, e nenhuma me deixou tão satisfeito como a Bilstein.
                Já no rasteirinho tenho também uns Bilstein B12... Consegui meter uma caixinha de fósforos a curvar como gente grande! [smile rir-se]

O Bilstein B6 que tenho na direção é especifico para o Defender, foi só chegar e montar. Experimenta ligar para a OffRoadProjects. Como é o importador da Bilstein, talvez arranje para as várias marcas.

Cumps

Comment

A trabalhar...
                X