Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1981- "Velhinho da Póvoa"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1981- "Velhinho da Póvoa"

caro Rui, a duvida é em relação ao vacuo que comanda o 4x4? se for eu passei o comando para mecanico e não me tenho dado mal.

Comment

ola Rui vai ao forum 2009, e no tópico laranja mecânica tem la o que procuras....alguma coisa as ordens...

mesmo que eu nao me lembre, pois ja la vao 5 anos... o jose maria lembra-se de certeza, uma vez que foi ele que me ajudou....

e a minha cabeça desde que bati de moto nao trabalha bem [smile rir-se]

abraço

Comment

Boas
        O sistema de vacuo será facil de resolver desde que haja material disponivel..
        As caixas de transferencias do BJ73 VM e do Bj40 2ª geração penso que são iguais, pelo menos o interior é compativel e penso que teem a mesma relação, o interior do LJ70 é que é mais reduzida (em baixas, pois em altas são todas 1/1) mas também compativel com as carcaças BJ40 2ª , BJ7# e Kzj70.
        Para retirar o vacuo, ou das duas caixas fazer uma, ou montar a do BJ40 2ª com caixa de 5 VM, praticamente só é preciso o garfo interior da caixa manual, fazer o furo para esfera e pois mais..
        A cloche da BU30 é a melhor opção (mais curta) não fica a transmissão de traz tão curta e as alavancas ficam quase no sitio original.
        A furação do motor de arranque do BJ40 não bate certo na cloche BU30, a solução passa por arranjar um motor de arranque da BU30, ou de outra Dyna semelhante de 12v, no meu caso arranjei um de 24V queimado e depois dos dois fiz um, pois todo o material é compativel, foi só mudar o motor e a bobine, outra hipotese poderá ser alterar a furação...
        No forum antigo existe muita informação sobre o assunto.

José Maria

Comment

boas pessoal
          já algum tempo que nao posto aqui nada.
          cá vai.
          o bj neste momento já se encontra de novo a rodar mas com caixa de 5v e eixos do bj73 vm.
          alteraçao da caixa.
          ecloche da toyota dyna bu30, disco do motor vm sem ser preciso cortar pois o diametro do disco é igual ao do 11b
          prensa do 11b, garfo de embriagem e suporte do rolamento da bu30 modificados e rolamento do vm.
          e relaçao as alavancas, retirei o sistema de vacuo e optei por 2 alavancas uma para ligar as 4 e 2 outra para ligar altas e baixas.
          com isto tudo tive de abrir as caixas para estas modificaçoes.
          teve de ser alterado a ponta do veio primario e o seletor das 4 e 2 para passar a ser ligado por alavanca.
          o motor de arranque tambem teve de ser alterado do bj e bu30 fazer um.
          a travessa da caixa foi só puxar para frente e soldar.
          o veio de transmissao de trás tambem teve de ser cortado uns cm.
          tive tambem de cortar um bocado a carroceira para a caixa subir e alterar a tampa das alavancas.

os eixos foi mais facil.
          foi cortar os pontos de mola e soldar mais para dento
          inverter o sentido dos tubos de travao e fazer uns apois para amortecedores da frente.

gostei do resultado.
          agora é so dar bagaço.
          fotos nao há pois a máquina pifou [smile rir-se]

Comment

Este então de 40 só tem a carroçaria e chassis. Ehheh

O Velhinho tinha travão de mão à caixa ou aos tambores de trás?

abraço,

Rui Ponte
            TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

travao de mao as rodas. [smile rir-se]

Comment

Nas caixas de 4vl (H42) com travão de mão à saída destas, não sei como o pessoal resolve o travão de mão quando passa para caixa de 5Vl (H55F)...
                TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

boas, a h42 1 geraçao com travao de mao nao é igual a h42 segunda geração.....mas penso que o travao

de mao

das h42 segunda geraçao, vinda dos bj45 dá nas h55f....

no entanto quem monta h55f deve montar travao de disco ha caia, ou as rodas....

abraço

Comment

boas pessoal aqui fica um pequeno video de como se encontra o meu velhinho [smile rir-se] [smile rir-se]

SAM0696

abraços

Comment

Boas Rui. Que som lindo! [smile rir-se]

Podes por umas fotos das jantes? Alteraste o Off set?

Abraço á maneira
                      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

A trabalhar...
                      X