Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor B - Pressão do óleo

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Motor B - Pressão do óleo

Obrigado aos Mestres Lenhador e Green!

Tenho que gastar algum tempo com este assunto, a ver se me safo.

[]

Comment

Companheiros,

Decidi criar este tópico nesta secção, para centralizar a informação que anda espalhada por vários tópicos de J40.

Deixo aqui algumas fotos do manual do motor B, relativamente a este assunto:

Ora, segundo podem ver, no manual diz o seguinte:

Pressão do óleo, a quente:

Ao ralenti: Superior a 0,3 kg/cm3
      Às 3000 r.p.m.: Entre os 2,5 e os 6,0 Kg/cm3

Comment

A quente, no meu J40, tenho o ponteiro do manómetro em cima do primeiro traço, ou seja, muito próximo do zero, se o manómetro estiver a medir correctamente.

Foto tirada no meu, a trabalhar ao ralenti, acabadinho de mudar o óleo 15w40 e filtro original Toyota:

Em andamento, o ponteiro sobe. Consoante a velocidade e, por conseguinte, a rotação, ele sobe mais ou menos. Isto leva-me a crer que a bomba de óleo estará a funcionar normalmente.

Ainda não tive oportunidade de medir a pressão com um manómetro exterior, mas, apesar de me custar ver o ponteiro tão em baixo, sobretudo ao ralenti, acredito que a pressão esteja dentro do preconizado pelo manual da marca.

Comment

Agora, uma situação mais estranha, que me aconteceu, pela segunda vez, este fim-de-semana.

A determinada altura, após algum tempo em funcionamento, quando parei momentaneamente, comecei a ouvir um "grilar" diferente, vindo da cabeça do motor e, ao acelerar, o ponteiro do manómetro do óleo não se mexia. Ou seja, estava sem pressão de óleo e, por conseguinte, este não deveria estar a chegar à cabeça do motor.

Desliguei o motor e deixei repousar uma meia-hora. Voltei a pôr o motor a trabalhar e continuava igual. Desliguei novamente. Após mais uns 5 minutos, voltei a tentar e, acelerando bastante, o ponteiro voltou a subir e o tal "grilar" desapareceu. Depois disso, andamos por Viana, Barcelos e Porto e nada de anormal voltou a acontecer...

Ora, olhando para o diagrama da bomba do óleo, aquilo aparenta ser um mecanismo que ou funciona ou não funciona. Ou seja, não encontro explicação para que deixe de bombear óleo temporariamente e depois volte a funcionar.

A única hipótese que nos surgiu, (o mestre Sardinha estava comigo), é que possa ser a válvula de descarga com problemas.

Como eu sou um verdadeiro zarolho nestas questões, gostava de ouvir as vossas opiniões e, assim, contribuirmos para que este tópico possa servir ao maior número de pessoas possível.

[]

Comment

Boas, isso nao tem nada que saber, alias ja foi mt debatido no forum.....

companheiro mete um manómetro mecânico, ja o tinha referido em outras respostas, na zona do filtro de oleo, qualquer parafuso

tem pressao de oleo, arranjar um adptador e passar um tubo para dentro do carro, para que o oleo venha dentro do carro

ao manómetro, portanto tudo simples e mecanicamente....

nao existem mais conselhos, ou soluções a dar em relação a esta matéria....

1- paço meter manómetro mecânico (tirar duvidas)

2. meter válvula nova, ou limpar a velha....

tirar carter fora, limpar o chupado do oleo e reaperta-lo....pode acontecer o chupador alargar...e a "pressão" perde-se no

carter...ou muitos anos sem mudar oleo, cria umas casmarra de oleo no chupador, que impede a livre circulação do oleo..

um abraço

Comment

Mestre Lenhador, tens razão. Já não me lembrava que o FMarques tinha criado um tópico semelhante... [hmmm]

Srs. Administradores, queriam fazer o obséquio de apagar este tópico. Vou copiar a informação relevante para o outro.

Desculpem o incómodo... [:-\]

[]

Comment

esquece lá isso que se fundem os tópicos. É mais fácil! []

abraço moderador
                SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Re: Pressão de óleo BJ40

[quote author=Green link=topic=34379.msg102988#msg102988 date=1403514955]
                  Bomba oleo motor B (1974 - 09/1977)

http://www.partsbase.org/toyota/land...ge-1-oil-pump/

Bomba oleo motor B (09/1977 - 09/1980)

http://www.partsbase.org/toyota/land...-1-oil-pump-2/

Bomba oleo motor B (09/1980 ---> )

http://www.partsbase.org/toyota/land...eu-1-oil-pump/

Valvula e mola (nº 15131 e 15132 respectivamente).

Segundo manuais da marca, existem mais uma ou duas destas válvulas limitadoras de pressão, no suporte do filtro de oleo e arrefecedor...

http://www.markerink.org/WJM/HTML/J4...-23_25p_07.jpg

http://www.markerink.org/WJM/HTML/J4...-23_25p_08.jpg
                  [/quote]

Conforme diz o mestre Green, no permutador de calor existe realmente mais uma válvula de descarga que deverá ser verificada/substituída.

No manual aconselham também a verificar se o permutador está danificado e/ou entupido.

Para além disto, como diz o Lenhador, a tubagem e filtro de aspiração do óleo, no cárter, deverá também ser revista e limpa.

No manual refere ainda uma válvula de retenção, junto aos injectores do óleo, que pode agarrar. Os injectores do óleo também devem ser verificados, para ver se estão danificados ou entupidos.

Há, portanto, várias possíveis causas para este problema, em locais diferentes... [hmmm]

A minha questão é, para este comportamento errático, ora há pressão, ora não há, acham mais provável ser uma destas válvulas a agarrar, ou alguma sujidade em algum destes locais do circuito?

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=34379.msg105618#msg105618 date=1409594107]
                    esquece lá isso que se fundem os tópicos. É mais fácil! []

abraço moderador
                    [/quote]

Obrigado, Sr. Presidente!

[]

Comment

Tá feito! :angel:

Abraço realizado
                      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

A trabalhar...
                      X