Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

3b fumo branco

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

3b fumo branco

Boas,

tenho um bj73 3b de origem. A junta da cabeça foi redficada e desde aí que ao pegar manda sempre bastante fumo branco e engasga-se um bocado durante 10seg mais ou menos, depois volta tudo ao normal e nao manda mais fumo branco. Alguém me pode dizer se isto é normal depois de uma redficação? É que antes nao fazia nada disto...o que é que poderá ser? Os 4 injetores foram calibrados e tem 4 velas novas.

Melhores cumprimentos

Re: 3b fumo branco

Se o motor está frio, que pelo que descreves parece ser o caso, sim, é normal.

É aqueles primeiros segundos em que o motor está frio, então manda fumo, mas quando aquece, deixa de fazer.

Locked and Low'd

BJ40 1982 3.000cc B - Troiano: http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,429.0.html
    BJ45 1982 3.500cc 3B - Urso Polar: http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32324.0.html

Comment

É exatamente isso, só gostava de saber porque é que so começou a fazer isto depois da reparação... [huhuhuh]

Comment

Acima de tudo tem a ver com o facto do gasoleo, para fazer combustao, requer uma relativamente alta temperatura (quando comparado com a gasolina).

Igualmente a frio, o óleo do motor está mais espesso e não é limpo pelos segmentos tão facilmente. Como tal, o fumo que vez a princípio é gasóleo mal queimado juntamente com uma "pitadinha de oleo" que ainda está demasiado espesso e não foi completamente limpo da câmara de combustão.

Nos 40 resolvemos isso, pondo a chave na posição GLOW uns segundos após o BJ estar ligado.

No 73, como é o teu caso, pode ser o temporizador do relé que não manda carga para as velas por tempo suficiente e ao ligares o motor, elas não estão quentes o suficiente.

Tanto quanto sei, é isto, mas os mais entendidos que me corrijam, se estiver errado.

Locked and Low'd

BJ40 1982 3.000cc B - Troiano: http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,429.0.html
        BJ45 1982 3.500cc 3B - Urso Polar: http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32324.0.html

Comment

[quote author=MarcoS link=topic=35476.msg126777#msg126777 date=1450742134]
          Acima de tudo tem a ver com o facto do gasoleo, para fazer combustao, requer uma relativamente alta temperatura (quando comparado com a gasolina).

Igualmente a frio, o óleo do motor está mais espesso e não é limpo pelos segmentos tão facilmente. Como tal, o fumo que vez a princípio é gasóleo mal queimado juntamente com uma "pitadinha de oleo" que ainda está demasiado espesso e não foi completamente limpo da câmara de combustão.

Nos 40 resolvemos isso, pondo a chave na posição GLOW uns segundos após o BJ estar ligado.

No 73, como é o teu caso, pode ser o temporizador do relé que não manda carga para as velas por tempo suficiente e ao ligares o motor, elas não estão quentes o suficiente.

Tanto quanto sei, é isto, mas os mais entendidos que me corrijam, se estiver errado.
          [/quote]

X 2

Obrigado pela dica do "Glow" c'o motor a trabalhar

Abraço
          Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres

Comment

Obrigado pela dica, vou experimentar aquecer as velas durante mais tempo a ver se o problema está no aquecimento das mesmas...já agora desculpa a ignorancia, mas o que é a posição glow? [hmmm]

Comment

Boas, essa técnica pode ser usada nos series 40 onde a posição de aquecer não interfere com o desligar do motor !! No entanto

nao deve ser feito, quando desligamos a chave para passar a posição da mesma para glow que "quer dizer aquecer velas"

desligamos toda a a corrente existente no jipe, e claramente o alternador, pois a serie 40 trabalha sem qualquer energia eléctrica,

ora ao voltarmos a ligar a chave do jipe com o motor a trabalhar estamos a excitar o alternador e etc o resultado passa por

queimar o regulador ou outra peça associada....não é que aconteça logo e já mas não é um melhor exemplo a seguir !! opinião

pessoal minha...

nos 73 3B isso nao pode ser feito na chave pois ao voltar atras com a chave estamos a desligar o motor atravez do EDIC sem

termos a opção de aquecer novamente....a nao ser que o 73 nao tenha EDIC e que esteja a parar o motor igual ao BJ40

no "descompressor". o que eu uso pessoalmente nos j4 é outro botão paralelo que mesmo sem desligar a chave consigo

dar mais algum calor as velas....eu uso isso quando uso oleo vegetal ou oleo queimado, onde por sistema o oleo está mais

expeço e o motor teima a embrulhar até ganhar temperatura.....a resposta do MarcoS é excelente no entanto na questao de

aquecer voltando atras com a chave nao é um exemplo a seguir !! resolve sim senhor mas é de evitar....mera opinião pessoal

minha.....

cumprimentos

Comment

Sim, o Lenhador tem razão!!! Peço desculpa, mas esqueci-me de dizer que isso é um truque exclusivo dos J4 que não usam EDIC.

Desculpa não ter sido mais explicito nisso. Não uses esse truque no teu 73, pois não funcionará!

No teu caso, o mais certo vai ser haver algum problema no relé com temporizador das velas, ou então as velas que têm que ser mudadas, APESAR da situação que descreves, não faz mal ao motor. simplesmente, tens que esperar uns segundos para ele deixar de fazer esse fumo branco, quando o ligas e o motor está frio. O ideal é não acontecer, sem dúvida, mas nos 40 acontece e eles cá andam.

Samir, se for num 40 sem EDIC, pessoalmente não vejo problema no truque, mas é apenas a minha opinião []
                Locked and Low'd

Comment

[quote author=MarcoS link=topic=35476.msg126807#msg126807 date=1450827595]
                  Sim, o Lenhador tem razão!!! Peço desculpa, mas esqueci-me de dizer que isso é um truque exclusivo dos J4 que não usam EDIC.

Desculpa não ter sido mais explicito nisso. Não uses esse truque no teu 73, pois não funcionará!

No teu caso, o mais certo vai ser haver algum problema no relé com temporizador das velas, ou então as velas que têm que ser mudadas, APESAR da situação que descreves, não faz mal ao motor. simplesmente, tens que esperar uns segundos para ele deixar de fazer esse fumo branco, quando o ligas e o motor está frio. O ideal é não acontecer, sem dúvida, mas nos 40 acontece e eles cá andam.

Samir, se for num 40 sem EDIC, pessoalmente não vejo problema no truque, mas é apenas a minha opinião []
                  [/quote]

compreendo que se calhar virar a chave atrás, ou dar o arranque o "excitar" do alternador será sempre o mesmo ?

tal como regulador e restantes peças ? talvez ....!! no entanto ao longo dos anos verificamos que os reguladores iam a

vida mais cedo !! concluímos que era do virar a chave atrás....dai termos usado um botão alternativo....fica a ideia..

repara na velocidade dos ponteiro do bj40, entre dar a chave e o motor pegar, e entre desligar a chave e voltar a ligar...

será o pico de corrente igual nao sei tambem...

abraço []

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=35476.msg126808#msg126808 date=1450828521]
                    [quote author=MarcoS link=topic=35476.msg126807#msg126807 date=1450827595]

[/quote]

compreendo que se calhar virar a chave atrás, ou dar o arranque o "excitar" do alternador será sempre o mesmo ?

tal como regulador e restantes peças ? talvez ....!! no entanto ao longo dos anos verificamos que os reguladores iam a

vida mais cedo !! concluímos que era do virar a chave atrás....dai termos usado um botão alternativo....fica a ideia..

repara na velocidade dos ponteiro do bj40, entre dar a chave e o motor pegar, e entre desligar a chave e voltar a ligar...

será o pico de corrente igual nao sei tambem...

abraço []
                    [/quote]

Não digo que não tenhas razão Samir, muito pelo contrário. E quem vive, aprende. E acho que aprendi mais uma coisa hoje.

Lá vou ter adicionar mais uma à lista de grades que te devo [smile rir-se] [smile rir-se]
                    Locked and Low'd

Comment

A trabalhar...
                    X