Aviso
Colapsar
Não há avisos ainda.
motor b para um bj 73
Colapsar
X
-
Visitante
Re: motor b para um bj 73
boas, o disco do vm nao é igual nem no extriado nem no diâmetro....mas esse nao é o problema, o problema é que a sua caixa deve ser
a que vinha montada com o motor vm, logo o veio primário da caixa nao serve no motor B. é curto e de extriado grosso...
existem varias soluções....
comprar cloge toyota dyna bu30, desmontar a caixa e alterar o veio primário, e usar o disco vm....que neste caso apenas teria que o levar
ao torno e comer alguns mm de diâmetro !
comprar cloge bj40, comprar um veio primário extriado fino da caixa h55f ou da h42 2 geração e montar na sua, comprar um disco embraiagem
motor B. portanto a caixa h55f é uma caixa igual ha sua de 5vl, mas vinha montada na geraçao bj73 com motor 3b. a caixa h42 segunda
geraçao vinha nos bj40 a partir de 1981. qualquer um destes veios primários serve na sua caixa, claro tem que a desmontar toda....
tem tambem a opçao de trocar a sua caixa, por uma caixa do bj73 3b, vende-a e comprar outra etc....juntado apenas a ecloge do bj40.
de todas estas aplicações, a melhor é a que leva o veio primario vm, com cloge BU30, porque o motor fica mais recuado....portanto
em termos de destribuiçao de massas, fica impek. no entanto é a mais trabalhosa e dispendiosa....envolve mais torneiro, mais peças, mais
tempo tudo sumado... :angel:
a opçao mais facil, é ter uma caixa bj73 3b, com a ecloge bj40, ou a cloge bj73 3b, fica tudo a trabalhar de aplicação directa....sem enxertos
e sem dores de cabeça....
os discos de embraiagem serão usados, em função do veio primário que escolher....ter em atenção que se pretender usar a ecloge BU30
nao corte os apoios de chaci, onde aperta o motor.....se nao me falha a memoria os apoios do chaci vm vao servir....
ter também em atençao, que na montagem do motor B, a mesma deve ser feita por quem sabe, para nao correr o risco de os apoios de
motor e caixa, ficarem a trabalhar em exforço, perdendo claramente a sua durabilidade e fiabilidade ! outra atenção "dica" é depois do motor
b estar montado, e uma vez que o motor b faz retorno do injector do 4 cilindro directo ha bomba, e nao ao tanque, ter o cuidado de assoprar
o retorno original do bj73, que por sinal no motor vm faz retorno ao tanque !! o que acontece é .......
devido aos 20 e muitos anos do sistema de tanque filtros etc que fazem parte dos respiros e retorno, filtros esses defeituosos, ou sujos etc
basta que o tanque nao respire, e mande o gasol pelo tubo de retorno, nao basta tapar o retorno, pois o tanque tem que respirar....
convém e se isso acontecer rever o sistema de respiros...filtros etc....resumo o motor B faz retorno ha bomba sem passar pelo tanque.
o motor vm fazia retorno ao tanque, esse tubo que levava o gasol ao tanque nao pode ser tapado, sem termos a certeza que o tanque
respira a 100%. esse tubo de retorno fica situado ao lado do servo oh frei...esse motor da foto tava num toyota dyna....
esse colector de admissao deve ser trocado pelo do B do BJ40, vai facilitar a tubagem entre admissao e filtro de ar....
a sonda do motor italiano vm, sonda de calor, serve no copo do termostato do motor b...o passo de rosca é o mesmo.....
ha medida que me for lembrando meto mais palavras...a esta hora ja nao vejo bem [smile rir-se] ou melhor a cabeça nao trabalha bem
[smile rir-se] [smile rir-se]
espero ter ajudado...
abraço :angel:
Comment
-
Visitante
[quote author=filipefalcao link=topic=34281.msg100331#msg100331 date=1399543505]
Por falar nesses respiros, sempre que abro o tampão se combustível noto que está sob pressão: É sinal de algo entupido?
[/quote]
se for muita sim é sinal....
abraço
Comment
-
Não, isso é normal! O respiro tem uma válvula anti-retorno que permite entrar o ar mas não deixa sair. A pressão que ouves descarregar quando abres o tampão é produto da evaporação do combustível e é sempre pior quando o nível está baixo.
Cumprimentos,
André"Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."
Comment
-
Visitante
já vou no setimo motor geraçao b montado em 73, e em pelo menos em 4 todos fizeram isso....ia-mos a andar parávamos e vinha gasol pelo tubo
do retorno....depois de assoprado para o tanque fica bom...nunca se perdeu mt tempo a perceber a 100% a razao.....pois
bastava desmontar, no entanto o assoprar tem resolvido...
abraço
Comment
-
Por norma atesto e ando até á reserva sempre.
Já tive problemas de entupimento da pesca de gasóleo, soprar o compressor no tubo de retorno resolvia durante umas centenas de quilómetros mas depois era preciso soprar outra vez.
Já cheguei também a andar com o tampão um pouco desapertado para libertar pressão caso contrário o motor não conseguia puxar gasóleo.
Na minha opinião, que vale o que vale, não vejo motivo para existir pressão dentro do tanque pois só vai esforçar o trabalho da bomba a puxar o gasóleo.
Ou então é o tampão do tanque que devia fazer de respiro e está entupido, também já pensei nisso.
Comment
-
ok pessoal estou rendido, penso que estou seriamente em mudar de ideias e vou comprar outro motor ou dar a troca aquele motor b, ainda nao sei eu nao sou entendido nisso mas dizem me que o 11b o vx 3000 sao grandes motores, na vossa opiniao que eu estou a comecar nisto qual e que me recomendariam?
Comment
-
Visitante -
[quote author=LENHADOR link=topic=34281.msg100506#msg100506 date=1399683879]
vx 3000
abraço
[/quote]
pois... seé para borrar o pé ate ao pecoço, ao menos que o faças com style... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
VX3000 é o melhor... [
]
Comment

Comment