Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ95 - 2001 - "O Lama"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: KZJ95 - 2001 - "O Lama"

Pelo que vi na última espreitadela está mesmo sem ventoinha! Com embraiagem ou eléctrica, não está lá! [smile rir-se] [smile rir-se]

[quote author=Carapau link=topic=1020.msg81331#msg81331 date=1375201351]
    Sem Ventoinha em dias de 40ºc e não aquece ?! andas com o carro de reboque ? ou não passas dos 30km/h ?

[/quote]

O radiador de um carro, em andamento normal, deve chegar para manter o sistema de refrigeração equilibrado, leia-se cabeça do motor a uma temperatura normal.

As ventoinhas servem para compensar o aquecimento do sistema quando o veículo anda em esforço ou em pára-arranca! De resto, um bom radiador a uma velocidade regular chega para manter o motor fora de problemas! :angel:

ps: para ajudar á festa parece que o LAMA tem um radiador xpto

abraço
    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

É pena é o radiador ser tão pesado que nem deixa o Lama subir um declivezinho de nada [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
      KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

Comment

Eu ando com ideias de meter carga num motor toyota e andava a pensar num Radiador Maior + Radiador de Oleo + Ventoinhas Electricas agora esse do Lama sera maior o sufeciente para nao ter chatices com aquecimento ? ....

Comment

É o que ele anda a testar. Pelos vistos o radiador, mesmo sem ventoinha de qualquer espécie aguenta-se á bomboca!

Vai seguindo o tópico! []

abraço em testes
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=1020.msg81338#msg81338 date=1375207841]
            É o que ele anda a testar. Pelos vistos o radiador, mesmo sem ventoinha de qualquer espécie aguenta-se á bomboca!

Vai seguindo o tópico! []

abraço em testes
            [/quote]

A vantagem de conhecer o que outros fazem (bem) neste caso
            - Quem cá está é que está bem...
            - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
            http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

Comment

Pessoal não seg se ajuda mas num programa que vi na televisão sobre clássicos. O mecânico indicava a importância de usar um bom anti-congelante e sem adicionar água. A particularidade deste produto é que, como não tinha água, protegia (evitada) a corrosão do motor. Para além disto ia de temperaturas de -45 a 180 graus. Ou seja, só entrava em ebulição aos 180graus, inclusive o mecânico abria a tampa do radiador com o carro já a trabalhar à algum tempo.
              Fui pesquisar e encontrei, o unico senão é o preço.

Abraços

Sent from my LG-P500 using Tapatalk 2

"Nós acostumamo-nos com facilidade à preguiça da mente, sobretudo porque muitas vezes essa preguiça se esconde sob a aparência de actividade: corremos de um lado para outro, fazemos cálculos e damos telefonemas. No entanto, tudo isso ocupa apenas os níveis mais toscos e elementares da mente. E oculta o que existe de essencial em nós."
              Luis Pimenta

Comment

[quote author=F.Ferraz link=topic=1020.msg81324#msg81324 date=1375193251]
                [quote author=F.Ferraz link=topic=1020.msg81322#msg81322 date=1375189531]
                Daaa...ventoinha...tens a ligar manualmente ou nem tem ventoinha [smile rir-se]
                [/quote]

Ups amigo...não sei porquê, talvez pelo que falamos no meu tópico, fiquei com a ideia que ias montar uma ventoinha eletrica (termoventilador) daí a minha pergunta.....hihihi...sorry!! [smile rir-se]

É aconselhável ler primeiro os tópicos [smile rir-se] [smile rir-se]

Cump.
                [/quote]

Sim, sim, Ferraz! É essa a intenção, colocar uma ventoinha eléctrica. Até já tenho uma para lá aplicar que achei no lixo e que está a funcionar (é da Bosch e terá vindo de um BMW) mas para já ando em testes e não tenho ventoinha de qualquer espécie... E tu, já acertaste com a válvula?

Abraço
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Sem Ventoinha em dias de 40ºc e não aquece ?! andas com o carro de reboque ? ou não passas dos 30km/h ?

[/quote]

Bem pelo contrário, amigo! Evito precisamente andar a 30km/h (ou menos ainda) durante muito tempo porque a essas velocidades a deslocação do ar é reduzida e consequentemente o radiador terá mais dificuldade em retirar o calor do refrigerante. Em AE, a 80/100/120/140km/h não se nota rigorosamente nada a falta da ventoinha para efeitos de temperatura. Já em termos de comportamento noto o motor a subir melhor de rotação mas também não posso dizer que seja uma diferença impressionante; convém admitir que o meu viscoso já não estaria nas melhores condições, pelo menos a comparar com o do Andry.

[quote author=Carapau link=topic=1020.msg81337#msg81337 date=1375206008]
                  Eu ando com ideias de meter carga num motor toyota e andava a pensar num Radiador Maior + Radiador de Oleo + Ventoinhas Electricas agora esse do Lama sera maior o sufeciente para nao ter chatices com aquecimento ? ....
                  [/quote]

Qual é o carro e qual o motor em causa? A maioria dos motores Toyota que nós usamos nestas andanças têm já um permutador de calor para o óleo; na minha simples opinião não se justifica o investimento de um radiador externo, antes gastar os euros num bom (leia-se, grande) radiador de alumínio para a água e ventoinha eléctrica. Este é fantástico, recomendo.

Comment

[quote author=lmap30 link=topic=1020.msg81345#msg81345 date=1375219843]
                    Pessoal não seg se ajuda mas num programa que vi na televisão sobre clássicos. O mecânico indicava a importância de usar um bom anti-congelante e sem adicionar água. A particularidade deste produto é que, como não tinha água, protegia (evitada) a corrosão do motor. Para além disto ia de temperaturas de -45 a 180 graus. Ou seja, só entrava em ebulição aos 180graus, inclusive o mecânico abria a tampa do radiador com o carro já a trabalhar à algum tempo.
                    Fui pesquisar e encontrei, o unico senão é o preço.
                    http://www.evanscoolant.co.uk/

Abraços

[/quote]

Claro, companheiro. O anticongelante é fundamental para uma performance elevada. Não conheço essa marca mas o da Toyota é maravilhoso e é só disso que eu gasto cá em casa, até na 4L! [] O vermelho da Toyota ferve a 136ºC à pressão atmosférica (se não me falha a memória), sob 1Bar de pressão será um valor bem mais elevado mas não sei ao certo quanto. Dizem os entendidos que o cor-de-rosa (também da Toyota) ainda é melhor mas não sei bem em que medida; sei que o meu Auris usa desse. Já por aqui tenho falado e escrito várias vezes acerca da importância do anticongelante, quer em termos de eficiência energética quer no aspecto da proteção contra a corrosão. Ao mudar o termostato do Lama pude constatar mais uma vez que o motor brilha novo por dentro, quase 300000km depois de sair da fábrica!

Cumprimentos,
                    André Ferreira

Comment

[quote author=axf link=topic=1020.msg81355#msg81355 date=1375227936]

[/quote]

Bem pelo contrário, amigo! Evito precisamente andar a 30km/h (ou menos ainda) durante muito tempo porque a essas velocidades a deslocação do ar é reduzida e consequentemente o radiador terá mais dificuldade em retirar o calor do refrigerante. Em AE, a 80/100/120/140km/h não se nota rigorosamente nada a falta da ventoinha para efeitos de temperatura. Já em termos de comportamento noto o motor a subir melhor de rotação mas também não posso dizer que seja uma diferença impressionante; convém admitir que o meu viscoso já não estaria nas melhores condições, pelo menos a comparar com o do Andry.

[quote author=Carapau link=topic=1020.msg81337#msg81337 date=1375206008]
                      [/quote]

Qual é o carro e qual o motor em causa? A maioria dos motores Toyota que nós usamos nestas andanças têm já um permutador de calor para o óleo; na minha simples opinião não se justifica o investimento de um radiador externo, antes gastar os euros num bom (leia-se, grande) radiador de alumínio para a água e ventoinha eléctrica. Este é fantástico, recomendo.
                      [/quote]

O Carro em Questão é o meu KZJ90 mas em principio com Bomba Mecanica que sempre dá mais qualquer coisa heheh tou a ponderar esse radiador e em questao a ventoinha estava a pensar numas da SPAL que tem bastante tiragem ...

Comment

A trabalhar...
                      X