Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

alternativa ao diesel (gazoleo)

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

alternativa ao diesel (gazoleo)

boas, possuo um bj73 com um motor 1hd-t, como já ouvi comentarios de membros a dizer que iriam usar biodisel ou oleos vegetais gostaria de saber mais acerca disso! tipo que oleo se usa se é uso directo se tem de ser preparado como se prepara, enfim toda a imformaçao possivel, visto q cada dia temos o diesel mais caro de certeza irá interessar a muita gente!
    quem sabe como se faz que explique aqui ao pessoal e quais as vantagens e desvantagens!

abraço bioeconomico...

Re:alternativa ao diesel (gazoleo)

Nos motores mais modernos, com mais electrónica e sistemas de injecção mais xpto segundo sei não se pode usar, nos mais antigos há quem misture, penso que o tractortp tem bastantes conhecimentos sobre o assunto.
    Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

[quote author=tonivizela link=topic=1043.msg12511#msg12511 date=1293993401]
      boas, possuo um bj73 com um motor 1hd-t, como já ouvi comentarios de membros a dizer que iriam usar biodisel ou oleos vegetais gostaria de saber mais acerca disso! tipo que oleo se usa se é uso directo se tem de ser preparado como se prepara, enfim toda a imformaçao possivel, visto q cada dia temos o diesel mais caro de certeza irá interessar a muita gente!
      quem sabe como se faz que explique aqui ao pessoal e quais as vantagens e desvantagens!

abraço bioeconomico...
      [/quote]

Era muito interessante saber mais sobre isto .... principalmente quando os tempos que se avizinham são complicados.

abraço atentO
      TRACTORTP VENHAM DAI ESSES ENSINAMENTOS ...
      a.s
      O "FRIGORIFICO"

Comment

o meu motor é antigo bomba ejectora mecanica, penso que possa usar biodisel, mas claro q antes de experimentar quero saber se irei estragar algo, pois nos dias de hoje o barato costuma sair caro caso nao analisemos bem as circunstancias!

Comment

Olá malta

Quanto às alternativas, eu uso Óleo Vegetal directo no depósito, no verão uso +/- 80% e no inverno +/- 30% no BJ73 e 50% - 30% no Corolla de 1999.

Não fiz qualquer alteração na mecânica a não ser por mais um pré filtro ( obrigatório para OVU ), daqueles mais baratos.

Não tive qualquer problema até a data a não ser trocar os pré filtros com freqüencia, já fiz uns 70.000 no Corolla assim e no BJ não fiz contas.....

No BJ uso normalmente OV Usado ( BJ consome o mesmo que a minha Dyna ) e no Corolla uso novo com algum usado.

Não recomendo o biodiesel para motores mais antigos, pois destroi os vedantes de borracha ( tem de ser de silicone ), além de ficar mais caro o litro.

Agora o problema principal é a questão legal do uso, o pagamento do imposto sobre combustíveis, as alfandegas não se intendem quanto a isso e dá muito trabalho a pagar o dito.

Mas também é arriscado ser apanhado com uma consentração elevada sem a guia de pagamento do imposto, a não ser que apanhemos um agente porreiro.....

Por isso é que não uso na Dyna, já que trabalho muitas vezes com os agentes e o cheiro é inconfundível...........

Abraços

Comment

Podes pagar o óleo k se consome na alfandega, mas n sei em quanto fica...
            Mas acho k se meteres até 20L no depósito n te podem fazer nada (já n sei onde li isto...).
            No meu ex-BJ73 tinha um kit em k usava 100% OVU mas já tratado (só filtrado e secado, o ideal seria lavá-lo tb).
            Agora no meu HJ60 estou pensando em comprar outro kit mas um diferente d k tinha, faria mistura no depósito, d Verão pode ser até 95% e Inverno 80% OVU.
            Sem kit o melhor é k tenha BI (bomba injectora) em linha pois as rotativas são mais sensíveis e seria melhor aquecer o óleo antes d entrar na BI ou ter uma mistura baixa.
            Biodiesel é pra carros/jipes mais novos por causa d sistema d injecção.
            Uso OVD desde o meu 1º jipe à uns 5 ou 6 anos.
            Tive este conhecimento através d minha namorada, ela é alemã.
            Na Alemanha vamos a um posto d abastecimento e pode-se abastecer OV.
            Ex-UMM Alter Turbo
            Ex-BJ73 VM
            Ex-BJ73 3B
            Ex-Patrol GR Y60
            Ex-HJ60
            Ex-4Runner
            Actual BJ73 3B
            Actual KZJ95

Comment

ola boa ano a todos desde ja sera que isso dara para um motor 11b bloco vermelho ???

Comment

OV dá pra todos os motores a diesel, o problema é as BI's... :-\
                D k ano é esse motor? A BI é em linha ou rotativa?
                Há as BI mais fiáveis k se pode ir até 50% OV sem se sentir alteração no jipe, mais k isso e já custa a pegar, as menos fiáveis até 25%...
                Ex-UMM Alter Turbo
                Ex-BJ73 VM
                Ex-BJ73 3B
                Ex-Patrol GR Y60
                Ex-HJ60
                Ex-4Runner
                Actual BJ73 3B
                Actual KZJ95

Comment

Eh pá, em relação ao 11b, eu acho que não arriscava porque é um motor de injeção directa e tenho ideia de que essas bombas injectoras são mais sensíveis por trabalharem com pressões mais elevadas...

Bom, bom, era o membro 6CL (não sei se o funcruiser também) dar a sua opinião!

Abraço,
                  André Ferreira
                  "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

A que preço anda o óleo vegetal novo, alguém sabe? É que eu palmilhei muito km a queimar disso mas foi há 4 anos quando o óleo custava 0.60€, 0.70€... Depois deixou de compensar relativamente ao gasóleo porque os preços se aproximaram muito, precisamente por causa da procura desenfreada que se verificou nos mercados de cereais devido aos bio-combustíveis.

Abraço,
                    André Ferreira
                    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

A trabalhar...
                    X