Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Dúvidas sobre turbos e intercoolers

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Dúvidas sobre turbos e intercoolers

Boas a todos,

Gostaria de colocar aqui algumas dúvidas sobre turbos e intercoolers.

Eu tenho um 13b-t montado num 73, e tenho estado a pensar em montar um intercooler no bixo, não é que falte potência, mas como ando muito com um reboque de 3500kg e faço alguma estrada, é o carro de todos os dias, tenho estado a pensar em dar-lhe um pouco mais de fôlego.

Ora instalado um cooler ar-ar, teremos de acertar a pressão de sobrealimentação, que com certeza irá diminuir, ou não?

Em caso de que sim, pergunto porque não ligar a válvula do turbo à admissão, assim penso eu, teremos sempre a mesma pressão de sobrealimentação independentemente das alterações que façamos ao circuito, verdade?

No caso dos coolers ar-água, porque não ligar o sistema ao circuito de refrigeração do motor? Temos uma diferença de temperatura grande entre o ar comprimido pelo turbo, e a água do que sai refrigerada do radiador, e sempre poupamos no radiador do cooler, bem como na bomba dedicada.

Mais uma vez isto é o que me passa pela cabeça, mas obviamente não é assim, caso contrário alguém já se teria lembrado mais cedo ;D.

Por favor comentem o mais possível a ver se se faz luz nesta cabecinha ??? ??? ???

Grande abraço a todos.
    Abraços

João Fragoso

Reúvidas sobre turbos e intercoolers

Alguma confusão....admissão, etc...

Apesar de muita boa gente o defender, o intercooler não arrefece o ar da admissão mas sim, aumenta a sua densidade !!

O ar só ganha densidade arrefecendo! Ar mais frio, mais denso! O ar, ao ser comprimido pelo turbo, aquece e expande, daí que se em seguidafor arrefecido pelo IC, contrai e aumenta a sua densidade!

Logo, maior quantidade de ar nos cilindros, aumentando a potência e reduzindo a carga térmica do motor! Só vejo vantagens...

Ter uma mistura equilibrada é o que se quer durabilidade, consumos, desgastes, etc..

abraço

Comment

Ok, sem dúvida, mas as minhas dúvidas perdem-se com o resto, e a válvula de pressão do turbo ligada à admissão, uma vez que aqui é onde se pretende que chegue determinada pressão? ??? e a refrigeração de um cooler ar-água pelo radiador do próprio carro, porque não?

Abraços mt confusos
      Abraços

João Fragoso

Comment

A válvula que controla a pressão do turbo, chama-se westgate!

Ela existe para abrir uma janela, que desvia a pressão do motor para o escape, sem passar pelo turbo!
        Se a eliminares, tens toda a pressão do turbo na admissão, portanto responde, penso eu, á tua questão. O que não é aconselhavel são pressões acima do referido pelo fabricante. Dão origem a desgastes excessivos, tanto para o turbo como para o motor, daí que a pressão na admissão que entra no motor tem de ser controlada.

Na outra questão já não sei !! Penso ter percebido a tua questão e ter respondido bem, pois a esta hora fiquei meio sem ;D perceber heheheheheheh

Se estiver errada por favor corrijam !!

abraço

Comment

[quote author=fragosojoao link=topic=974.msg11453#msg11453 date=1292887314]
          Ok, sem dúvida, mas as minhas dúvidas perdem-se com o resto, e a válvula de pressão do turbo ligada à admissão, uma vez que aqui é onde se pretende que chegue determinada pressão? ??? e a refrigeração de um cooler ar-água pelo radiador do próprio carro, porque não?

Abraços mt confusos
          [/quote]
          Mestre fragoso, vou tentar explicar de forma simples :

1- O radiador de um motor é dimensionado de forma a que consiga libertar o calor por ele produzido ao que acresce em termos de capacidade um coeficiente de "cagaço". Podemos então dizer que qualquer radiador é sobredimensionado para aguentar mais do que a utilização normal da viatura.

2- Quando estamos por exemplo a abusar do motor em TT ou a rebocar, acontece que o calor produzido no motor é maior e então é necesário " utilizar" o sobredimensionamento do referido radiador. Por exemplo, numa situação limite, em que vamos a rebocar, numa subida e no pico do verão, é muito normal que um condutor menos atento ao manometro da temperatura "asse" o motor, dado que a probabilidade de o radiador não ter capacidade de remover a totalidade do calor produzido é maior.

3- Para concluir, diria que numa utilização onde não se preveja que se possam atingir extremos como os acima mencionados, bem como a practica de TT mais abusada, a ligação de um cooler ar-agua ao sistema de refrigeração do motor não fará mal absolutamente nenhum, desde que fique com o conhecimento que o tal limite de sobredimensionamento deixa de ser tão grande, dado que tem que evacuar o calor de mais uma fonte ( cooler) .

4- Mediante este esclarecimento ( ou confusão) agora é só decidir.... ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

espero ter ajudado

OBS- O sistema que refere é utilizaod em alguns camiões ( cooler ar-agua)

Abraço

A.S
          O "FRIGORIFICO"

Comment

Se a eliminares, tens toda a pressão do turbo na admissão, portanto responde, penso eu, á tua questão.

A minha questão em relação à waist-gate não era elimina-la, mas sim liga-la directamente ao último sítio onde passa o ar antes de entrar nas válvulas de admissão, admissão do motor, uma vez que é aqui que se quer uma pressão constante.

Assim poderíamos mexer no circuito do turbo à vontade, intercoolers, etc, que a pressão do ar ao entrar na câmara seria sempre constante, não é? ???

Quanto ao arrefecimento pelo radiador já percebi, ou radiador dedicado, ou então radiador de camião ;D ;D

Abraços
            Abraços

João Fragoso

Comment

[quote author=fragosojoao link=topic=974.msg11648#msg11648 date=1292974444]
              Se a eliminares, tens toda a pressão do turbo na admissão, portanto responde, penso eu, á tua questão.

A minha questão em relação à waist-gate não era elimina-la, mas sim liga-la directamente ao último sítio onde passa o ar antes de entrar nas válvulas de admissão, admissão do motor, uma vez que é aqui que se quer uma pressão constante.

Assim poderíamos mexer no circuito do turbo à vontade, intercoolers, etc, que a pressão do ar ao entrar na câmara seria sempre constante, não é? ???

Quanto ao arrefecimento pelo radiador já percebi, ou radiador dedicado, ou então radiador de camião ;D ;D

Abraços
              [/quote]

boas, o ar comprimido do turbo pela admiçao é constante...isto mediante a aceleraçao...se queres mais ou trancas o turbo, e metes mais preçao...nao tens qualquer ganho

nem vantagens em ligar a westage a admiçao !! para que ? com que objectivo ? isso nao faz sentido, ou eu nao te percebo....desculpa..

nao andaras aqui a falar dos LDA das bombas, em relaçao a admiçao ? alguma confusao, entre wetgate e lda, admiçao ?

um abraço

Comment

Não, eu percebo o que é que o nosso amigo está a dizer e ele tem razão neste aspecto. Se colocamos um intercooler reduzimos a temperatura, aumentando a densidade e consequentemente baixando a pressão. A alteração da alimentação da wastegate para directamente do colector de admissão deve ser feita quando se instala um intercooler.

Abraço esclarecedor
                André Ferreira
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=axf link=topic=974.msg11657#msg11657 date=1292976889]
                  Não, eu percebo o que é que o nosso amigo está a dizer e ele tem razão neste aspecto. Se colocamos um intercooler reduzimos a temperatura, aumentando a densidade e consequentemente baixando a pressão. A alteração da alimentação da wastegate para directamente do colector de admissão deve ser feita quando se instala um intercooler.

Abraço esclarecedor
                  André Ferreira
                  [/quote]

Estranho, nao tenho conhecimentos tecnicos suficientes, para concordar ou discordar, mas muitos dos motores turbo diesel, com ou sem inter cooler, vê de fabrica com a westgate ligada ao bocal do proprio turbo.

Abraço cofuso

Comment

[quote author=FILIPE GARCIA link=topic=974.msg11666#msg11666 date=1292978295]
                    [quote author=axf link=topic=974.msg11657#msg11657 date=1292976889]

Abraço esclarecedor
                    André Ferreira
                    [/quote]

Estranho, nao tenho conhecimentos tecnicos suficientes, para concordar ou discordar, mas muitos dos motores turbo diesel, com ou sem inter cooler, vê de fabrica com a westgate ligada ao bocal do proprio turbo.

Abraço cofuso
                    [/quote]

Boas,

Se vier de fábrica já vem afinado para a pressão pretendida. A questão é que, se se altera a temperatura do ar depois de sair a alimentação para o diafragma, e a pressão baixa juntamente com a temperatura, a pressão no colector será menor. Por esse motivo, e se não se pretender alterar a pressão de origem, deve fazer-se a alimentação para o diafragma do actuador da wastegate o mais próximo possível da entrada no motor; se se pretender subir a pressão, já não tem importância porque o actuador da wastegate tem sempre de ser "enganado", alterado ou substituido e nesse caso, com a ajuda de um manómetro (este sim, alimentado directamente do colector de admissão) ajusta-se a pressão final pretendida.

Abraço,
                    André Ferreira
                    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

A trabalhar...
                    X