Caros amigos boa tarde.
Estou com um problema estranho de aquecimento no meu KZJ90 de 1999, começou na passada quarta-feira com este comportamento;
Fui à Arrábida e quase a chegar ao destino (na última subida do planalto da Arrábida) começou a aquecer e parei, verifiquei que o anti-congelante no vaso de expansão, estava lá todo e ao nivel máximo!
No final da tarde, antes de vir embora, fui de novo verificar o vaso de expansão, o nivel estava no limite do Minimo, atestei anti-congelante até ao nivel máximo.
Deparei com uma fila enorme, tipo pára/arranca e tive que faze-la em 1ª e 2ª velocidades naqueles 2/3 km a subir, estranhamente a temperatura manteve-se normal e constante!
Na estrada nacional em velocidades de 60/80 nada de estranho se passou.
Quando entro na auto-estrada embalei para 100/110 e a temperatura começou a subir até cerca de meio centimetro do Vermelho, levantei o pé e mantive a velocidade para 80km e o ponteiro voltou ao normal!
Na quinta-feira mãos à obra e mudei o termostato, todo o anti-congelante estava rigorosamente limpinho, fui testa-lo na areia e mato em RPM's à volta das 2900/3200 e não aqueceu, fui também ao transito muito congestionado (pára/arranca) em 1ª e 2ª velocidades e também não aqueceu, mas quando o levei ao IC19 em velocidades 100/110 km voltou a acontecer o aquecimento!
Constatei que o problema começa quando rola a partir dos 100/110 km! e não consome anti-congelante! Alguém ja se deparou com este estranho comportamento?
Próxima etapa será desmontar bomba de água e ventoinha, (viscoso), para ver como estão.
PS: NUNCA na auto-estrada rolo para além dos 120 kmh
Algumas dicas vossas serão preciosas. Obrigado a todos.
Alex
Estou com um problema estranho de aquecimento no meu KZJ90 de 1999, começou na passada quarta-feira com este comportamento;
Fui à Arrábida e quase a chegar ao destino (na última subida do planalto da Arrábida) começou a aquecer e parei, verifiquei que o anti-congelante no vaso de expansão, estava lá todo e ao nivel máximo!
No final da tarde, antes de vir embora, fui de novo verificar o vaso de expansão, o nivel estava no limite do Minimo, atestei anti-congelante até ao nivel máximo.
Deparei com uma fila enorme, tipo pára/arranca e tive que faze-la em 1ª e 2ª velocidades naqueles 2/3 km a subir, estranhamente a temperatura manteve-se normal e constante!
Na estrada nacional em velocidades de 60/80 nada de estranho se passou.
Quando entro na auto-estrada embalei para 100/110 e a temperatura começou a subir até cerca de meio centimetro do Vermelho, levantei o pé e mantive a velocidade para 80km e o ponteiro voltou ao normal!
Na quinta-feira mãos à obra e mudei o termostato, todo o anti-congelante estava rigorosamente limpinho, fui testa-lo na areia e mato em RPM's à volta das 2900/3200 e não aqueceu, fui também ao transito muito congestionado (pára/arranca) em 1ª e 2ª velocidades e também não aqueceu, mas quando o levei ao IC19 em velocidades 100/110 km voltou a acontecer o aquecimento!
Constatei que o problema começa quando rola a partir dos 100/110 km! e não consome anti-congelante! Alguém ja se deparou com este estranho comportamento?
Próxima etapa será desmontar bomba de água e ventoinha, (viscoso), para ver como estão.
PS: NUNCA na auto-estrada rolo para além dos 120 kmh
Algumas dicas vossas serão preciosas. Obrigado a todos.
Alex
]
Comment