Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor 1KZT - Debate sobre PISTONS!!!

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Motor 1KZT - Debate sobre PISTONS!!!

[quote author=MARCO SAMIR link=topic=903.msg10446#msg10446 date=1292258645]
    quem abriu o motor agora, sabe se ja foi aberto ou nao !!! normalmente da-se por isso !!
    [/quote]

Sim Samir, o mecânico onde tenho o carro também é da mesma opinião... de que o motor já tinha sido aberto!!!
    Land quê?? Ahh... Land Cruiser!!!

Comment

[quote author=Blasko link=topic=903.msg10453#msg10453 date=1292260969]
      [quote author=MARCO SAMIR link=topic=903.msg10446#msg10446 date=1292258645]
      quem abriu o motor agora, sabe se ja foi aberto ou nao !!! normalmente da-se por isso !!
      [/quote]

Sim Samir, o mecânico onde tenho o carro também é da mesma opinião... de que o motor já tinha sido aberto!!!

[/quote]

pelo que sei desses motores, apenas se tiram cabeças ;D ;D ;D tudo o resto esta normalmente bom...

so alguem destraido deixa " colar " um motorzinho desses por falta de agua....ai é todo aberto :

abraço

Comment

sim normalmente dá-se por isso, se for um trabalho bem feito é dificil ver, mas se for mal feito vê-se logo ;D não conheço ninguem que tenha tido problemas com esses motores para além das cabeças, mas há sempre calores a mais, falta de oleo, correia de comando q parte etc.. mil e um cuidados a ter para não de dar cabo do resto do motor, essas correias de comando apenas passam da bomba injectora para a arvore de cames mas.. tambem parte e nesse caso descomanda a arvore de cames em relação ao resto logo.... muitas possibilidades de ter uma despesa num motor para além da cabeça

eu no meu ex-2L-T estecticamente nunca lhe tinham tocado quando troquei a cabeça facilmente se notou que já tinha sido aberto, que a correia já tinha partido e 2 valvulas já tinham sido trocadas, e eu não sou mecânico ;D

Comment

|Boas, ja sabes qual é a razao para teres de reparar o motor?
          talvez seja melhor comprares um bloco que te meteres a reparar esse

Comment

[quote author=A C link=topic=903.msg10471#msg10471 date=1292272908]
            (...)
            Talvez seja melhor comprares um bloco que te meteres a reparar esse...

[/quote]

Caro AC, mas que belo profeta da desgraça... safa!!!
            A questão é de meramente um cilindro partido e de um injector que trabalhava mal... e ao não lhe dar o gasoleo devido... PAM!!!
            É claro que ao abrir-se o motor veio-se a ver que existiam ali algumas "pequenas armadilhas"...
            So levantei algumas questões simplesmente porque eu não percebo muito de mecânica, e penso que esta é uma daquelas situações que convém aprendermos com ela... daí eu ter solicitado alguma ajuda!!!
            Pelo que acho que posso dizer que saio desta situação com algum conhecimento de como é que as coisas funcionam... agora!!!
            Até porque a bom ver... blocos para este motor nunca ficam por menos de 1000 cruisers... fora o trabalho que se tem de ter em algumas peças novas com eles... e o dinheiro que se pagaria por um bloco dá para arranjar o meu... por um pouco menos...

Comment

Boas,

A numeração, dos pistões q vêm montados de fábrica, tem a ver as as dimensões finais dos mesmos depois de fabricados e dimensão dos cilindros. Assim são classificados e divididos em 3 grupos em função das suas dimensões. Pelo que num mesmo bloco STD podemos ter pistões STD "diferentes".

Eu não tenho o Manual do motor KZ-T, mas tenho o do motor KZ-TE. A titulo de exemplo deixo aqui algumas medidas referidas no Manual do KZ-TE:

Pistões:

STD Mark 1: 95,940 mm a 95,950 mm

STD Mark 2: 95,950 mm a 95,960 mm

STD Mark 3: 95,960 mm a 95,970 mm

É claro que para medir isto um paquimetro não serve, o melhor é usar um micrometro.

Bloco:

Neste manual é referido que o proprio bloco tambem esta marcado ao lado de cada cilindro com a numeração de 1 a 3, corespondendo às seguintes dimensões do cilindro:

STD Mark 1: 96,000 mm a 96,010 mm

STD Mark 2: 96,010 mm a 96,020 mm

STD Mark 3: 96,020 mm a 96,030 mm

É referido como diâmetro maximo admissivel para STD 96,23 mm.

É indicado como folga standard entre Pistão e cilindro (Diametro do cilindro menos (-) diâmetro do pistão): 0,050 mm a 0,070 mm, e como valor máximo admissível: 0,14 mm

É ainda dito que quando se usa um bloco novo a marcação dos pistões deve coincidir com a marcação do bloco em cada cilindro.

O melhor é procurar o manual do Motor, para saber mais informações, pois não esta aqui tudo transcrito, e o que está pode não corresponder ao motor em questão.

Comment

Olá a todos,

Confirmo, através de transcrição do manual original do motor 1KZ-T, todas as informações que o membro Green postou:

INSPECT CYLINDER BORE DIAMETER
                HINT: There are 3 sizes of the standard cylinder bore
                diameter, marked "'1", "2" and "3" accordingly . The
                mark is stamped on the top of the cylinder block .

Standard diameter :
                STD
                Mark "1"
                96 .000 - 96 .010 mm (3 .7795 - 3.7799 in .)
                Mark '2'
                96 .010 - 96 .020 mm (3 .7799 - 3.7803 in .)
                Mark '3"
                96.020 - 96.030 mm (3 .7803 - 3.7807 in .)

Maximum diameter:
                STD
                96.23 mm (3.7886 in.)

Piston diameter :
                STD
                Mark "1"
                95 .940 - 95.950 mm (3.7772 - 3 .7776 in.)
                Mark "2"
                95 .950 - 95.960 mm (3.7776 - 3 .7779 in.)
                Mark "3'
                95 .960 - 95.970 mm (3.7779 - 3 .7783 in.)
                O/S 0.50
                96 .440 - 96.470 mm (3.7968 - 3.7980 in.)
                O/S 0.75
                96 .690 - 96.720 mm (3.8067 - 3.8079 in.)
                0/S1 .00
                96 .940 - 96.970 mm (3.8165 - 3.8177 in.)

Standard oil clearance :
                0.050 - 0.070 mm (0 .0020 - 0 .0028 in .)
                Maximum oil clearance :
                0.14 mm (0 .0055 in.)

Acrescento ainda que o facto de teres um pistão com marca diferente dos outros três não está necessariamente errado, o que é importante é que bata certo com a inscrição na superfície do bloco... pode vir de fábrica assim.

Abraço e boa sorte!
                André Ferreira
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Obrigado Green e AXF, pelas vossas respostas!
                  Era mesmo isso que eu pretendia saber... afinal sempre há diferenças... apesar de com o paquimetro... não dava nada!!!
                  Tenho de ver se arranjo algum manual desse motor... (alguém tem?)
                  Bem, acabado de chegar da Toyota (bem, que figurinha!), mas desta vez fui mesmo falar com o chefe de mecânica!
                  Expus-lhe o caso e perguntei-lhe mesmo como era essa situação do Pistão de dimensão Standard ter 3 marcas, (uma vez que eu tinha TRÊS de marca 2 e UM de marca 3!), e que ele me disse que isso era mesmo de fábrica, aquando da montagem do bloco... mas meramente para afinação!
                  E que por vezes a própria junta que vem de origem nem sempre é a de 1 mosca… pode vir logo com a de 3 moscas… é sempre em função da medição que lá fazem…
                  Mas adiante….
                  Ele disse que essas marcas são em função dos equipamentos utilizados por eles durante o processo de montagem, quando afinam o motor.
                  Portanto (e agora eu também já fiquei a saber!), que podemos colocar qualquer uma das marcas do piston standard, se bem que ele nunca ficará “tão afinado” como quando saiu da linha de montagem.
                  Logo, em casos em que se decide rectificar o bloco:

- Para uma medida acima e colocar os pistons e segmentos novos medida acima;
                  - Para uma medida acima e colocar os pistons e segmentos novos standard, mas encamisados;

O bloco nunca ficará tão afinado como quando veio da linha de montagem. Mesmo a fazermos as coisas num torneiro, nalgum rectificador, num mecânico… etc… em que fica bom, mas não fica perfeito!

E agora as perguntas:

- Será que uma diferença de alguns bar de pressão (por ex. uns 2 bar) para com os valores de referência deste motor é assim tão preocupante?
                  - A opção aqui seria, comprar só um cilindro (usado ou novo?)?
                  - Ou comprar os 4? Sendo os 4, seriam 3 de uma marcação e o 4º de outra…
                  - Será que posso colocar qualquer medida Standard? Desde que respeite as folgas, não?
                  - A vossa opção aqui… seria comprar na Toyota ou daqueles compatíveis que se compram nas casas de peças?

CumprimenTTos!

Comment

[quote author=Blasko link=topic=903.msg10520#msg10520 date=1292324022]

O bloco nunca ficará tão afinado como quando veio da linha de montagem. Mesmo a fazermos as coisas num torneiro, nalgum rectificador, num mecânico… etc… em que fica bom, mas não fica perfeito!
                    [/quote]

Blasco nao concordo nada com isto que escreve te, se fizeres um bom trab o motor fica igual ou ate melhor se for preparado.

Quanto aos motores nao darem o berro tambem nao e bem assim este ano ja e o 4 que reparo de malta de lisboa que me mandaram os motores para aqui.

Uma das coisas que aconçelho e meter a junta de culaça de origem ou da elring, o resto e lixo......

Comment

Posso arranjar-te o manual. Manda cá o mail.

Comment

A trabalhar...
                      X