Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "BJOLAS"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1983 - "BJOLAS"

Prá frente é que é caminho... Já faltou mais
    Está a ficar com valente aspecto. Vai dando notícias
    - Quem cá está é que está bem...
    - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
    http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

Comment

Boa tarde Malta,

Está na hora de atualizar este tópico que estava adormecido à mais de 3 meses.
      Os que foram ao passeio do nelolopes sabem que depois de ter feito a reparação no motor onde foram poucas as peças que não foram novas, o meu BJ começou a ter problemas de aquecimento. No passeio de Nelo fiz a auto estrada até Fafe sem problemas mas quando sai da auto estrada o bixo começou a aquecer e a deitar agua fora. Conclusão nem consegui arrancar oara fazer o passeio e voltei de Mitsubishi Canter com uns pirilampos amarelos em cima para casa.
      Fizemos o teste á colaça e não apresentava sintomas de estar a dar passagem, mas a pressão nos tubos era muita. Como o meu radiador é o da Dyna 280 não tem tampão e fica numa posição acima do motor e depois de muita teoria chegamos á conclusão que o problema estaria possivelmente no radiador. mandei testar o radiador e alterar a caixa de cima para poder levar uma tampa. Agora parece que já não aquece mas a pressão nos tubos continua a ser bastante, mas diz o mecânico que é assim e que está tudo bem. Como ainda andei pouco não posso falar a 100% mas a ver vamos.
      Neste momento estou a tentar detetar outro problema que deve ser ou uma entrada de ar no circuito do gasóleo ou lixo no depósito. O que é certo é que ainda não consegui descobrir o rato por isso qualquer sugestão vosso para me ajudar a descobri-lo é bem vinda.

Os sintomas são is seguintes:

- 1º Com o carro parado o ralenti começa a quebrar e quase vai abaixo e depois sobe outra vez e estabiliza. Acontece num ciclo de 15 em 15 segundos e algumas vezes chega mesmo a desligar-se. Por vezes acontece também com o carro em andamento. Sem mais nem menos desliga-se mas logo a seguir dou á chave e pega sem qualquer problema.

- 2 º Sinto que em altas rotações o motor parece que trava, ou seja parece um carro com limitador eletrónico de rotação. Sei que estes motores (15BF-T) são assim e que só tem baixas mas está muito mais do que o normal.

Entretanto tenho outr dúvida que preciso da vossa ajuda.
      O meu carro é de 12V, só tem uma bateria e todos os componentes eléctricos são de 12 V.
      No passado fim de semana tirei o quadrante para limpar os manómetros e tentar perceber porque é que o de gasóleo não conta bem e reparei que o meu manómetro da pressão do óleo é de 24V e que no quadrante atrás tem uma resistência. Fui para a net tentar perceber e descobri que existem quadrantes de 12V e de 24V mas a minha dúvida é como é que o quadrante do meu carro pode ser de 24V se o carro é de 12V ?
      Será mesmo assim ou será que aquele quadrante não é daquele carro ? Quem é que percebe disto ?

Um abraço a todos.

Last edited by dalbuquerque; 08-04-2016, 14:37.

Comment

Manda foto do quadrante e manometro . E o ano do teu carro

Comment

Boas,

Quanto ao quadrante, efectivamente existem versões para 24V, e têm essa dita resistência atrás, e tem um circuito impresso ligeiramente diferente dos de 12V, alem de ter a inscrição de 24V no proprio circuito impresso.

Provavelmente será proveniente de um outro BJ a 24V.

A resistência destina-se a fazer uma queda de tensão para o manómetro de gásoleo e temperatura, permitindo serem ligados numa instalação de 24V.

O manómetro de pressão óleo é o unico que é especifico para 12V ou 24V, conforme a instalação do veiculo.

É possível alterar o circuito impresso do quadrante 24V para funcionar a 12V. (E pode já ter sido feito).

Comment

Publicado por Nilde Ver Publicação
            Manda foto do quadrante e manometro . E o ano do teu carro
            Daniel neste momento não tenho aqui as fotos mas logo quando chegar a casa já as meto aqui.

Comment

Publicado por green Ver Publicação
              Boas,

Quanto ao quadrante, efectivamente existem versões para 24V, e têm essa dita resistência atrás, e tem um circuito impresso ligeiramente diferente dos de 12V, alem de ter a inscrição de 24V no proprio circuito impresso.

Provavelmente será proveniente de um outro BJ a 24V.

A resistência destina-se a fazer uma queda de tensão para o manómetro de gásoleo e temperatura, permitindo serem ligados numa instalação de 24V.

O manómetro de pressão óleo é o unico que é especifico para 12V ou 24V, conforme a instalação do veiculo.

É possível alterar o circuito impresso do quadrante 24V para funcionar a 12V. (E pode já ter sido feito).

Green obrigado pela ajuda.

Realmente o quadrante que andava no meu carro deve ser de outro Bj mais antigo e que funcionava a 24V porque segundo percebo, os quadrantes de 24V devem receber 24V da ignição e por isso é que o circuito impresso diz lá 24 V certo? Ora se o meu carro é de 12V o quadrante nunca poderá receber 24V.
              Também achei que o circuito impresso pudesse ter sido alterado (com um chant) para funcionar a 12V, mas estive a ver e não foi, ou seja, aquilo anda tudo trocado até porque se o manómetro de pressão de óleo for de 24V o sensor que lhe envia a informação e que está no motor também tem de ser de 24V certo?
              Como tinha lá para casa mais um quadrante, optei por de 2 fazer 1. Retirei o circuito impresso e meti um de 12V e tirei o manómetro de pressão de óleo de 24V e coloquei um de 12V.
              A válvula de pressão de óleo é que vou manter a mesma porque não tenho mais nenhuma e não sei se ela é de 12V ou de 24V mas... vou experimentar assim e logo vos digo o que aconteceu...
              Há mais alguma coisa que devo fazer antes de montar e que me esteja a escapar ?

Um abraço

Comment

Bom dia,

Então aqui vão as fotos do meu quadrante antes e depois de eu ter alterado:

Antes usava a placa de baixo (24V) com a respetiva resistência:

e usava o seguinte manómetro de pressão de óleo (o de baixo):

PORMENOR IMPORTANTE (o manómetro trabalhava e acusava pressão de óleo mas não sei se acusava a pressão certa)

Depois retirei a resistência, mudei a placa para uma de 12V e mudei o manómetro de pressão de óleo para um de 12V. Ficou assim:

O que é que acham ? Vai contar ou vai explodir ?
                Last edited by dalbuquerque; 12-04-2016, 09:08.

Comment

Publicado por dalbuquerque Ver Publicação
                  Boa tarde Malta,

Neste momento estou a tentar detetar outro problema que deve ser ou uma entrada de ar no circuito do gasóleo ou lixo no depósito. O que é certo é que ainda não consegui descobrir o rato por isso qualquer sugestão vosso para me ajudar a descobri-lo é bem vinda.

Os sintomas são is seguintes:

- 1º Com o carro parado o ralenti começa a quebrar e quase vai abaixo e depois sobe outra vez e estabiliza. Acontece num ciclo de 15 em 15 segundos e algumas vezes chega mesmo a desligar-se. Por vezes acontece também com o carro em andamento. Sem mais nem menos desliga-se mas logo a seguir dou á chave e pega sem qualquer problema.

- 2 º Sinto que em altas rotações o motor parece que trava, ou seja parece um carro com limitador eletrónico de rotação. Sei que estes motores (15BF-T) são assim e que só tem baixas mas está muito mais do que o normal.

A pesca de gasóleo da minha máquina entope regularmente. Faz uma experiência: Desmonta o tubo que vem do depósito para o filtro e assopra com um compressor para desentupir.
                  Outra situação é verificar se o respiro do depósito estará entupido, coisa que também com o compressor podes fazer uma limpeza de desenrasque.
                  Pode ainda ser o filtro do gasóleo entupido ou, se fôr o de origem, pode não estar dimensionado para as necessidades de combustível do motor, muito maior.

Comment

Boas Filipe,

Obrigado pela dica.
                    Eu também ando desconfiado dos tubos, que possam estar entupidos ou com um pequeno furo que faça com que entre ar no circuito.
                    Como nao é dificil nem caro, vou optar por substituir os tubos todos do gasóleo e á partida vou por tubo transparente para tentar perceber se o circuito ganha ar ou não.
                    O filtro de gasóleo é o de origem do meu motor por isso não deve ser daí o problema, mas agora que falas o carro tem um pré filtro daqueles de plástico no tubo de alimentação á saída do depósito, mas foi colocado novo á pouco tempo. Será disso ???

Comment

Duvido que entre ar nos tubos, o mais certo será sair gasóleo.
                      A pesca de combustível, dentro do depósito por vezes entope, e é preciso desmontar tudo e limpar. A limpeza com o compressor desenrasca, mas apenas temporariamente.
                      Esse pré-filtro poderá também não deixar passar gasóleo que chegue á bomba.

Comment

A trabalhar...
                      X