Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Aussie locker no eixo da frente - Diário de bordo

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Aussie locker no eixo da frente - Diário de bordo

Este bloqueio actua por binário motor ou seja, acelero bloqueia, desacelero abre.

Depois de quase 5 anos com um aussie locker no eixo de trás, fartei-me da condução áspera em estrada que provoca e troquei-o para o eixo da frente, retornando o LSD ao eixo de trás.
    Estava também farto de em todo terreno a traseira resvalar e cair sempre que existia alguma vala ou em inclinações laterais, metendo-me várias vezes em trabalhos atravessando o carro.
    Existe a crença de que virar a direcção com bloqueio na frente significa ir sempre em frente mas, com o diferencial de trás aberto (lsd) não se confirma.
    Ainda fiz poucos testes em terra mas já posso adiantar umas conclusões interessantes:
    Modo 4x4:

- Direçcão toda virada a fazer O's em terra quanto mais acelero mais vira, coisa que com o bloqueio atrás era precisamente o contrário.
    - Em zonas de curva e contra-curva a sensação que dá é que é só apontar a frente e acelerar a fundo, sendo que quanto mais bruta a aceleração mais vira. Com o bloqueio atrás era exactamente o oposto, tinha até por vezes de tirar o pé pois alargava muito as trajectórias.
    - O volante está pesadíssimo e com vontade própria; não é difícil ir a 50-60km/h e ao passar num rego guinar violentamente para um lado sem avisar. De duas uma, ou levanto o pé nestas irregularidades (desdbloqueando) ou desligo o botão das 4x4 ficando o diff sempre aberto.
    - Noto que o bloqueio não desbloqueia tão suavemente quando desacelero, provavelmente por ser no eixo directriz.
    - Num pequeno tramo em alcatrão experimentei ir em 4x4: pesadelo! O bloqueio não abre mesmo sem acelerar.
    - Num caminho em inclinação lateral (+-15º) com uma vala de água em todo o comprimento onde antes, invariavelmente e com pneus de lama, o eixo de trás resvalava para a vala e ia o percurso todo a lavrar a vala com as rodas de trás e o 73 atravessado, agora e com pneus 205 de estrada mantém a trajectória definida pelo eixo da frente.

Em 2wd:

- É possível andar em alcatrão com os cubos bloqueados e o 4x4 desligado sem qualquer tipo de diferença relativamente a um diferencial de origem, pois o aussie locker vai sempre aberto, permitindo não ter de sair do carro quando temos de fazer alguns tramos em alcatrão para ir de monte em monte. []
    - Agora com diferencial livre atrás o 73 está muito mais rápido em estrada, muita diferença mesmo.

Para já é só, vou rolando e quando tiver mais feed-back vou actualizando. Alguma questão, já sabem, disponham.

Re: Aussie locker no eixo da frente - Diário de bordo

Boas, penso Filipe que iras mudar de ideias em pouco tempo, a minha ideia está que quando tive dois ARB, e mesmo sendo

independentes, sendo que por norma os ARB tem no manual a instrução de que a montagem deve ser feita, sendo sempre o

primeiro de tras a ligar, e só quando o de tras liga, o da frente fica disponível, alterei isso para ter os ter independentes !!

claro o arb é 100 como o aussie no entanto o arb nao faz dif. Em algumas "provas" fiquei por vezes sem o ARB tras porque

os paus partiam-me a linha de ar, e tá claro o da frente ajudava, nunca consegui ter o carro disponível, mete-lo onde o

desejava, teria que sempre fazer N de manobras....e por ex, estás numa mata de lama, arrancas em 2 a fundo para ganhar

inercia para subir o obstáculo, se tiveres que virar a Direcção, em função do trajecto nao sei se terás controle sobre isso !!

eu não tinha !!! quando tive detroits e outros atrás era um pesadelo, tal como tu, a traseira metia me o jipe sempre onde

nao queria em inclinações laterais, que só me complicavam a vida !! no entanto és o homem da pedra, e nesse caso pode ser

que e deste modo te safes, sendo que nao existe velocidades em modo rock C !

gosto muito e aprecio pessoalmente a tua conduta de testes, sendo que apesar das tuas pesquisas pões em pratica, para

teu conhecimento próprio, e não vais em cantigas de pessoas, como eu e outras.....

nenhum bloqueio mecânico, nem o famoso brasileiro, usado muito nos trollers brasileiros, sao eficazes a fazer DIF em

desaceleração, qualquer movimento a partir da caixa de transferências ao veio o mesmo não destranca, isso so acontece na

minha opinião num exforço X ou y, e em estrada de alcatrão etc...depende do bloqueio. o que penso que te vai acontecer

é que quando tiveres o jipe na pedra, eixos cruzados, nunca vais ter um 4x4, mas um 4x3, sendo que um verdadeiro 4x4

tem que ter os dois DIF a 100% como bem sabes !! mesmo com a frente a puxar a 100% a falta de traçao atrás irá obrigar te

a varias correcções de trajecto, e pior nao vais ter bomba para o esforço criado pela Direcção, em função do atrito criado pelo

bloqueio....o que poderia ser um trajecto simples, pode se tornar uma dificuldade, levando a um potencial

destrainamento, e não a uma evolução de condução !! o que poderá a levar te a optares por um orbritol e hidráulica.

ja debatemos este assunto varias vezes, e mais uma vez a tua força de vontade surpreende me !! é assim que se criam opiniões

validas, e experiências que e uma forma geral fazem de alguns amadores uns profissionais !! estou convencido que a ox locker

irá criar para os eixos japoneses bloqueio sem ser para as Danas !! quando esses aparecerem serão esses a minha escolha !!

boa sorte e obrigado pela partilha...em caso de gostares desse sistema aconselho te isto !! ve o video...

https://youtu.be/kh7olH37z8w

um abraço []

Comment

Neste momento o assustador mesmo é a direcção e com os 205r16 de estrada; até tenho receio de partir um dedo tal é a violência do volante a girar. Isto já a 50-70km/h.
      Talvez com os 33 fique melhor ou pior, em breve vou descobrir. Estou a agendar alargar o caudal da bomba da direcção assistida a ver se ajuda. Já há ou houve um tópico sobre isso.
      Mais dia menos dia vou investir em algo para o eixo de trás mas para já vou [s]des[/s]aprender a andar assim [].

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=35015.msg115713#msg115713 date=1426104222]
        Neste momento o assustador mesmo é a direcção e com os 205r16 de estrada; até tenho receio de partir um dedo tal é a violência do volante a girar. Isto já a 50-70km/h.
        Talvez com os 33 fique melhor ou pior, em breve vou descobrir. Estou a agendar alargar o caudal da bomba da direcção assistida a ver se ajuda. Já há ou houve um tópico sobre isso.
        Mais dia menos dia vou investir em algo para o eixo de trás mas para já vou [s]des[/s]aprender a andar assim [].
        [/quote]

penso que pneus maiores mais atrito....mais exforço []

nao mexas na bomba, pouco melhora....no teu caso uma perca de tempo....

o mexer na bomba ajuda, mas mesmo assim e para o que desejas nao é suficiente....podes é optar por outra bomba []

não percas tempo na industria automóvel, mas sim na mercado industrial, maquinas []

abraço

Comment

Aproveitei o fim de semana para fazer um teste mais aprofundado ao novo esquema de transmissão: está um sonho!
          Fui ao monte do pilar em Paços de ferreira, junto á estação de radar nº2. Tudo aquilo que não conseguia subir com o bloqueio atrás subia agora sem esforço e á primeira. Não só isso, a confiança na frente é total, sinto-a sempre agarrada ao chão ao invés de antes que estava sempre a sacar cavalos em penedos mais ingremes. É apontar a frente e acelerar, já não tenho a traseira sempre a resvalar.
          O lsd atrás também está a cumprir muito bem a sua função. Aquela jogada de dar uns cliques no travão de mão para bloquear a roda com pouca aderência umas vezes resulta, outras não.
          No monte de Vila Praia de âncora, em 3 trilhos em pedra em que nunca os consegui subir apesar de tentar várias trajectórias inércia e afins, ontem foram á primeira e sempre com uma sensação de confiança na frente espetacular. Mais uma vez, era apontar e acelerar.
          Só lamento não ter feito a troca dos bloqueios anos atrás.
          Relativamente ao mito de que se fica sem direção, é mentira neste caso, com o lsd atrás. Aliás a sensação que tenho é que vira melhor agora do que com o eixo de trás bloqueado.

Comment

Boa Filipe

Venham agora fotos do bitxo a subir calhaus pr'a malta lavar as vistas.....

PS. Quando for grande saberei do que tás a falar nas transmissões [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]... mas também já faltou mais pra... perceber mais ......

Abraço
            Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres

Comment

Se fores ao monte do pilar vais perceber que é muito complicado trepar aqueles penedos e tirar fotos ao mesmo tempo. []

Comment

Filipe, nem duvido [] [] []
                Mesmo fotos em situações mais normais, normalmente faz falta sempre dois elementos: o artista que conduz o abiãoe e o fotógrafo....

Não estivesse tão longe [] [] [] e prestava-me já como fotógtrafo de serviço..... mas o "pedido" mantê-se, assim c'arranjares fotógrafo benham fotos do Pedras por essas calhau acima [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Grande Abraço
                Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=35015.msg116064#msg116064 date=1426506866]
                  Aproveitei o fim de semana para fazer um teste mais aprofundado ao novo esquema de transmissão: está um sonho!
                  Fui ao monte do pilar em Paços de ferreira, junto á estação de radar nº2. Tudo aquilo que não conseguia subir com o bloqueio atrás subia agora sem esforço e á primeira. Não só isso, a confiança na frente é total, sinto-a sempre agarrada ao chão ao invés de antes que estava sempre a sacar cavalos em penedos mais ingremes. É apontar a frente e acelerar, já não tenho a traseira sempre a resvalar.
                  O lsd atrás também está a cumprir muito bem a sua função. Aquela jogada de dar uns cliques no travão de mão para bloquear a roda com pouca aderência umas vezes resulta, outras não.
                  No monte de Vila Praia de âncora, em 3 trilhos em pedra em que nunca os consegui subir apesar de tentar várias trajectórias inércia e afins, ontem foram á primeira e sempre com uma sensação de confiança na frente espetacular. Mais uma vez, era apontar e acelerar.
                  Só lamento não ter feito a troca dos bloqueios anos atrás.
                  Relativamente ao mito de que se fica sem direção, é mentira neste caso, com o lsd atrás. Aliás a sensação que tenho é que vira melhor agora do que com o eixo de trás bloqueado.
                  [/quote]

ainda bem que estas satisfeito....no entanto tens o brinco atrás, e a frente DIF a 100%, sendo que só pela redução dos grupos

konicos nos permite por no chao outra traçao !! aquele rodar lento, com o pneu "almofada" faz milagres....

parabéns, e força !! vai ha terra e testa em obstáculos curva contra curva, a toque de acelerador... gostava de ler a tua opinião !!

foste gradualmente modificando as coisas, com cabeça, e os resultados estão ai !! [] parabéns e venha os vídeos...

abraço

Comment

Curva e contra curva em terra foi das primeiras coisas que queria testar. O resultado é o mesmo, é apontar e acelerar, quanto mais brusca a aceleração mais curva, ao ponto de a traseira derrapar para fora ajudando ainda mais na trajectória. O fenómeno de acelerar a curvar e ele ir em frente não acontece com o diferencial aberto (lsd) atrás.

Comment

A trabalhar...
                    X