Aviso
Colapsar
Não há avisos ainda.
Velas (sistema SuperGlowplug) - J7
Colapsar
X
-
Re: Velas (sistema SuperGlowplug) - J7
Pegando no tema debatido no tópico do Porky's:
[quote author=netcruiser link=topic=539.msg86844#msg86844 date=1381929481]
...
O sacana continua a custar-me a pegar a frio! [>
] Existem duas referencias de velas para Portugal! [chocadoo]
19850 PLUG ASSY, GLOW
19850-58010 BOOST VENTILATOR-GV=24V-23V, 2.4V TYPE-23V 4 € 23.04
19850-64031 BOOST VENTILATOR-GV=12V-11V, PORTUGAL 4 € 36.76
19850-68051 BOOST VENTILATOR-GV=12V-6V, PORTUGAL, *12V-6V 4 € 23.08
19850-68060 BOOST VENTILATOR-GV=24V-14V, 2.4V TYPE-14V
Será que as que comprei são as indicadas?
abraço investigador
[/quote]
O SMartins avançou esta possibilidade:
[quote author=SMartins link=topic=539.msg86864#msg86864 date=1381957737]
...
Boas,
Cheguei a ter um problema parecido com as velas do meu 3B. Quando o reparei vi as velas e estavam ok, mas depressa percebi que havia uma dificuldade em pegar e que o temporizador funcionava quase instantaneamente, não dando tempo de aquecerem.
Depois de muito andar e colocar outro temporizador e ver ligações, relé das velas, etc, com a ajuda do membro vitor vx_d4d percebi que a parte eléctrica estava afinal toda ok, o mal estava nas velas que não podem ser de 12V mas têm de ser de 6V.
Fui tentar comprar da concorrência mas não havia. O antigo dono para não comprar as de origem que são caras devia ter colocado umas de 12V que lá serviam, ou nem viu a referência das mesmas, o que também me enganou.
Resultado, lá tive de desembolsar uns 20 euros por vela, mas ficou impecável. Mal as mudei o temporizador ficou a trabalhar ok, desligando passado uns 10 segundos de ligar a chave e ficou a pegar muito bem. De salientar que a minha vela do colector também está queimada, mas com as restantes velas a trabalhar bem não é necessária mesmo no inverno.
Espero que tenha ajudado.
Abraço
[/quote]
O axf acrescentou
[quote author=axf link=topic=539.msg86880#msg86880 date=1381974401]
Pois é, netcruiser... É o que dá ir ver no toyodiy sem introduzir o n º de chassis!
Ora repara, introduzindo apenas o modelo, ano, etc. da viatura:
http://www.toyodiy.com/parts/p_E_198...-MRW_1901.html
Aparece uma data de variantes em termos de velas e lembro-me que tiveste dúvidas qual seria a indicada.
E agora introduzindo o nº de chassis do teu porco:
http://www.toyodiy.com/parts/p_E_198...-MRW_1901.html
Reduzem-se logo as opções! Como podes ver, a ref. certa é a 19850-68051, que é uma vela de 12V-6V. Estive a estudar um pouquinho e parece que esses temporizadores têm uma função de reduced after glow; algo do género - pega a 12V e depois passa a 6V.
Do que pesquisei, há as seguintes referências de velas equivalentes:
DENSO DG-220
BOSCH 0 250 202 115
MAGNETI MARELLI 062407220312
Agora é falares com o Rui da Candipeças, a ver se ele arranja alguma dessas!
Abraço estudado!
P.S. - SMartins, obrigado pela dica! Sinceramente, desconhecia este sistema e graças a ti já aprendi algo hoje! [
] Este fórum é mesmo fixe... [8)]
[/quote]
Nova achega do SMartins:
[quote author=SMartins link=topic=539.msg86883#msg86883 date=1381996028]
...
A explicação é exactamente essa, inicialmente um relé da-lhes 12V para aquecimento rápido mas depois um segundo relé (que é o mesmo da vela do colector) deixa-as com
6V durante minuto e meio, dois minutos, se bem me recordo.
Na minha opinião o sistema podia ser bastante mais simples porque é só reles e réguas e velas a mais, aqui parece-me que complicaram e podiam ter feito algo tipo motor B.
Eu não consegui arranjar velas da concorrência e o senhor da casa de peças que costumo ir (CIAL em Coimbra) ainda perdeu um bom bocado de tempo na pesquisa de alternativas. Se entretanto descobrirem velas iguais da concorrência e a um preço acessível digam algo, pois pode dar jeito. [
] [
]
Abraço
[/quote]
[quote author=axf link=topic=539.msg86880#msg86880 date=1381974401]
O passar a 6v, no meu pensamento, serve para ajudar o motor a trabalhar após o arranco, durante o período em que está frio e não se embrulhar, como até é normal neste tipo de motores pois todos se queixam (é a velhice :angel... - pega a 12V e depois passa a 6V. ...
. Mas isso é depois de pegar!
A minha questão é: Mesmo sendo umas velas 12v o motor não deve arrancar logo independentemente de as velas passarem depois a 6v?
abraço de vela
[/quote]
Um acrescento de informação do Green:
[quote author=Green link=topic=539.msg86899#msg86899 date=1382018397]
Já existia alguma info sobre o sistema "Super-Glow" no forum antigo. Ainda existia mais, mas um dia desapareceu...
http://forum2009.clubeflc.com/index.....html#msg72192
http://forum2009.clubeflc.com/index....ic,2342.0.html
[/quote]
abraço citadorSÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's
-
Bom tenho estado a testar o sistema de aquecimento das velas e já apanhei aqui algumas incongruências! Xarutos velhos [hmmm] [hmmm] [hmmm]
Testei a resistência da sonda de temperatura do liquido de refrigeração. A uma temperatura na casa dos 13º deveria ter 3, qualquer coisa kOhms

Daqui estamos despachados!
abraço testadoSÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's
Comment
-
De seguida contabilizar o tempo em que a luz indicadora da resistência se encontra acessa.
Diz o manual, no caso do BJ73 com motor 3B, que devem ser entre 15 e 19,5 segundos.
Faz precisamente 5 segundos (com e sem a sonda de temperatura do liquido de refrigeração.) [>
]
Fui verificar se o Pre-Heating Timer era o correcto...

Introduzindo o nº de chassi do Porky's no toyodiy.com dá-me a referência 28521-57063. A unidade que tenho no Porky´s é a 28521-57062
abraço mais confusoSÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's
Comment
-
Baralhando ainda mais comparo a entrada na unidade Pre-Heating Timer com a ficha no manual, referente ao motor 3B

Tenho uma ficha a dar sopa que parece ser macho da ficha fêmea desenhada no esquema de manutenção.
olice:

Liguei a ignição e testei esta ficha perdida. Não tem 12V em nenhum contacto! Daqui está resolvido! Esta está cá a mais. [
]
abraço coincidenteSÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's
Comment
-
Comparo a ficha da cablagem que liga à unidade Pre-Heating Timer com a ficha desenhada no esquema para os motor 11B, 13B e 13B-T e bate certo. (Mas o motor é 3B [
])

olice:
olice:
olice:
Na ficha da cablagem não existem pinos de contacto nas posições 2, 8 e 13.
Agora tenho o manual a mandar-me confirmar se tenho voltagem na posição 5 desta:

abraço com salganhadaSÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's
Comment
-
Entretanto testei a ficha que liga ao Pre-Heating Timer. Liguei a ignição, resistência a bombar....

Tenho 11.13v nos contactos 3 e 4! Era suposto ser no 5 ... [:-X] [:-X] [:-X]
Alguém me pode confirmar o código do Pre-Heating Timer e se a ficha é igual a esta? (está por cima da caixa do porta luvas)
abraço perdidoSÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's
Comment
-
net, não sei se é aqui que esta a ser dicutido o teu problema da svela no BJ73...
as veses não basta so trocar as velas para o sistema europeu... segundo me consta os carros trazem as velas indicadas para o país onde são usadas.
por exemplo, num carro importado, não basta trocar só as velas para as que se usam nos toyotas em Portugal.
E aqui está o Busilis da questão, tem de se trocar tambem o temporizador... não sei se não sera o teu caso... [:-\]
Comment
-
Visitante
Boas, então continua a pegar mal ?
fico parvo como é que um motor tao basico que pega com 3 fios, precisa de tanta treta eléctrica para pegar....independentemente do clima...
Pedro concerteza vais encontrar esse defeito, pois os carros nao nascem nas árvores [smile rir-se]caso seja caro ou etc sugiro que simplifiques
esse sistema de aquecimento...ou metas um motor de injeçao directa [smile rir-se]
abraço
Comment
-
Que desespero! :evil: :evil: :evil:
Isto é o que parece ser o relé Nº1 Glow Plug Relay:

Isto é o que parece ser o relé Nº2 Glow Plug Relay:

[hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]
Abraço electrocutadoSÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's
Comment
Comment